Pacientes mossoroenses aguardam insulina Lantus há mais de um mês
Pacientes mossoroenses com diabetes e que dependem da insulina Lantus aguardam pelo medicamento há mais de um mês. A Secretaria Municipal de Saúde informou que fez o pedido da insulina, que deveria ter chegado no dia 15 deste mês, mas, até agora, o medicamento não está disponível para os mossoroenses e nem há uma previsão de quando chegará.
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, o fornecimento dos demais tipos de insulina, como a humalog, por exemplo, já foi regularizado, mas o caso da Lantus exige ainda a contribuição do Estado e da União, o que não tem ocorrido.
“Há uma ação judicial que determina que o município, Estado e União custeiem, juntos, a compra da lantus. Porém, a prefeitura tem arcado sozinha com a compra do medicamento. A Procuradoria Geral do Município estuda fazer judicializar a questão para garantir o repasses estadual e federal”, informa a assessoria.
Atualmente, Mossoró conta com 450 pessoas cadastradas para receber a Lantus. Cada frasco da insulina, contendo 10 ml, custa mais de R$ 300.