Notas da Redação

GARIBALDI

O ex-senador Garibaldi Filho comenta sua permanência em Brasília, durante o carnaval: Bastante difícil, para mim, passar estes dias em Brasília sem ver a política de perto… o carnaval deixou Brasília deserta de pessoas nas ruas, os gabinetes fechados e os restaurantes sem a presença dos políticos.

 

UCRÂNIA

Durante o carnaval, o senador Jean Paul mostrou apreensão com a guerra na Ucrânia: “assusta a todos os que querem a paz. Não deveria existir mais lugar em nosso planeta para guerras em que os únicos perdedores são os civis. Já contamos mortos às centenas e refugiados aos milhares. Mas é preciso entender o que leva os países a situações como essas, e uma parte da explicação está na política.

 

 

PESQUISA

A Band Natal contratou com o instituto Sensatus nova pesquisa eleitoral. Aplicada na quinta-feira 24, o instituto ouviu 1.666 pessoas em 54 municípios de oito regiões do Estado. Na questão estimulada ao Governo, Fátima Bezerra teve 35,6%, quatro pontos a menos que em dezembro/2021. Nessa pesquisa, 21,6% não sabem em quem votar e 13,7% branco.

 

CARNAVAL

A verdade é que o carnaval foi atípico por toda parte e nem mesmo a classe política aproveitou para que fatos novos fossem gerados. A partir de hoje a sucessão deverá entrar em novo ritmo, com o início da abertura da janela partidária e mais conversas sobre federações partidárias.

 

DOTAÇÕES

Com a nova sistemática da liberação de emendas partidárias e o alto valor que elas atingem, os deputados federais estão visitando os municípios e entregando simbolicamente os recursos. É algo de fazer inveja à governadora Fátima, sem condições de levar muita ajuda desse tipo aos municípios.

 

TROCA

O deputado federal General Girão deverá aproveitar a janela partidária, que dá prazo de 30 dias, a partir de hoje, para que deputados troquem de partidos políticos sem perda de mandado por infidelidade partidária,, para mudar de legenda. Vai deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu em 2018, para ingressar no Partido Liberal (PL), mesmo partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

GARANTIA

Os deputados beneficiados com a Onda Bolsonaro, em 2018, acreditam que o efeito de transferência de votos continua o mesmo. Como o presidente Bolsonaro tem cerca de 30% de apoio, apostam que esses eleitores são a garantia dos votos, que continuarão com os seus simpatizantes.

 

PESQUISA

Na dança das pesquisas, o Instituto PoderData divulgou seu último levantamento, realizado entre 27 de fevereiro a 1º de março de 2022. Os números mostram que diminuiu a diferença entre Lula, 40% e Bolsonaaro, 32%, um ponto a menos em relação ao último levantamento. Em seguida vêm Ciro Gomes, com 7%, e Sergio Moro com 6%.

 

RESULTADOS

Carlos Eduardo Alves (PDT), mesmo tendo declarado que será candidato ao Senado, foi pesquisado como candidato a governador obteve 15,9%. Styvenson Valentim (Podemos) teve 9,2% e Benes Leocádio (Republicanos) chegou a 2,4%. Clorisa Linhares (PMB) e Haroldo Azevedo (PP) foram citados por 0,6% cada. O nome do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), não foi incluído pelo Sensatus, porque não confirmou candidatura.

 

COTAS

A Lei de Cotas (Lei 12.711, de 2012) completa dez anos. A norma prevê sua revisão neste ano, devendo gerar grandes discussões. Um dos pontos mais controversos é o teor racial da reserva de parte das vagas, ou seja, a garantia de cadeiras para alunos negros e indígenas.

 

LEI

Pela Lei de Cotas, 50% das vagas em universidades e institutos federais são direcionadas a pessoas que vieram de escolas públicas, de acordo com a proporção de indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência da unidade da Federação onde está situada a universidade ou instituto federal.

 

Deixe um comentário