Notas da Redação
ROBINSON
O governador Robinson Faria, distante da campanha de Mossoró, participou, em Brasília, da abertura do VII Congresso Brasileiro de Gestão Pública do Ministério Público, comemorando a conquista da segunda posição no Prêmio Nacional de Gestão do Conselho Nacional do MP.
TRE
Na reta final da campanha Rosalba tudo vai dando certo para Rosalba. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou sua candidatura a prefeito de Mossoró, deixando-a livre para disputar o pleito. Os magistrados confirmaram a sentença do juiz eleitoral Cláudio Mendes Júnior que havia sido contestada pelos candidatos Francisco José e Tião da Prest.
ESTRELAS
A campanha mossoroense não atraiu as grandes estrelas da política potiguar. Faltando sete dias para o encerramento das mobilizações, por aqui apareceram tão somente a senadora Fátima Bezerra e o deputado federal Rogério Marinho. O senador Tasso Jereissati também, mas não faz parte da política potiguar.
PESQUISAS
Pesquisas foram registradas e estão sendo aplicadas. É possível que sejam divulgadas até o final desta semana. As de avaliação interna continuam orientando as campanhas dos candidatos. A renúncia da candidatura de Francisco José teria sido resultado do conhecimento de índices tidos como decepcionantes.
BOLSA
O TSE constatou que 16.7089 beneficiários do Bolsa Família fizeram doações para campanhas eleitorais, num total de R$ 15.970,476. O mais provável é que seus CPFs tenham sido usados indevidamente por parte dos comitês financeiros, sem que tenha havido desembolso por parte dos beneficiários.
CRIME
É inaceitável mais uma paralização nos serviços de atendimento no setor de oncologia em Mossoró. No Hospital do Câncer, antiga C. S. S. Luzia, a UTI foi desativada e as cirurgias suspensas. Os portadores de câncer, condenados a morrer por falta de assistência, terão que apelar para a ajuda divina. E o MP ?
LULA
O deputado Fernando Mineiro não abriu mão da presença do ex-presidente Lula em sua campanha para prefeito de Natal. Lula veio, ontem, e seguiu direto para o restaurante onde era aguardado por cerca de 300 pessoas. Cada uma delas pagou R$ 150 pelo almoço, com arrecadação para a campanha de Mineiro.
INVESTIMENTO
Mesmo que Carlos Eduardo venha a ser reeleito no primeiro turno, os deputados estaduais Kelps Lima, Fernando Mineiro e Márcia terão investido eleitoralmente para suas campanhas em 2018, quando deverão disputar reeleições à Assembleia Legislativa quando deverão receber mais votos na Capital.
TEMER
O presidente Temer almoçou em Nova York com quase 300 investidores e empresários, conseguindo quebrar parte das resistências que muitos dos convidados tinham em relação a ele. Recebeu crédito de confiança e a recomendação para controlar melhor alguns dos seus auxiliares, como é o caso do ministro do Trabalho.
CONFRONTO
Advogados de defesa de Lula analisam a estratégia de contrapor o carisma do ex-presidente com a autoridade do juiz Sérgio Moro. Paralelamente, o PT procura recuperar sua capacidade de mobilização da sociedade, investindo sobretudo nos jovens.
CONSTRANGIMENTO
Por mais que os responsáveis pela Lava-Jato tentem justificar, a decretação temporária da prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, revogada cinco horas depois pelo juiz Sérgio Moro, foi um episódio que gerou constrangimento.
GILMAR
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes afirmou sobre o assunto: “claro que ninguém vê isso com bons olhos. Todos esses episódios são extremamente tristes e não há o que comemorar aqui.” O ex-ministro foi preso em um hospital onde se encontrava para acompanhar sua mulher em uma cirurgia.