NOTAS DA REDAÇÃO
SURPRESAS
Em Natal, a eleição poderá apresentar surpresas no primeiro turno. De início, a ideia era a de que o candidato Carlos Eduardo seria eleito na primeira votação. Hoje, as pesquisas estão mostrando que o segundo turno será uma realidade na escolha do prefeito de Natal, com a possibilidade de Paulinho Freire chegar na primeira posição e Carlos Eduardo em segundo lugar.
FALECIMENTO
Morreu nesta quarta-feira (2) o ex-desembargador Rafael Godeiro, aos 81 anos. Antes de assumir o cargo de desembargador, como magistrado, em 1969 assumiu o cargo de juiz de Direito na Comarca de São Bento do Norte. Atuou também nas Comarcas de São Paulo do Potengi, Macau, Martins, Santo Antônio, João Câmara e a 2ª Vara Criminal de Natal.
FACULTATIVO
Em Mossoró, o Poder Público Municipal decretou feriado facultativo para a próxima sexta-feira (04)o O Governo Estadual, ao contrário, informou que não será decretado ponto facultativo nesse dia, 04 de outubro, mantendo-se assim o expediente normal em todos os órgãos da Administração Pública Estadual. O feriado de 03 de outubro homenageia os mártires mortos em 1645 durante massacres em Cunhaú e Uruaçu.
CONFIANÇA
O eleitor está confuso em relação às pesquisas eleitorais, não sabendo em qual delas acreditar. Mesmo assim, acompanha avidamente todas as que estão sendo divulgadas, torcendo pelos candidatos de sua preferência. Muitos desses Institutos deverão explicações no caso entre o resultado real e o que foi divulgado anteriormente. Infelizmente, tudo estará esquecido nas próximas eleições, em 2026.
DEBATES
A estratégia de não comparecer aos debates pré-eleitorais não foi boa para o candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que sempre aparecia em posição privilegiada nas pesquisas. Ao verificar que as pesquisas apresentavam queda vertiginosa em relação ao seu nome, informou que comparecerá a todas as pesquisas que foram programadas na reta final da campanha.
DEBATE
Hoje, último dia de prazo legal para realização de debates, a InterTV Cabugí realiza confronto entre os postulantes à prefeitura de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves confirmou sua presença, preocupado com a possibilidade de perder uma vaga no segundo turno da disputa. O debate iniciará às 22 horas e será mediado pela jornalista Emmily Virgílio.
LULA
O primeiro turno vai terminando e o presidente Lula não veio à Natal participar da campanha da sua candidata a prefeito, deputada Natália Bonavides. Será necessário chegar ao segundo turno para que o presidente Lula venha ao Rio Grande do Norte. A expectativa é muito grande pois, de acordo com as pesquisas até hoje divulgada, essa vitória no primeiro turno não está bem configurada.
FENÔMENO
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), está a poucos dias de uma vitória eleitoral incontestável. Segundo levantamento feito entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 2, ele tem nada menos que 82,5% dos válidos (excluídos brancos e nulos) a quatro dias da eleição.
REPERCUSSÃO
Em João Pessoa, o candidato à reeleição Cícero Lucena deverá ser eleito ainda no primeiro turno, com 53% das intenções de votos. O mais estranho é que as pesquisas mostram um crescimento de seis pontos percentuais após sua esposa, Lauremilia Lucena, ser presa na Operação Território Livre e ser obrigada a usar tornozeleira eletrônica após sua liberação. O adversário, Rui Carneiro, caiu de 20,9% para 15,4%.
POLARIZAÇÃO
Lideranças partidárias do governo e da oposição admitem que as eleições municipais deste ano ainda vão refletir parte da polarização política verificada na eleição presidencial de 2022 e apontam possíveis reflexos das eleições municipais nas eleições de 2026, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.