Nota da Redação

COLIGAÇÃO
Um dos primeiros partidos a coligar com o PSDB no apoio à candidatura de Sebastião Couto, indicando Jorge do Rosário para seu companheiro de chapa, o PP sinaliza sua preferência pela coligação proporcional com partidos que apoiam a candidatura de Rosalba Ciarlini.

IMPEDIMENTO
Como a lei eleitoral não permite que um mesmo partido faça coligações diferentes para as disputas proporcional e majoritária essa decisão poderá significar o rompimento do PP com o PSDB, deixando o empresário Tião da Prest em situação vexatória.

VEREADORES
As primeiras conversas nesse sentido surgiram em Natal, quando o ex-deputado federal João Maia conversou com o ex-ministro Henrique Alves e admitiu que candidatos a vereador do seu partido, o PP, em Mossoró, estava procurando Carlos Augusto para um entendimento.

CONVENÇÕES
A partir de hoje, 20 de julho, data de início das convenções partidárias, os partidos políticos e candidatos poderão formalizar contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de seus comitês de camp0anha para as Eleições Municipais de 2016.

PROCESSOS
Também por conta da lei eleitoral, a partir de hoje os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento para a participação do ministério público e dos juízes de todas as justiças e instâncias. Essas autoridades não podem deixar de cumprir essa determinação.

AÇÕES
Mal o processo eleitoral é iniciado e surge a primeira ação contra candidato a cargos majoritários. O ministério público eleitoral pede para investigar o pré-candidato a prefeito Tião Couto por propaganda eleitoral antecipada. Outras ações estão sendo preparadas.
Tião da Prest

CONSIGNADO
O uso do FGTS para consignado, com o trabalhador podendo usar até 10% do saldo do FGTS só deve sair em setembro, por conta do desenvolvimento de um sistema de operação pela caixa econômica. A nova linha de crédito deveria estar em vigor desde março.

CORTE
O governo quer contingenciar R$20 bilhões, cortando despesas em todos os ministérios. A área política defende que saúde e educação devem ser preservados, mas a equipe econômica pretende um corte igual em todos os setores. Caberá ao presidente Temer a palavra final.

SELIC
O mercado financeiro não espera mudança na taxa básica de juros (Selic) na reunião de hoje do Comitê de política Monetária (Copom). Deverá ser mantido o patamar de 14,25% ao ano, como tentativa de derrubar as projeções de inflação. O BC vai endurecer o discurso.

WHATSAPP
As constantes ações judiciais em primeira instância suspendendo o uso do WhatsApp no Brasil estão causando preocupação em diferentes segmentos. Segundo pesquisa do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, 52% dos empresários usam o aplicativo para se relacionar com clientes.

CRIMINALIDADE
Para o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante os jogos olímpicos no Brasil, a criminalidade preocupa mais que o terrorismo. O ministro admite a possibilidade de atentado terrorista na Olimpíada, mas esse risco existe no mundo inteiro e o Brasil não seria exceção.

MENORES
O ministro Alexandres Moraes apoia projeto que aumenta pena para menores que cometam crimes hediondos e pediu ao presidente da Câmara que desengavetasse proposta, já aprovada no Senado, que eleva de três para oito anos o limite da pena.