No Dia Mundial da Água, Governo renova Decreto de Emergência devido à seca
A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 22 de março, traz a renovação do Decreto de Emergência devido aos problemas com o abastecimento de água em 153 dos 167 municípios do potiguares, o que equivalente a 91,6% do total de cidades do RN. A renovação do decreto por mais 180 dias foi publicada justamente no Dia Mundial da Água e alerta para as graves consequências da seca que assola o Estado desde o ano 2011.
O Governo aponta a seca que atualmente castiga o RN como a pior dos últimos 100 anos e causadora de prejuízos milionários. No Decreto, o Estado informa que, somente entre os anos de 2012 e 2015, mais de 135 mil cabeças de gado morreram no Rio Grande do Norte por causa da seca. A seca também castiga produtores de grãos como o milho, o arroz, o feijão e o sorgo, que tiveram redução de 65,79% na produção entre os anos de 2012 e 2014.
Mossoró está na lista dos municípios em situação de emergência e tem as populações rurais de baixa renda como as mais afetadas. De acordo com estimativas do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró (Sindilaoura), os produtores mossoroenses já acumulam perdas de até 80% desde 2011.
Entre as 153 cidades em emergência, 17 estão colapso e são abastecidas atavés de carros-pipa ou poços: Acari; Almino Afonso; Antônio Martins; Currais Novos; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do Seridó; João Dias; Luís Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
Outros dois fatores preocupam a população: a previsão de chuvas abaixo da média este ano e o desabastecimento dos reservatório do Estado. Dos 47 reservatórios, 11 já não têm mais água e outros 14 estão no chamado “volume morto”.