Notas da Redação
SALÁRIOS
Os Servidores municipais foram surpreendidos com a notícia de que a prefeita Rosalba Ciarlini pagaria seus salários antes do carnaval. A programação inicial que estabelecia esse pagamento no dia 02 de março foi antecipada e a folha salarial será quitada no dia 24, sexta-feira.
CONVOCAÇÃO
A prefeita Rosalba encaminhou mensagem à Câmara reajustando o piso dos professores e os vereadores foram convocados extraordinariamente para reunião hoje, terça-feira. O salário do magistério será pago com o novo valor estabelecido pelo MEC, um aumento de 7,64%.
CAPACITAÇÃO
O secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, manteve encontro com o presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio. Na pauta, projeto de capacitação dos servidores da prefeitura de Mossoró.
CHINA
O governador Robinson Faria viajou, ontem, à China, acompanhado de auxiliares e de empresários, onde permanecerá até o dia 3 de março. Foi em busca de investimentos para o RN. O vice-governador Fábio Dantas assume, mais uma vez, o cargo de governador.
MAIRTON
O governador Robinson deixou com o vice-governador Fábio portaria assinada substituindo o secretário de Recursos Hídricos, Mairton Figueiredo de França, pelo ex-prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior. Mairton continuará como Subsecretário Adjunto. Ivan já é o novo secretário.
CANDIDATURA
O ex-prefeito de São Gonçalo Jaime Calado (PR), esposo da deputada federal Zenaide Maia teve o nome lembrado pelo deputado Kelps Lima (SD) para disputar o cargo de governador do Estado. Jaime organiza o lançamento de Frente Suprapartidária para discutir o RN.
REITORIA
Na noite de ontem, o reitor Pedro Fernandes e a professora Fátima Raquel lançaram suas candidaturas a reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do RN. O evento ocorreu no ginásio do Campus Central da instituição, reunindo docentes, técnicos e estudantes.
FREIRE
O ministro da Cultura, Roberto Freire, confirmou presença em Mossoró, atendendo convite para a posse do advogado Wellington Barreto para a Academia de Ciências Jurídicas (ACJUS), no próximo dia 11 de março. Aproveitará para visitar a prefeita Rosalba Ciarlini
PRIVATIZAÇÃO
A ajuda financeira do governo federal aos Estados endividados passa pela privatização de bancos, empresas de energia e saneamento, aumentar a contribuição previdenciária dos servidores ativos, inativos e pensionistas par, no mínimo, 14%. No Rio, a Assembleia deu sinal verde para privatização da Companhia Estadual de Água e Esgoto.
CAERN
No RN não será diferente e o governador Robinson Faria terá que admitir a privatização da CAERN. O BANDERN já foi extinto e a COSERN privatizada. Não está claro se haverá aumento da alíquota previdenciária. Entre as vantagens oferecidas pela União está a suspensão das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e facilidades para novos empréstimos.
DESPERDÍCIO
Alías, há estudos mostrando que cerca de 40% da água tratada no país é perdida em vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. O argumento é mostrado pelos que defendem a privatização dos serviços de água e esgoto.
PREVIDÊNCIA
O deputado federal Pauderney Avelino (DEM), com apoio de parlamentares do PMDB e PSDB apresentará emenda aditiva à reforma da previdência onde o novo sistema passaria a valer paras os nascidos a partir do ano 2000, abrangendo toda população.
MORAES
No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça sabatinará, às 10:00 horas de hoje, o ministro da Justiça licenciado Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Sua aprovação é tida como das mais tranquilas.
CHUVAS
Pode-se dizer que existe clima de euforia entre os agricultores nordestinos com as últimas chuvas caídas na Região. É nessa condição que estão aguardando a divulgação, ainda hoje, do relatório da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o norte do Nordeste Brasileiro”, com a presença de meteorologistas do Nordeste e representantes de instituições nacionais.
JUROS
Começa, hoje, mais uma das reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) para avaliar o comportamento da inflação. Na quarta-feira será anunciada a nova taxa de juros. A euforia inicial para uma queda brusca dessa taxa vai cedendo lugar ao cuidado que se faz nessa política de redução, onde a situação deve ser analisada com todo cuidado.
REDUÇÃO
No Banco Central a expectativa é que a inflação prevista para 2017 ficará abaixo das estimativas oficiais. Hoje, a projeção para a alta dos preços é de 4,43%, abaixo da meta inicial do governo que é de 4,5%. O dólar também caiu de R$3.36 para R 3.30.