Parque Municipal recebe em média três mil pessoas por semana
O Parque Municipal Maurício Oliveira recebe em média três mil pessoas por semana. A informação é da diretora do local, Raphaela Araújo. As visitas mais frequentes são de escolas públicas e particulares, que realizam atividades de campo com as crianças.
Raphaela explica que com os estudante é trabalhado no Parque o projeto EducAmbiental, que consiste em explicações sobre o bioma brasileiro e local, plantas nativas e introduzidas, suas funções, animais predominantes no parque, entre outros.
“Falamos sobre a fauna predominante, que são os saguis, tejos, iguanas, raposas, diversidade de pássaros. Explicamos a diferença entre mata e vegetação, explicando que a nossa vegetação é do tipo herbácea, que por isso não pode ser retirada, porque ela protege o solo e serve de proteção para a microfauna”, destacou.
Além disso, também é mostrado um pouco do trabalho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), que funciona no mesmo local. “Falamos sobre os três órgãos ambientais e a função da Prefeitura quanto a essas questões no município”, continuou a diretora do Parque.
O agendamento para as visitações pode ser feito através do telefone 9 8850-9824. “Para agendar é necessário um ofício, cujos dados são fornecidos de forma simples, apenas para termos um controle de frequência”, destacou.
De segunda a sexta-feira, o funcionamento é a partir das 5h, e a partir da publicação do estatuto funcionará até às 18h.
“Nos finais de semana também temos funcionamento, mas devemos chamar atenção com relação a eventos. É necessário que as pessoas interessadas entrem em contato para fazer o agendamento e também precisa de um Termo de Autorização de Uso, que é o que informa que às pessoas devem fazer a limpeza do local utilizado, pois o que acontece é que as pessoas fazem o evento e deixam o parque todo sujo”, concluiu.