Notas da Redação
BLOQUEIO
A prefeitura de Mossoró sofreu, ontem, bloqueio de cerca de R$ 2 milhões, por conta de débitos referentes a encargos sociais que não foram pagos pela administração anterior. Não foi a primeira vez que isso aconteceu e a administração tem que se preparar para bloqueios futuros.
CÂMARA
A Câmara Municipal de Mossoró abrirá, amanhã, o ano legislativo de 2017. Há expectativa em relação à mensagem anual da prefeita Rosalba Ciarlini que será lida nessa Sessão, a primeira da sua quarta administração como prefeita de Mossoró.
RANIERI
O vereador natalense Ranieri Barbosa, presidente da Fecam e da Câmara Municipal de Natal esteve reunido com os vereadores mossoroenses. Um dos principais assuntos foi a volta da verba indenizatória que deixou de ser paga desde a legislatura anterior.
VISITA
O presidente da Fecam foi recebido pela prefeita Rosalba Ciarlini. Na visita, falou sobre o projeto do Polo da Fecam no Oeste do RN, com o objetivo de descentralizar as decisões da entidade de Natal, promovendo maior entrosamento com as Câmaras Municipais.
PENITENCIÁRIA
Depois do incidente em Alcaçuz, estão sendo tomadas medidas preventivas em relação aos presídios do RN. Em Mossoró, na Mário Negócio, a varredura feita pela Marinha apreendeu 828 itens, entre os quais 316 armas brancas, narcóticos e outros materiais proibidos.
ASSALTO
Enquanto os Fuzileiros faziam a vistoria na Colônia Penal João Chaves, no lado oposto da cidade, dois homens armados invadiram os recintos do Campus Central da Universidade do RN e fizeram arrastão levando pertences dos alunos e da própria Instituição.
CARGOS
O governador Robinson Faria parece não ter pressa em substituir os cargos do governo em Mossoró, quase todos indicados pelo ex-prefeito Francisco José. Acompanha com interesse as decisões políticas da prefeita Rosalba Ciarlini para sua definição política na cidade.
VEREADORES
Vereadores que fazem oposição à administração Rosalba Ciarlini estiveram com o governador pleiteando a indicação dos cargos estaduais em Mossoró. Robinson prefere agir com prudência, procurando investir no seu projeto de reeleição ou disputa de outro cargo eletivo.
SAMA
A prefeitura de Mossoró encerrará o contrato de terceirização de serviços médicos com a SAMA, Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial Ltda., que presta serviços desde o início da administração anterior, quando todos os contratos médicos eram feitos por essa empresa.
CHUVAS
Segundo balanço divulgado pela Emparn, choveu em 163 dos 167 municípios do RN. Em alguns municípios, foram registradas precipitações pluviométricas acima de 200mm. Pelas imagens do satélite, as chuvas continuarão, com maior intensidade no fim de semana. Os reservatórios estão aumentando a capacidade de armazenamento, um alívio para a população.
POBREZA
Estudo do Banco Mundial alerta que 3,6 milhões de brasileiros podem voltar a viver abaixo da linha da pobreza no país, até o fim de 2017, com menos de R$ 140 por mês. Com isso, até dezembro, 3,6 milhões de brasileiros estarão nessa condição.
STF
O ministro Celso de Melo, do STF, deve liberar hoje (14), decisão sobre a nomeação de Moreira Franco à Secretaria-Geral da Presidência da República. A indicação vem sendo contestada por juízes federais de diferentes estados e precisa ser regulamentado pelo Tribunal Superior.
TEMER
O presidente Michel Temer deixou claro que não pretende blindar políticos. Havendo denúncia, o ministro denunciado será afastado provisoriamente. Se acolhida a denúncia e o ministro se transformar em réu, o afastamento é definitivo, independentemente do julgamento final.
PROTESTOS
Os movimentos de ruas voltarão a acontecer. Será num domingo, 26 de março. Três movimentos com grande capacidade de mobilização já aderiram. MBL (1,9 milhão de likes no Facebook), Vem pra Rua (1,4 milhão) e Nas Ruas (398 mil).