Notas da Redação
NATÁLIA
A deputada Natália Bonavides com agilidade, furou a agenda de Lula no RN: “Já vamos começar setembro em grande estilo, com Lula, dia 1º, às 15h30, visitando as obras do Ramal do Apodi, em Luís Gomes. A gente se encontra lá, presidente”, escreveu.
CONSELHO
A Justiça Eleitoral vai apoiar o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar em todo o território nacional, por meio da realização de eleição parametrizada. O apoio prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas e cessão das listas de eleitores.
TCU
A escolha do próximo conselheiro do Tribunal de Contas tem mobilizado a Assembleia Legislativa e trazido preocupação ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. É que o nome do escolhido poderá ser motivo de racha no PSDBH, partido que dirige no RN.
DESERDAMENTO
O político Jair Messias Bolsonaro sempre mostrou garra e disposição em suas atitudes, com maior impacto no período em que exerceu o mandato de presidente da República. Causou estranheza a declaração de que não daria apoio ao filho Jair Renan Filho nem o visitaria caso chegasse a ser preso.
ACUSAÇÕES
Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é alvo de busca e apreensão pela Polícia Civil do Distrito Federal. suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
PREFEITOS
A manifestação de 85% dos prefeitos recebeu solidariedade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 16 dos 24 deputados estaduais receberam os prefeitos e se declararam solidários com a pauta de reivindicações dos municípios.
MOSSORÓ
A equipe financeira e técnica do prefeito Allyson Bezerra detalhou o impacto financeiro negativo resultante da redução FPM. “Em julho de 2022, Mossoró recebeu R$ 4.957.456,01 de FPM. Já este ano, no mesmo período, o valor foi reduzido para R$ 3.219.710,48.
ISOLDA
A deputada Isolda Dantas, pré-candidata à prefeita pelo PT responde a Allyson dizendo que “a movimentação que o prefeito de Mossoró tem feito alegando queda de arrecadação e dívidas indevidas ao Governo do RN é manipulação da informação de forma politiqueira”
REPROVAÇÃO
A parte negativa da manifestação dos prefeitos foi a paralisação de serviços essenciais na saúde e na educação, sem prévio aviso aos usuários. No dia seguinte à manifestação, em alguns municípios, a ordem normal de funcionamento ainda não estava restabelecida.
STF
O STF lançou um livro e um documentário sobre os atos antidemocráticos ocorridos contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. O documentário estreia no dia 3 de setembro, às 22h, na TV Justiça, e a versão digital do livro está disponível neste endereço eletrônico.