Notas da Redação

SEGURANÇA
Tema central do discurso de campanha, o governador Robinson Faria não conseguiu avançar no quesito da segurança no RN. Em Mossoró, o prefeito Francisco José discursa que acabou com a violência na cidade. Por falta de segurança médicos deixaram de atender nas UBS locais.

GENERAL
A paralisação dos médicos por falta de segurança nas UBSs ocorreu no mesmo dia em que o general Ronaldo Lundgren esteve em Mossoró e proibiu que o vereador Soldado Jadson participasse de uma reunião com os policiais militares, atualmente atuando na polícia civil.

OBSERVADOR
vereador soldado Jadson
O vereador soldado Jadson será o entrevistado de hoje no programa Observador Político. Entre outros assuntos comentará a proibição para que participasse de reunião de policiais com o secretário de segurança do Rio Grande do Norte, em sua estada em Mossoró.

PETROBRAS
A paralisação de produção de petróleo em plataformas por até um ano atinge também o Rio Grande do Norte. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis abrange os campos maduros nos Estados da BA, CE, RN, SE e ES.

FPM
A presidência da República interpreta diferente da Confederação Nacional dos Municípios no que diz respeito à interpretação da emenda à Constituição de 2014 que eleva o valor do FPM. Esperando repasse de R$ 2,7 milhões, a CNM foi surpreendida com apenas R$ 2,7 milhões.

CÂMARA
Nem PMDB, nem PT. O novo presidente da Câmara, eleito na sessão de ontem, é o deputado Rodrigo Maia, do DEM. A vitória foi do presidente Michel Temer que acompanhou passo a passo a votação em plenário. Além do PMDB de Temer e do DEM Maia recebeu votos do PSDB.

EXTIRPAR
Em 2010 o ex-presidente Lula defendeu que o DEM fosse extirpado da política brasileira; “são pessoas que alimentam o ódio. Nós precisamos extirpar o DEM da política brasileira”, disse em discurso pronunciado em Joinville, SC.

HABILIDADE
Demonstrando sua habilidade política, o presidente Temer convidou todos os derrotados na sucessão da Câmara dos Deputados para uma conversa pessoal. Pretende fechar rápido as feridas que a disputa tenha causado. Sabe que precisa do apoio desses deputados.

INABILIDADE
Elogiado pela perspicácia e inteligência que sempre demonstrou, nem sempre para o bem, o deputado Eduardo Cunha pisou na bola ao declarar na CCJ que, amanhã, os 117 parlamentares investigados por corrupção poderiam passar pelo que ele estava vivendo. É o efeito Orloff.

ELOGIO
O elogio da presidente Dilma Rousseff à equipe econômica do presidente interino Michel Temer foi interpretado como uma sinalização que manterá a mesma equipe econômica caso reassuma o poder. Vetado en seu governo, agora Dilma classifica Meirelles como competente.