Penitenciária de Alcaçuz registra segunda tentativa de fuga em menos de 24h
Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz tentaram fugir mais uma vez na madrugada desta terça-feira, 03 de maio. A direção da unidade informou que, por volta das 4h 40, um grupo de apenados saiu do pavilhão 3 e tentou escapar por um buraco escavado próximo ao muro da unidade, mas os policiais militares que trabalham nas guaritas perceberam a movimentação e impediram os homens de fugir.
Esta foi a segunda tentativa de fuga de Alcaçuz nas últimas 24 horas. Na segunda-feira, 02 de maio, três detentos ainda conseguiram escapar e chegar ao lado de fora da unidade prisional, mas foram recapturados por policiais.
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz é a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte e fica no município de Nísia Floresta. A unidade já registrou uma série de fugas e tentativas frustradas de escapar desde o ano passado, planos que são facilitados por deficiências na segurança e na iluminação da Penitenciária.
Somente este ano, 188 detentos já fugiram e outros 10 morreram dentro de unidades prisionais potiguares. O sistema está em calamidade pública desde o ano passado e, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), as depredações de revoltas e danos causados durante fugas já custaram mais de R$ 7 milhões ao Governo do Estado desde março de 2015.