Presidente Getúlio outra vez em Mossoró – Wilson Bezerra de Moura
De certo encontramos uma resposta para nossa curiosidade ao pesquisar o passado mossoroense. É que o governante Getúlio Vargas, depois de 17 anos que esteve em Mossoró, em 17 de agosto de 1950, retornou a esta cidade em missão politica, propagando sua campanha à Presidência da República.
Desta vez Getúlio Vargas se fez acompanhar de forte comitiva de deputados, entre estes Batista Luzardo, Rui Almeida e Gurgel do Amaral. Na comitiva constava a presença do seu guarda-costas pessoal Gregório Fortunado, cuja figura de destacada influência no seu governo, responsável pelo mar de lama que enxovalhou a política do Catete, terminando com crime dos Torneleros, que culminou com o suicídio do presidente Getúlio em 25 de agosto de 1954, pondo fim a uma história de relevante significado para a nação brasileira, porquanto o presidente fora antes na politica social em benefício do trabalhador brasileiro, só como exemplo a Consolidação das Leis Trabalhistas, em defesa do proletário, e criou a infraestrutura da indústria nacional com a Siderúrgica, em 1940, quando do bom relacionamento com a política do ex-presidente Winston Churchil, presidente americano.
Outro político influente nacionalmente que visitou Mossoró por várias vezes, a primeira em 08 de abril de 1949, foi o Papa-Jerimum das Rocas, como disse Lauro da Escóssia, quando postulava sua candidatura ao Governo do Estado, na condição de presidente do Partido Social Progressista (PSP), outra vez esteve em Mossoró na campanha em favor da candidatura ao Governo do Estado, Dix-sept Rosado e numa outra ocasião veio a Mossoró para receber o político Ademar de Barros, que vinha de Fortaleza para Natal, além de outro visitante a esta terra de Santa Luzia, quando de sua candidatura a Vice Presidente da República em 03 de Setembro de 1950, na chapa do presidente Vargas e foi eleito, Café Filho chegou à presidência da República quando da morte de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954.
Temos notícia que o Vice-presidente da República na chapa de Juscelino Kubitschek de Oliveira, João Belchior Goulart, também esteve em Mossoró. Em uma delas visitou como Ministro do Trabalho, outra para inaugurar a Rádio Rural de Mossoró. Sim, são fatos registrados pela história e que confirma ser esta o relato de acontecimentos marcantes numa sociedade organizada.