Notas da Redação
DENGUE
A Vigilância à Saúde iniciou ontem as ações de mobilização contra a Dengue e as arboviroses em Mossoró que serão realizadas a partir das UBSs, das escolas e dos equipamentos sociais do município que constarão de palestras e rodas de conversas, além de atividades nas ruas.
MUDANÇA
Com a reação da população de Santana do Seridó e de municípios vizinhos, o governador recuou e determinou a localização de outro local para a construção dos dois presídios no RN. Agora é esperar que esse comportamento não se repita com os que habitam o Vale do Assú.
AGENTES
O governador Robinson encaminhará à Assembleia Legislativa, no prazo de seis meses, projeto de lei criando 530 novas vagas de agente penitenciário e um outro para a criação de 100 cargos na estrutura da Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania (Sejuc).
VIOLÊNCIA
A Câmara Municipal de Mossoró também agendou sua audiência pública para discutir a onda de violência que tomou conta de Mossoró. Será na próxima quinta-feira, 16, a partir de 14 horas. Foram convidados representantes dos três Poderes e de entidades de classe.
WILMA
Pelo Twitter, Wilma de Faria tranquiliza os amigos e diz que voltará à Câmara Municipal, onde atualmente exerce o cargo de vereador, “nos próximos dias para fazer o que mais gosto: trabalhar muito”. E agrade a preocupação e mensagens carinhosas que vem recebendo.
CASAMENTO
No site de omossoroense.com.br a notícia que, no Brasil, 3 milhões de jovens de 20 a 24 anos tiveram o matrimônio formalizado antes da maioridade. O número é o maior da América Latina e o 4º mais alto do mundo em valores absolutos.
HOMOAFETIVIDADE
O projeto que permite o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo terá nova e última votação na quarta-feira (15), na CCJ do Senado. Se aprovado e não houver recurso para o Plenário, seguirá para a análise da Câmara.
PARALISAÇÃO
Os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte v]ao paralisar suas atividades amanhã, dia 15 de março. É um movimento nacional em prol da PEC 308/04 que cria a polícia Penal no âmbito da União, dos Estados e do Distrito Federal.
CHUVAS
A EMPARN confirma que, para os próximos dias, a previsão é de continuidade das pancadas de chuva, por conta da diminuição da pressão atmosférica, a presença da Zona de Convergência Intertropical e a umidade do ar mais forte. Ainda bem.
CONDENAÇÃO
No Paraná, o juiz Bento Luiz Moreira foi condenado a pagar R$ 12 mil à União referente a indenização por danos morais que um trabalhador rural ganhou contra o governo federal. Em processo trabalhista, o magistrado se recusou a prosseguir com a audiência porque o lavrador estava de sandália o que “atentaria contra a dignidade do judiciário. ”
AUXÍLIO
A Advocacia-Geral da União encaminhou ao Supremo Tribunal Federal parecer contrário ao pagamento de auxílio-moradia a procuradores, a promotores e a membros do Ministério Público por considerar que o auxílio estaria burlando o teto do funcionalismo público.
ECONOMIA
Apesar da crise política, a economia brasileira continua dando sinais positivos de recuperação, ainda que de forma lenta. A queda gradual da inflação poderá levar o Procom, na reunião do próximo mês a determinar a queda de mais um ponto na taxa de juros.
REFORMA
Também por conta da crise, com inúmeros pedidos de inquéritos e políticos investigados, o presidente Michel Temer tomou a iniciativa e reunirá os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, do Senado, Eunício Oliveira e do TSE Gilmar Mendes para discutir a reforma do sistema eleitoral e financiamento de campanha.
MILITARES
A reforma da previdência está promovendo uma corrida dos militares para a reserva remunerada. Em Brasília, passa de 10% da tropa os que já adotaram essa medida. Nessa condição passam para a reserva, mas podem ser recontratados para o serviço.
TEMER
A Procuradoria-Geral da República deverá iniciar hoje a entrega dos pedidos de investigação dos denunciados as delações da Odebrecht. O presidente Temer vai tentar mostrar que o governo não vai parar por com a revelação das delações que atingem em cheio o PMDB.