Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

Segundo o governo russo, a trégua deve começar a partir das 18h (horário local) deste sábado até às 00h de segunda-feira (21).

 

A Ucrânia ainda não se manifestou sobre o anúncio da Rússia.

 

“Com base em considerações humanitárias… o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Ordeno a suspensão de todas as atividades militares durante este período”, disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em uma reunião no Kremlin.

O governo russo declarou esperar que Ucrânia faça o mesmo e as ações de Kiev durante esse período mostrarão a disposição do país para “uma solução pacífica para a guerra”.

“Presumimos que a Ucrânia seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, bem como quaisquer ações agressivas”, acrescentou Putin.

 

O líder do Kremlin continuou afirmando que Moscou “sempre esteve pronta para negociações” e agradeceu países que buscam o mesmo, citando EUA e China.

 

O Ministério da Defesa russo afirmou ter dado instruções sobre o cessar-fogo a todos os comandantes de grupos na área da “operação militar especial”, o termo usado para a guerra.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

O conflito na Ucrânia, que começou com a invasão russa em larga escala em fevereiro de 2022, continua sendo marcado por violência e mortes de civis.

 

Recentemente, dois mísseis balísticos russos atingiram Sumy, no norte da Ucrânia, matando 34 pessoas e ferindo 117. Este foi o ataque mais mortal na Ucrânia neste ano.

 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky condenou veementemente a ofensiva e fez um novo apelo por mais ações contra Moscou. Ele também pediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, visitasse a Ucrânia. Zelensky expressou dúvidas sobre o apoio contínuo dos Estados Unidos a longo prazo, embora reconheça que os EUA são um parceiro estratégico.

 

Deixe um comentário