NOTAS DA REDAÇÃO
ASSINATURA
O deputado federal Robinson Faria, do PL, demorou em assinar o pedido de urgência ao projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. Filiado ao PL e pai de Fábio Faria, ex-ministro das comunicações de Bolsonaro, não resistiu às pressões.
APOIO
No Rio Grande do Norte, quatro deputados federais assinaram o pedido de urgência: Carla Dickson, (União Brasil), Benes Leocádio (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL), Espera-se ainda pela assinatura de João Maia (PP), que deverá acontecer.
BRINCADEIRA
Na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Nelto (União-GO), vice-líder do Governo afirmou que assinou o projeto da anistia por não haver recebido orientação do líder José Guimarães sobre como se posicionar sobre o assunto. Foram 40 assinaturas do União Brasil.
GOLPE
Para alguns juristas, a é absolutamente despropositado imaginar um parlamentar democraticamente eleito, que exerce a sua função por causa do Estado Democrático de Direito, possa anistiar quem tentou acabar com o Estado Democrático de Direito.
APOIO
O deputado Nelter Queiroz defende chapa tendo Allyson Bezerra como candidato a governador, Nina Souza, esposa do prefeito de Natal como vice-governadora, Álvaro dias de Styvenson Valentim como candidatos ao Senado.
ROGÉRIO
O deputado Nélter teria de convencer o senador Rogério Marinho a desistir de sua candidatura e o prefeito de Mossoró a retirar seu apoio já declarado à reeleição da senadora Zenaide Maia. Acredita que há tempo suficiente para todas essas acomodações.
ZENAIDE
A senadora Zenaide Maia, por sua vez, trabalha por nova aliança com Fátima Bezerra nas eleições de 2026. Considera o desentendimento político em São Gonçalo do amarante um episódio isolado e ressalta a afinidade com pautas progressistas com a governadora.
AUMENTO
A governadora Fátima Bezerra (PT), sancionou nesta terça-feira 15 a Lei Complementar que concede reajuste de 6,27% nos vencimentos básicos dos cargos públicos efetivos de professor e especialista de educação do Quadro Funcional do Magistério Público Estadual.
MÍNIMO
O salário mínimo em 2026 deverá ser de R$ 1.630, com aumento nominal de 7,37%. O reajuste consta do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, enviado nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional, de 2,5% acima da inflação.
BOLSA FAMÍLIA
O Rio Grande do Norte registrou uma queda de 13.373 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família nos últimos dois anos, refletindo um recuo de 2,6% no número de atendidos, após revisão cadastral promovido pelo governo federal.
CARTEIRA
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o fato de um beneficiário do Bolsa Família conseguir emprego com carteira assinada não é motivo, por si só, para a exclusão do programa cujo objetivo é garantir a superação da pobreza.