O perfil de Joe Biden de frente para o Capitólio

Os dias e dias de ansiedade marcados pela contagem dos votos de Joe Biden, deram lugar a uma onda de alegria. Os democratas puderam, finalmente, respirar de alívio com o anúncio da vitória a 7 de novembro de 2020. A ascensão de Joe Biden até topo da política dos Estados Unidos contrasta fortemente com a do antecessor – foi uma ascensão segura e constante nas fileiras do partido.

Nascido em Scranton, na Pensilvânia, e de origens humildes, Biden formou-se em direito e trabalhou pouco tempo como advogado antes de se dedicar à política. Transformou-se num dos mais jovens senadores do país numa vitória surpreendente em 1972 – que marcou o início de uma carreira de quatro décadas no Capitólio.

Uma carreira que quase descarrilou devido a uma tragédia – a sua primeira mulher Neilla e a filha Amy morreram num acidente de viação, poucas semanas depois das eleições para o senado.

Anos depois, em 2015, Biden volta a ficar de luto com a morte do filho, Beau Biden , devido a um tumor cerebral.

Depois de uma candidatura presidencial mal sucedida em 1987, Biden tentou novamente 20 anos depois, mas foi eclipsado por um adversário com um carisma de exceção. Mas Barack Obama valorizou a experiência do colega mais velho e escolheu-o para ser o número dois, aos comandos do país dizendo ainda que Bidem é “o melhor vice-presidente que os Estados unidos já tiveram”.

Implacável, Biden entrou na corrida novamente. Em 2020 aceitou oficialmente a nomeação como candidato do Partido Democrata a presidente dos Estados Unidos.

Deixe um comentário