Mutirão oferece atendimento médico a presos do Pavilhão 5 de Alcaçuz
Um mutirão com a participação das prefeituras de Nísia Floresta e de Parnamirim, através das secretarias de saúde dos dois municípios, além das secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Saúde Pública (Sesap) foi realizado na quarta-feira, 1º de fevereiro, para atendimento médico a 42 presos do Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, oficialmente, o Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga.
Uma reunião realizada na terça-feira, 31, entre o Ministério Público Estadual, os centros de apoio operacionais às promotorias de Justiça criminais (Caop Criminal) e da saúde (Caop Saúde), além de promotores de Justiça de Natal e de Nísia Floresta, definiu detalhes da força tarefa que foi realizada nesta quarta, e prossegue na quinta e sexta-feira.
Na quarta, 42 apenados do Pavilhão 5 que precisavam de cuidados médicos foram atendidos. O atendimento foi disponibilizado por equipe ligada a saúde prisional do município de Parnamirim e realizado dentro da própria unidade para evitar deslocamentos e escoltas. Somente dois presos precisaram ser transferidos e custodiados em hospitais.
Já na quinta e sexta-feira o mutirão terá reforço de médico e enfermeiro atualmente lotados na Sejuc. O Estado, através da Sesap, e o município de Nísia Floresta forneceram medicamentos utilizados nos atendimentos.
A Sejuc já está demandando a direção do presídio de Alcaçuz para a realização de outra triagem médica nos demais pavilhões para verificar a necessidade de que a força tarefa volte a se repetir.
Com informações do MPRN.