Notas da Redação
DESGASTE
O governador Robinson Faria disse que lamentava o uso político dos ataques ocorridos no Rio Grande do Norte no sentido de desgastar seu governo; “eu vi algumas postagens de pessoas que são pagas exclusivamente para isso, tentar denegrir o governo…”
NÚMEROS
A mobilização que gerou pânico no RN durou cerca de 16 horas, iniciando com incêndio de ônibus em Macaíba. Os ataques aconteceram em Natal e no interior, causando terror à população que preferiu permanecer em casa com medo de ser atingida pela desordem.
FEDERAL
O governador descartou pedir ajuda federal para combater a desordem no estado. Até o momento foram presos, em natal e no interior, 39 pessoas envolvidas em incêndios em ônibus e veículos e ataques a prédios públicos. Alguns coquetéis Molotov foram encontrados.
MOSSORÓ
Em Mossoró a polícia abortou a tentativa de algumas poucas pessoas que tentaram incendiar um ônibus. No dia seguinte, ontem, tocaram fogo em outro ônibus, mas os próprios usuários e a polícia conseguiram apagar o incêndio com extintores.
CARLOS
O ex-deputado Carlos Augusto será o coordenador da campanha de Rosalba Ciarlini a prefeita de Mossoró. Como das vezes anteriores, aparecerá somente naquilo que for extremamente necessário. Compromissos políticos e agenda da candidata estarão sob sua responsabilidade.
PMDB
O prefeito Carlos Eduardo, não confirmou o anúncio de um dos dois nomes apresentados pelo PMDB para composição da chapa como vice-prefeito. Garibaldi e Henrique preferiram silenciar, mas consideram haver perda de tempo em relação à campanha que será muito cura.
RENEGOCIAÇÃO
Amanhã, o Plenário da Câmara dos Deputados terá sessão extraordinária para analisar o projeto de lei complementar com novas regras para a renegociação da dívida dos estados com a União. Pelo acordo com os governadores, essa dívida começará a ser paga em 2017.
REVIDE
Amigos de Lula consideram que a denúncia de que estaria obstruindo as investigações da Operação Lava Jato, transformando-o em réu, foi a resposta de Sergio Moro pela decisão do ex-presidente entrar com uma denúncia na ONU contra o juiz por supostos abusos de poder.
MOBILIZAÇÃO
Os que fazem oposição ao governo do PT farão hoje mobilização em todo país pela aprovação do impeachment da presidente Dilma. A convocação foi feita maciçamente pelas redes sociais com dizeres “Vamos terminar o que começamos. Você tem um dever a cumprir com o Brasil”.
MINISTROS
Enquanto o PT orienta seus candidatos para que federalizem a campanha, denunciando golpe contra Dilma, Temer recomenda que seus ministros evitem participar da eleição municipal. Diz que o governo tem uma base de muitos partidos e uma disputa entre eles não será positiva.
ASILO
Especula-se que a denúncia de Lula ao Comitê de Direitos Humanos da ONU teve o objetivo de um futuro pedido de asilo político. Lula tornou-se réu no Lava-Jato por problemas menores. Estão sendo investigadas perigosas relações com Portugal, Angola, Cuba e países vizinhos.
FAUSTO
Faleceu ontem em Natal o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Francisco Fausto Paula de Medeiros, que chegou a assumir a presidência do órgão em 2002. Fausto tinha 81 anos e lutava contra um câncer mieloma múltiplo na medula. Sepultamento na manhã de hoje.
IMPEACHMENT
O Tribunal Superior Eleitoral, em nota divulgada ontem, definiu o próximo dia 29 de agosto para início do julgamento do processo de impeachment da presidente Dilma que deverá ser concluído na primeira semana de setembro. Poderão ocorrer eventuais dilações temporais.
FORÇA
Em Brasília, a força do ministro Henrique Meirelles é avaliada como necessidade que o governo tem de apresentar resultados positivos na economia. Por isso é que o presidente Temer não quer correr o risco em diminuir tanto poder concentrado nas mãos de Meirelles.
UNIÃO
Em São Paulo, Matarazzos e Suplicys voltam a se unir. Marta (Suplicy) e Andrea (Matarazzo), desafetos íntimos, fecharam acordo tido como improvável. Até o recente entendimento, as críticas de lado a lado eram exacerbadas. O ex-senador Suplicy julgava difícil essa união.