OBVIO aponta 18 Homicídios no último final de semana no RN
O Observatório da Violência do RN, Instituto Marcos Dionísio Medeiros Caldas, também grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPQ e ligado à UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Àrido), divulga mais um boletim dos dados do final de semana.
Com 18 homicídios no final de semana, o Rio Grande do Norte chega ao número de 126 mortes matadas nas 3 primeiras semanas de 2018, apresentando uma média diária de 6 homicídios por dia, num percentual de 12,5% de redução em relação a 2017 devido à grande alta decorrente do Massacre de Alcaçuz acontecido no dia 14 daquele ano.
A despeito do nível mediano de ocorrências nesse final de semana, a criminalidade homicida continua protagonizando o cenário da criminalidade, alterando a espacialidade das ocorrências que se concentraram na Região Metropolitana com 11 casos (64%), principalmente em Natal com 8 casos (47%) e São Gonçalo do Amarante com 2 (11%), mas também registrando um caso em Parnamirim (6%). Além disso, Mossoró, na outra extremidade do estado, continua apresentando alta com 2 (11%) casos nesse final de semana.
Todos os crimes foram cometidos com arma de fogo e nenhuma mulher foi assassinada nesse final de semana.
Sem nenhuma política de segurança pública e sem estratégias de redução de homicídios, a atual gestão acumula a 15,6% entre 2015 e 2018 e resta ao povo potiguar continuar torcendo para que essa desaceleração aparentemente sazonal de -12,5% continue pelas próximas semanas e meses de 2018.
Obs.: Esse levantamento encerrou às 7h30m e podem ter ocorrido outros homicídios no período que não chegaram ao conhecimento do OBVIO até o momento do fechamento desse relatório.