NOTAS DA REDAÇÃO
UNIÃO
A candidatura de Allyson Bezerra a governador deverá unir os eleitores mossoroenses em torno do seu nome. Deverá repetir Rosalba Ciarlini que, em 2010, recebeu 83,83% dos votos da cidade. Na reeleição para prefeito, Allyson teve mais de 73% dos votos.
ESTRADA
O deputado estadual Gustavo Carvalho cobrou do DNIT recuperação de trechos da BR 405 que “está cheia de buracos, colocando em risco quem trafega por ela diariamente. Estamos falando de um corredor fundamental para a economia do nosso Estado”.
RECUPERAÇÃO
O deputado Gustavo cobra ao DNIT uma solução imediata. “Não dá mais para esperar. A situação da BR-405 afeta diretamente milhares de famílias que dependem dessa estrada para trabalhar e para viver. Se não houver ação rápida, os prejuízos serão ainda maiores”.
CANDIDATURA
O secretário estadual de fazenda Cadu Xavier está levando a sério o projeto de disputar o Governo do Estado. Além dos contatos locais, viajou até Brasília para conversar com os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT.
DEPUTADOS
O Rio Grande do Norte, com apenas oito deputados, não está incluído na relação dos estados que terão aumento no número de cadeiras, caso o projeto seja aprovado. Continuará na relação das menores bancadas existentes no país.
TSE
A determinação para o número de cadeiras é do Supremo Tribunal Federal, que concedeu o prazo até o dia 30 de junho para que O Legislativo promova a mudança seja. Isso não acontecendo caberá ao Tribunal Superior Eleitoral determinar os critérios da modificação.
PIX
A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer mais uma modalidade de transferência via Pix que dispensa a necessidade de digitar a senha bancária. A oferta passa a ser obrigatória, neste momento apenas para celulares Android.
LIBERAÇÃO
O ministro Flávio Dino homologou na quarta-feira (26) o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas ao Orçamento e os beneficiários dos repasses e liberou o pagamento das emendas.
PROIBIÇÃO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, proibiu a manifestação por meio de cartazes, banners e panfletos nos plenários da Casa. As manifestações parlamentares devem se limitar à utilização da palavra.
INELEGIBILIDADES
Os prazos de inelegebilidade poderão ficar mais curtos para políticos condenados pela Justiça Eleitoral ou por crimes que tenham como consequência a proibição de disputar eleições. Projeto aprovado na Câmara tramita no Senado e deverá também ser aprovado.