Mossoró passará a ter novo calendário de vacinação

O Ministério da Saúde (MS) anunciou mudanças no Calendário Nacional de Vacinação que alteram o esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. Em Mossoró, a Secretaria Municipal da Saúde está preparada para atender à população que deverá se adaptar à nova realidade do calendário.

São mudanças motivadas pela alteração da situação epidemiológica e por atualização na indicação das vacinas. Para quem já tomou alguma das doses, é só seguir o esquema novo a partir de agora.

Em virtude desta mudança, que está acontecendo em todo o território nacional, a Secretaria Municipal da Saúde já alterou sua programação. São 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas zonas urbana e rural à disposição para que o usuário possa atualizar suas vacinas.

“Estamos aptos e preparados para atender à população e para aplicar essas doses. É importante que todos estejam atentos às alterações e nos procurem para atualizar seus calendários de vacina”, destacou Neuman Medeiros, coordenadora municipal do programa de imunização.

 

Entenda as mudanças:

HPV

Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.
Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

Poliomielite

Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).

Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável. Quem já tomou a 3ª dose por gotinha, não precisa tomar a injetável.

Pneumonia

Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite

Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.