Moradores de Afonso Bezerra se mobilizam contra a construção de presídio na cidade
O anúncio feito pelo Governo do Estado sobre a construção de um presídio na cidade de Afonso Bezerra, na região Central do Rio Grande do Norte, não foi bem recebido pela população, que tem se mobilizado nas redes sociais e organizado protestos a fim de impedir o projeto. Na tarde desta segunda-feira, 15 de agosto, uma sessão especial na Câmara do município irá discutir o assunto.
Moradores temem que, com o presídio instalado, os índices de violência disparem na pacata cidade, com população de 10.844 habitantes (IBGE – 2010). Em resposta à afirmação de que a construção da unidade prisional iria trazer empregos à cidade, organizadores das mobilizações contra o projeto declaram que o presídio seria um “presente de grego”.
“Já imaginou quando tiver as rebeliões e fugas? Invasões de fugitivos às residências? Tiroteios e balas perdidas? E o aumento na violência com as famílias desses presos vindo morar aqui? Quem vai pagar o pato é o povo”, afirmou a jornalista Liege Barbalho.
O novo presídio anunciado pelo Governo do Estado terá capacidade para 600 detentos. O projeto é que a unidade seja construída em terreno distante da zona urbana, mas, ainda assim, o projeto gerou medo entre os moradores.