NA EUROPA – Mossoró Cidade Junina na lista dos sete maiores festejos juninos do mundo
Um projeto idealizado pelo Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), tem divulgado os festejos juninos do País como apelo para atrair a atenção dos europeus.
E na lista das sete maiores festas juninas do mundo aparece o Mossoró Cidade Junina, um dos destaques da exposição, que começou no Brasil, e já passou por Lisboa, Madri, Roma, Paris e Londres, última parada da mostra que se estendeu até o dia 4 de junho.
Depois de receber 500 mil pessoas do mundo todo, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), a mostra Brasil Junino seguiu para uma temporada na Europa, inicialmente no período de 7 de abril a 28 de maio.
A iniciativa ganhou uma expansão e foi levada até Londres, no período de 27 de maio a 4 de junho com programação concentrada na sede da embaixada do Brasil. Segundo o IBI, a festa junina é o segundo festejo popular mais comemorado no Brasil, perdendo apenas para o Carnaval.
O público conferiu de perto shows, apresentações teatrais, pratos típicos, exibição de vídeos e figurinos, além de exposição com registro das maiores e mais bonitas festas juninas brasileiras. Além do Mossoró Cidade Junina, constam na mostra os festejos de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Aracajú (SE), Amargosa (BA), Ceilândia (DF) e São Luís (MA). A mostra apresenta detalhes geográficos e turísticos de cada uma das cidades envolvidas, além do perfil de cada festejo junino.