Notas da Redação
PAGAMENTO
A prefeita Rosalba Ciarlini confirmou o pagamento do funcionalismo para o próximo dia 31. Desde o início de sua atual administração Rosalba vem priorizando a folha salarial dos servidores municipais, além do equacionamento de dívidas deixadas pela gestão anterior.
SALÁRIOS
Diferente do que acontece com a prefeitura de Mossoró, o governador Robinson Faria não consegue administrar o pagamento da folha dos servidores estaduais. No final de julho, a Secretaria de Planejamento ainda não sabe quando quitará totalmente o mês de junho.
BURACOS
A prefeitura de Mossoró já recuperou mais de 20 mil metros quadrados de pavimentação a paralelepípedo e 8 mil de pavimentação asfáltica, mas ainda há muito a reparar. Com 12 equipes trabalhando na área, serão necessários R$ 6 milhões para alcançar toda a cidade.
MUDANÇA
Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e marido da deputada federal Zenaide Maia assinou ficha de filiação ao Partido da Mulher Brasileira. A saída de Jaime do Partido da República sinaliza o afastamento do casal com o cunhado/irmão ex-deputado João Maia.
PESAR
A coluna registra os falecimentos e se solidariza com os familiares de Francisco Jerônimo Lobato, ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró e de Francisco Germano Filho, ex-prefeito da cidade de Rodolfo Fernandes, eleito por cinco vezes para administrar o município.
POSSE
O suplente de deputado estadual, ex-vereador Adão Eridan, por intermédio do advogado Armando Holanda Leite, interpôs mandado de segurança com pedido de liminar no TJ-RN para assumir o mandato do deputado Ricardo Motta, afastado do cargo pelo MPRN.
TWITTER
O presidente Michel Temer tem utilizado as redes sociais para se comunicar com os brasileiros. Ontem, comemorou a redução da taxa de juros e postou “juros abaixo de um dígito pela 1ª vez em 4 anos. Menor inflação em uma década. Estamos mudando o Brasil para melhor”.
PREVISÃO
A decisão de baixar um ponto percentual na taxa básica de juros era esperada pelo mercado. Os analistas acompanham com interesses os próximos passos do Banco Central, diante da crise política e pressões inflacionárias por conta da alta de impostos e o risco de o governo não cumprir a meta fiscal de 2017.
ECONOMIA
Sem apoio popular e perdendo gradativamente a aliança política que o sustenta desde a posse na presidência da República, Michel Temer sabe que está no sucesso da economia sua maior chance para enfrentar os desafios que fragilizam sua permanência no poder.
LULA
A assessoria do ex-presidente Lula confirma para o próximo mês de agosto sua vinda ao Rio Grande do Norte. Sem data definida, Lula visitará Mossoró e Currais Novos e será acompanhado pela presidente nacional do partido, senadora Gleise Hoffmann.
REFORMA
Na próxima semana, quando retomar as atividades após o recesso parlamentar, o Congresso priorizará a votação da reforma política. Se as propostas que estão sendo discutidas não forem votadas até o final de setembro as novas regras não valerão para as próximas eleições.
DIFICULDADES
Os parlamentares consideram por demais polêmicas três pontos que precisam de negociação: as novas regras para a escolha de vereadores e deputados, o fim das coligações nas eleições proporcionais e a cláusula de barreira para o funcionamento dos partidos.
DEPUTADOS
Não parece difícil ao presidente Michel Temer conseguir que 172 deputados federais votem para impedir que a denúncia do Ministério Público Federal seja aceita pela Câmara. Pelas contas do Palácio, Temer tem garantido o voto favorável de 25º deputados.