Notas da Redação

Secretária Fátima Pelaes

Aborto
A Secretária de Políticas para Mulheres, deputada federal Fátima Pelaes, AP, evangélica é contra o aborto mesmo em caso de estupro. E se apresenta como exemplo, onde sua gravidez foi resultado de estupro sofrido pela mãe. É contra a descriminalização do aborto.

Seplan
O governo estadual está preocupado por não conseguir evitar que a folha de pessoal continue crescendo em relação à Receita Corrente Líquida. Para análise mais profunda contratou a empresa Deloite Touche Tohmatsu para realizar auditoria na folha de pagamento.

Estradas
A Confederação Nacional dos Transportes considera que as estradas federais no Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2015 melhorou acentuadamente. Nesse período, o índice de ótimo e bom passou de 9,26% para 41,23%. O governo procura recursos para investir nas estaduais.

Atraso
É cada dia mais difícil às prefeituras a manutenção da folha de pagamento do funcionalismo. Dívidas acumuladas, diminuição nos repasses federais e aumento de despesas são apontadas como causas principais. Em 28 cidades do RN os salários dos servidores estão atrasados.

Rombo
Para a Confederação Nacional dos Municípios, pelo menos 60% das prefeituras vão terminar 2016 no vermelho. E chama atenção que é a repetição do que já acontece com os Estados, por conta das despesas com pessoal. Nas prefeituras é a alta dependência Das verbas da União.

Femurn
O prefeito de Mossoró aposta em sua candidatura à reeleição. Por conta disso pediu afastamento da presidência da Federação dos Municípios do RN, passando o cargo ao vice-ce Ivan Lopes Júnior, prefeito de Assú.

Camarotes
Vencidas as principais turbulências, o Mossoró Cidade Junina está preparada para a abertura oficial, com o Pingo da Mei Dia, no próximo sábado. O acesso ao camarote do hotel Thermas custa R$35 e pode ser adquirido no Salto Sete.

Camarotes II
La Goccia Blu, Matuto Lounge, Bodega Bar, Joes, GoBeer e Brahma também anunciam a programação em seus respectivos camarotes. É o cidadão procurando esquecer temporariamente a crise para se divertir em alguns poucos dias de folia.

Vacinação
O índice de imunização recomendado pelo Ministério da Saúde contra a gripe H1N1 que era de 80% foi ultrapassado, chegando a 92%. No Rio Grande do Norte a meta foi alcançada, com o registro de 80,5% do público alvo sendo vacinado.

Queda
A queda do segundo ministro do governo Michel Temer cria dificuldades para o relacionamento com o Senado, mais precisamente com o presidente Renan Calheiros. Para permanecer no poder Temer precisa de pelo menos 54 votos. Dilma fica observando o quadro.

Preocupação
Como toda delação premiada de Sérgio Machado ainda não chegou ao conhecimento público, ninguém pode avaliar o impacto que ainda poderá provocar. O ex-presidente José Sarney, citado por Machado, entrou em silêncio profundo e não aceita comentar o assunto.

Juros
A avidez pelo lucro fácil faz com que, em meio ao aumento do desemprego, recessão, aumento da inadimplência, instituições financeiras estejam cobrando juros de quase 1.000% ao ano. Por isso também aumentam as listas de mau pagadores, vítimas do sistema financeiro.