Pane elétrica na área do SAMU Mossoró foi causada por uma pipa, informa Cosern
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia elétrica registrada das 19h22 às 21h47 na região onde está localizado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Mossoró no sábado, 17, foi ocasionada pela presença de uma pipa na rede elétrica. Com a chuva, o objeto produziu um curto circuito e fez com que o alimentador que atende a região fosse desligado, como medida de segurança.
Em nota, a Cosern destaca que, em casos de serviços de extrema importância para a população, como é o telefone 192 do Samu, a companhia aconselha que os órgãos responsáveis mantenha um gerador próprio, como medida de segurança para não interromper os serviço.
Já em relação ao incidente com a pipa na fiação, a Cosern orienta a população a procurarem espaços abertos, longe da fiação, e, em caso de acidente, ligar para a companhia.
“A Cosern reforça o alerta dos riscos de soltar pipa perto da rede elétrica. As crianças precisam ser orientadas a procurarem lugares abertos e espaços livres tais como praias, campos de futebol, praças e parques. Se a pipa enganchar na rede elétrica, o brinquedo não deve tentar recuperá-la de forma alguma, para evitar risco de choque elétrico. A orientação é pedir ajuda no telefone 116 para que a pipa seja retirada da rede e evite ocorrências como a do último sábado”, desta a Cosern em nota.
Ocorrências em período de chuvas
A Cosern declara que possui um plano de manutenção preventiva do sistema elétrico como forma de minimizar as interrupções de energia em todo o Rio Grande do Norte. Porém, no período de chuvas, o sistema fica um pouco vulnerável, face à exposição que sofre às descargas atmosféricas, comuns neste período do ano. Quanto mais severas forem as descargas atmosféricas, mais danosas elas podem ser ao sistema elétrico.
Outro fator que costuma causar problemas à rede elétrica é o processo de limpeza da sujeira que se aloja nos componentes da rede elétrica, principalmente nas primeiras chuvas.
“A Cosern trabalha de forma preventiva para minimizar os efeitos das descargas atmosféricas na rede elétrica fazendo manutenção no seu sistema de para-raios e promovendo lavagem nas principais subestações, em linhas de transmissão e de distribuição, principalmente aquelas que tem grande interferência das intempéries naturais, tais como salinidade e vento, fatores naturais que produzem acúmulo e aderência de sujeira nos componentes da rede elétrica”, ressalta a companhia.