Padilha defende parceira para produção da vacina contra a Covid-19, com fortalecimento do SUS e das suas instituições públicas

O ex-ministro da Saúde do governo Dilma e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), em artigo divulgado neste sábado (13), comemora a parceira promissora entre o Instituto Butantan, uma instituição pública, com a empresa afiliada da Estatal Chinesa Grupo Farmacêutico Nacional da China para o desenvolvimento de uma vacina contra o cornonavírus. “Embora saibamos que necessita de estudos, a parceria mostra a importância do desafio do desenvolvimento de uma vacina que é fundamental para o enfrentamento da covid-19. Esse acordo precisa ser saudado”, afirmou.

Padilha destacou a importância do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e de instituições estatais públicas a ele ligadas, como o Instituto Butantan. “Aliás, o Instituto Butantan só é chamado para um acordo como esse por conta do fortalecimento que recebeu ao longo dos governos Lula e Dilma, tornando o Brasil a ser reconhecido como um produtor global de vacinas de interesse em Saúde Pública com a ampliação do Programa Nacional de Imunização e garantia de que todas as vacinas recomendadas pela OMS estivessem no calendário vacinal do SUS para a população”.

Na avaliação do parlamentar, um ponto que pode fazer a diferença neste acordo é que os grupos estatais chineses vêm declarando que suas descobertas contra a covid-19 serão bens públicos. Ele citou o projeto de lei (PL 1462/2020), de sua autoria em parceira com deputados dos mais variados partidos, em tramitação na Câmara, que garante o licenciamento compulsório dos medicamentos e vacinas que venham a ser descobertas para covid-19. “Essa é uma vitória do público e da saúde pública. E que esse acordo seja de fato para a produção de uma vacina eficaz para se tornar uma vitória da defesa da vida de todos os brasileiros e brasileiras”.

Deixe um comentário