NOTAS DA REDAÇÃO

ACJUS

Sob a direção do seu presidente, advogado Wellington Barreto, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró realizou, no Teatro Dix-huit Rosado, no último sábado (25), sessão solene comemorativa aos nove anos de sua existência. Várias pessoas ilustres foram homenageadas, com a entrega de medalhas, pronunciamentos e pronunciamentos sobre o trabalho da Academia.

ESCOLAS

Apesar de os repasses para o RN do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) terem aumentado, o Rio Grande do Norte registrou uma queda de 16.723 matrículas de alunos nas escolas estaduais ao longo dos últimos cinco anos, conforme dados do Censo Escolar.

CALOR

Em Caicó, na região do Seridó do RN, um bar tem utilizado do artifício de colocar gelo no chão, entre as mesas, para diminuir o calor e o publico poder se refrescar. A temperatura média registrada na cidade tem sido de 37º graus. O proprietário revelou que a ideia foi copiada de um bar no Piauí, onde o calor é ainda maior.

CONDENAÇÃO

O STF formou placar de 9 a 1 para manter a deputada Carla Zambelli (PL-SP) como ré por perseguir com arma um homem na véspera do segundo turno das eleições de 2022. O processo contra a parlamentar pode resultar na perda de seu mandato como deputada. Os ministros rejeitaram recurso da deputada contra decisão da Corte que recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em agosto.

INDICAÇÃO

O presidente Lula (PT) decidiu indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), para uma cadeira no STF(Supremo Tribunal Federal) e Paulo Gonet para o comando da PGR  (Procuradoria Geral da República). O anúncio deve ser feito nesta segunda-feira (27), antes do embarque do petista para Arábia Saudita.

DESONERAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu vetar integralmente o projeto que prorrogaria a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2027. O veto poderá ser publicado ainda nesta quinta-feira, 23, em edição extra do Diário Oficial da União, mas não há restrições técnicas a uma divulgação na manhã de sexta.

CONTRIBUIÇÃO

Nos últimos dias, lideranças políticas já davam praticamente como certo o veto ao aumento da desoneração das empresas de ônibus e achava provável que o desconto na contribuição previdenciária de municípios também fosse vetado. O trecho, que desonera prefeituras de municípios com até 142 mil habitantes, foi incluído pelo Senado no projeto.

LIDERANÇA

Ao lado de aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu uma placa com a inscrição “Título de Cidadão Honorário”. Ele ergue o objeto e é aplaudido. Essa cena já ocorreu pelo menos quatro vezes neste ano e deve se repetir nos próximos meses. Os deputados estaduais e vereadores têm aprovado homenagens ao ex-chefe do Executivo em todo o País, o que, segundo analistas, ajuda a manter a polarização.

RACISMO

Mulheres e homens, negras e negros, antes do século XIX já questionavam a hegemonia branca. Esse sentimento continua existindo, embora a maioria diga que cor da pele não interfere em relacionamentos. Casais negros defendem relacionamentos afro centrados, segundo pesquisa Datafolha que aborda como cor e raça afetam as relações humanas.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A eleição presidencial na Argentina, que terminou com a vitória de Javier Milei, é também histórica por ser a primeira a usar de maneira intensiva a inteligência artificial (IA). Durante a campanha, o candidato peronista Sergio Massa lançou mão da IA para criar conteúdos virais e mensagens nas redes sociais. Ao que parece, Milei também utilizou o mesmo método.

 

 

Deixe um comentário