Ministério do Desenvolvimento Regionaz faz balanço de empreendimentos entregues no RN

As ações foram realizadas no âmbito da segurança hídrica, habitacional, de saneamento básico, entre outros.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, em 2021, 179 empreendimentos no Rio Grande do Norte, entre eles a expansão da malha da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Grande Natal. Além disso, 414 obras foram contratadas e 74, retomadas.

Também foram entregues 6.677 moradias, que garantiram o sonho da casa própria a mais de 26,7 mil pessoas. O investimento federal no estado foi de R232,8 milhões, entre recursos do Orçamento Geral da União (R$ 223,25 milhões) e financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Durante todo o ano de 2021, o MDR entregou, contratou e retomou obras de segurança hídrica. Com a conclusão do último trecho de canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, as águas do Velho Chico finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte neste mês de fevereiro.

Outra prioridade foi a Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Quando concluída, a estrutura vai atender 330 mil pessoas de oito cidades potiguares: Jucuturu, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Jardins de Piranha, Cruzeta, São José do Seridó e São José do Sabugi.

No ano passado, também foi autorizada o início das obras do Ramal do Apodi. que vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 32 cidades potiguares . O Ministério assinou ainda a Ordem de Serviço para revisão do Projeto Executivo da Barragem Poço de Varas (Rio Encanto), localizada no município de Coronel João Pessoa. A barragem vai beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água.

Ao longo de 2021, mais de R$ 97 milhões foram investidos em ações de mobilidade e desenvolvimento regional e urbano no estado. O Governo Federal entregou 137 infraestruturas e retomou outras 59 obras paralisadas. Além disso, foram contratados 199 empreendimentos, que vão beneficiar mais de 217 mil pessoas. São ações de recapeamento, pavimentação e drenagem, entre outras, que melhoram as condições de trafegabilidade nas cidades.

O Governo Federal também iniciou as obras do trecho ferroviário da Linha Roxa, na Região Metropolitana de Natal. Essa expansão das atividades da CBTU vai contar com mais 4,2 quilômetros de linha férrea e três novas estações. Entregou as chaves da casa própria a mais de 26,7 mil pessoas do Rio Grande do Norte. Foram 6.677 mil unidades habitacionais entregues no estado.

Deixe um comentário