O DECLÍNIO DA POLÍTICA BRASILEIRA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

O DECLÍNIO DA POLÍTICA BRASILEIRA - (Artigo da Semana) – [email protected]

O DECLÍNIO DA POLÍTICA BRASILEIRA

A política brasileira é feita de amadores, corrutos, aproveitadores, demagogos, trapaceiros, e com raríssimas exceções, pessoas bem-intencionadas, que logo são engolidas pelo sistema. Além da república infectada, ainda temos uma justiça deselegante, parcial, com privilégio que querem manter a qualquer custo.

Para qualquer lado que olhemos, a única coisa que fica perceptível na política brasileira é o aumento da corrupção, do recebimento de propina, do desvio das verbas públicas e pior, o acobertamento dos corruptos pelos que deveriam proteger a população carente e os abandonados sociais. Todavia, o sistema se mantém de pé, desvirtuando toda a ordem moral e social. O que vem confundir a cabeça dos nossos jovens que passaram a acreditar na impunidade.

Sinto vergonha da diversidade de escândalos que são encobertos, aplaudidos pela mídia e por leis fracas, que estimulam o mau político a cometer crimes. Pois, eles, os políticos, que deveriam representar com honra o país, são, na verdade, na maioria, transgressores das regras sociais e morais, corruptos no sentido verdadeiro da palavra. E o bom exemplo da adequada conduta moral e social, que é obrigação de todos, ficam enterradas na lama.

Bem sei que a alma humana, quando não está preparada para as coisas eternas, age de forma doentia e perversa. Visto que a material ainda atrai com grande força os fracos de espírito, que deixaram brechas para corromper outras almas e para destruição permanente. E estas almas, doentes, são levadas ao mar da maldade, do egoísmo, da prepotência e do uso do poder para benefício próprio, dos familiares ou de terceiros.

No entanto, a lei, sinônimo de liberdade, é usada para destruir o melhor de um povo, que é a democracia. E o dinheiro público, nosso erário, que deveria servir para socorrer os pobres, é transformado em propina, todos os tipos de corrupção e pior, levando pais à miséria suprema.

É vergonhoso, doentio e assustador ver uma nação como a nossa mergulhada em trapaça, corrupção, descaso, abandono, esquemas de fraudes que envolvem todas as áreas. Como judiciário, executivo e legislativo. Os tais, que têm a obrigação de zelar pela coisa pública, apenas buscam destruí-la.

O descredito com os políticos e com as políticas públicas é tão grande que interfere na arrecadação dos impostos, que se diga de passagem, estamos cansados de tantos impostos, sem retorno social para o povo.  Cansados de ver tanta impunidade judicial para quem comete atos de corrupção e desvios de conduta, o que levou o povo a acreditar que a prática do mal, da conduta reprovável, da trapaça, da corrupção e do mau-caratismo é compensatória, pois os políticos nunca são punidos de maneira adequada. Ou quando algum justo juiz da nossa justiça os puni, logo são lançados fora da justiça e tratados como inimigos da democracia e do povo. E desta vez o império da corrupção e do mal cresce de forma avassaladora no seio da sociedade.

É chegado o momento da população, da massa mesmo, passar a esta a favor de projetos que limpe a nação, em todas as instâncias. Começando pelas promessas de campanhas que nunca formaram ou serão cumpridas. Porém, a justiça fecha os olhos assim como o povo e novamente elege os mesmos mentirosos e suas promessas desvairadas.

Portanto, é primordial que estabeleçamos aos políticos contemporâneos uma transformação no seu procedimento moral/ético, visando uma nova obrigação real em relação ao interesse público, visto que assemelha a uma meta inalcançável, tornar a política um serviçal do povo. Por outro lado, o fundo do poço político e jurídico parece não ter fim. E, dia a dia, a sua degradação vem se acentuando com escândalos e mais escândalos e a cara de pau de muitos políticos e do judiciário ao dizer que tudo está bem.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário