Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Quando olhei para cruz, meu coração foi ferido pelo teu amor, vendo ali tão aflito, tu por mim chamado”. (Teólogo Ricardo Alfredo)

______________________________________________________________________

DIAS DIFÍCEIS PARA A VERDADEIRA FÉ

Avisa do apóstolo Paulo: “Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de piedade, todavia negando o seu real poder. Afasta-te, portanto, desses também. Porque são pessoas assim que se intrometem pelas casas e conquistam mulheres insensatas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos”. (2 Timóteo 3:1-6)

Chegamos a esses dias. Dias escuros e sem túnel de saída, pois a sociedade humana fracassou na sua busca. Busca essa que vem culminando com a derrocada de tudo que é espiritual em disparada atração por tudo que supérfluo e material.

A fé de modo geral tem sido trocada pela emoção instantânea, ou mesmo pela religiosidade ser razão. A fé que nos curava no interior, apenas assemelhasse a fé institucional. Semelhante a fé dos dias de Cristo, sem resultado nem transformação de vida. E por isso, é o salvador foi tão combativo aos fariseus, que apenas ditavam a fé sem caminhar por ela, ou viver nela.

Em nossos dias é surpreendente a manipulação da fé através do meios de comunicação. Pregar o evangelho é uma coisa, ensinar o ódio, o rancor e o desprezo por que pensar diferente é outra. É urgente combate com inteligência a loucura de alguns, que pensam que são porta voz de Deus e somente a eles deus falar. O Espirito Santo, está atento para quem realmente tem chamado e estes, nesta geração sem rumo, tem alertado para não desafiarem o poder e presença do santo Espirito com falsas promessas usado o nome do Eterno.

Quando estamos atentos a voz do Espirito Santo, as coisas mundanas ficam mais fácil de perceber, por exemplo; pedido de doação usados usando os meios de comunicação em massa, tais como TV, rádio, Jornais, revista s e outros, deveriam ser proibido por força da de lei Para protege o incauto e o pobre das mazelas materialistas, pronunciada pelos falso mestres da fé.

O uso da fé para pedir doações tem chegado ao exagero de tal modo que alguns prometem curas, salvação, e riquezas. Outro grande perigo desta modalidade de pedido é que não tem controle, quem pode garantir que em meios a esses depósitos, quase sempre de boa-fé, um espertalhão esteja lavando dinheiro de propinas, trafico e outros crimes em conluio com falsos mestres da fé?

Dias difíceis, grande pregadores associados a corrutos de carteirinha, guerra pelo poder no meio das instituições cristãs, associação com políticos corrutos e pior apresentando-os no meio do povo de Deus.

Este é um dos motivos que devemos a cada dia sermos mais prudentes. As escrituras já nos diz que devemos ser prudentes como as serpentes e de olhos bem abertos para percebemos as astutas ciladas do inimigo de Deus aos colocar lobos no meio do povo santo.

Declara a Jesus Cristo no livro de Mateus: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. (Mateus 10:16) 

Então, em nossos dias, devemos tomar cuidado com destino de nossas doações generosas, pois a mesma pode ter caminho diferente daquele esperado por todos nós.

Temos visto na TV e nos jornais o envolvimento e a promiscuidade de muitos que a si mesmo afirmam serem portadores da mensagem divina. Para nossa surpresa, eles estão envolvidos com sistemas políticos corrutos e com projeto de poder. Se você deseja ajudar na evangelização, dos pobres, dos doentes procurem uma instituição seria, não é difícil encontrar pessoas com boa intenção de socorrer a quem sofre. Só assim você vai conseguir ver o destino correto de sua contribuição.

Sendo assim, o seu dinheiro ganho através de seu suor e do seu trabalho não cairá nas mãos destes falso mestres da fé. Que utilizam a fé e o sofrimento do seu semelhante como isca para obter vantagens indevidas.

 

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃ

 

O Poder de Jesus (Grande Amor) – Luiz de Carvalho

Se no mundo te sentes cansado

Enfardado também de viver

Se alegria não tens na tua alma

Confessa que sempre Jesus tem poder

Ele chama e socorre o aflito,

Que esperança no mundo que não tem

Ele quer te salvar meu amigo

Evitar o perigo, por que tu não crês?

 

Grande amor, Deus por ti revelou

Em Jesus que tuas culpas pagou

Quantas vezes foi Ele humilhado

Não sendo o culpado, pois nunca pecou

 

Se no mundo o cristão vai chorando

Tropeçando com o peso da cruz

Se com fé persistir caminhando

Terá pela frente um caminho de luz

Eis a grande esperança do crente

E de quantos confiam em Deus

Jesus Cristo é o amigo excelente

Que salva, perdoa conduz para o céu

 

A.D. MOSSORÓ-RN

1

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Evangélicos fazem marcha contra construção de templo católico em área tombada

2- Morre pastor Samuel Munguba, aos 92 anos

3- Candomblecistas invocam entidades e pedem que igrejas “não se apossem do estado”

4- Crise econômica leva Silas Malafaia a diminuir ritmo de obras de novos templos da ADVEC, diz jornalista

5- Australianos criam fundo para ajudar cardeal acusado de abuso sexual

6- Presença do feminismo nas igrejas é armadilha para desviar mulheres, alerta

Marisa Lobo

7- Deputados e senadores debatem fim da imunidade tributária a entidades religiosas

8- Papa Francisco destitui cardeal conhecido por criticar posições do pontífice

9 -Juiz mantém prisão de pastor acusado de abusar de duas menores

10- Decisão judicial reconhece eleição da CGADB e autoriza posse dos eleitos

11- Estado anula doação de terreno de 8 mil m² para igreja Assembleia de Deus

12- Mark Zuckerberg diz que o Facebook se tornou a nova igreja

13- Congresso homenageia Igreja Universal pelos 40 anos de sua fundação

14- Marco Antônio Villa defende cobrança de impostos para igrejas

 

PERFIL AMOL

Academia Mossoroense de letras – AMOL

 2

Nasceu em Pau dos Ferros – RN, no dia 22 de Janeiro, Sátiro Cavalcanti Dantas, filho do Senhor João Fernandes Dantas e Dona Erondina Cavalcanti Dantas. Tem como formação academia o seu chamado para o sacerdócio, tendo porem outras formações como: professor, advogado.

Sátiro foi seminarista da Central Nossa Senhora da Conceição, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1949, onde fez o Curso de Filosofia, concluindo em 1951.

Busca das verdades eternas, partiu para a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma até 1954, cursando a Teologia Dogmática, na “Universidade do Papa”. Concluído o Curso retorna ao Brasil, em 1955, e retorna à cidade de Mossoró, em 28 de novembro do mesmo ano.

Ao volta sua terra amada, Brasil, na Fundação Pe. Ibiapina, em Sousa – PB, que Pe. Sátiro constrói sua formação em Ciências Jurídicas, de 1974 a 1977.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, de caráter dinâmico, especializa-se na área de Sociologia, Curso de Pós-Graduação, promovido pelo MEC / DAU / CAPES / FURRN, em Mossoró de 3 a 29 de julho de 1978, cumprindo atividades da segunda etapa do curso de 15 de janeiro a 22 de fevereiro de 1979.

Participa também de Cursos de Aperfeiçoamento, de Extensão Universitária, em Seminários, Congressos e Simpósios.

Na área educacional, Participou ativamente da estadualização da FURRN, hoje UERN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte quando ocupava o cargo de Reitor da Fundação Regional do Rio Grande do Norte.

Foi professor do Colégio Diocesano Santa Luzia e desde 1961 atua como diretor desta Escola, também foi professor na Escola Normal de Mossoró, no Ginásio Sagrado Coração de Maria, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mossoró da FURRN, e professor de Direito na UERN. Exerceu magistério durante 43 anos.

Foi Diretor da Faculdade de Educação da FURRN, membro do Grupo Fundador da Universidade regional do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Universitário da FURRN, Diretor Fundador do Ginásio Centenário de Mossoró, Diretor Fundador da Escola 13 de Junho, Presidente da Escola Ambulatório Cardeal Câmara, Diretor Fundador da Universidade Infantil de Mossoró, Presidente da Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte – FUNSERN, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, membro da Academia de Letras de Mossoró.

Imortal das academias: academia Mossoroense de letras – AMOL na cadeia 11 e na academia de ciências jurídicas e sócias de Mossoró – ACJUS.

Um exemplo de fé e humanidade, Sátiro Cavalcanti Dantas. Que sua jornada percebeu que não fica bem agente passar e outro passar necessidade. Ainda mais quando se saber o que fazer e não se faz. Como fruto do amor de Cristo e fruto do seu compromisso, vem lutado toda a sua vida em favor dos mais pobres do povo. Parabéns bom amigo, sua luz nos ilumina.

 

PENSAMENTO II

“Quando as águas forem turbulentas, eu sei que tu meu Senhor Cristo, es a minha ponte sobre elas”. (Teólogo Ricardo Alfredo)

 

CONGRESSO NACIONAL VAI DEBATEM FIM DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA A ENTIDADES RELIGIOSAS

3

Foto: Google

Uma proposta de iniciativa popular que está em análise no Senado Federal pode pôr fim à imunidade tributária das entidades religiosas de todo o país. A iniciativa é da internauta Gisele Helmer, residente no estado do Espírito Santo, e publicada em 2015 no portal E-Cidadania do Senado

A consulta obteve mais de 20 mil apoios e passou a ser analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Para tratar desse assunto, a Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso e o Senado Federal realizaram na última sexta-feira (30), uma audiência pública, no auditório Milton Figueiredo.

A matéria, SUG 2/2015, em tramitação no Senado, chama atenção e já conta com 277.559 mil votos. Desse total, 140.311 mil apoiam a proposta, e 137.248 mil são contrários ao fim da imunidade tributária das igrejas.

O relator da proposta no Senado é o mato-grossense José Medeiros (PSD). Esse assunto é polêmico e, por isso, será discutido em um ciclo de debates pela Comissão de Direitos Humanos do Senado.

“A matéria é extremamente técnica, por isso vai ser debatida exaustivamente”, disse. Segundo Medeiros, se fosse fechar o relatório hoje, seria “pelo arquivamento”,

Constituição Federal

A imunidade de pagamento de impostos por instituições religiosas está prevista na Constituição de 1988, artigo 150, que define que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios são proibidos de instituir impostos sobre “templos de qualquer culto”. A SUG 2/2015 propõe a alteração desta definição, dessa forma, locais de culto, por exemplo, passariam a pagar Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). (Fonte: Mídia News)

 

SAÚDE E VIDA

Pesquisa da faculdade de medicina afirma que: Dormir demais é mais prejudicial à saúde do que dormir a menos, dizem estudos

Pesquisas sobre o sono sugerem que dormir oito horas por noite pode fazer mal à saúde.

O Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, afirma que estudos dos últimos dez anos indicam que este não é o tempo ideal de sono para se manter saudável.

“Houve cerca de 34 pesquisas – estudos epidemiológicos que acompanham as pessoas durante um tempo, envolvendo mais de dois milhões de pessoas, e que mostram de forma consistente que há uma relação entre duração do sono e mortalidade”, afirma.

De acordo como chefe da pesquisa, o nível mais baixo de mortalidade corresponde a sete horas de sono.

“Então, quando você dorme menos do que sete horas ou mais do que sete, há um aumento gradual no risco de mortalidade, com pessoas que dormem mais mostrando um aumento maior no risco do que as pessoas que dormem menos”, conclui os cientistas. (Fonte: BBC Brasil)

______________________________________

CONVITE

O Grupo Café&Poesia convida todos os amantes da leitura para a palestra LITERATURA POTIGUAR: GRANDES LIVROS DO SÉCULO XX.

Palestrante: Manoel Onofre Júnior

Dia: 08/07/2017

Horário: 9h30min

Local: Auditório da CDL (próximo ao Caiçara)

Após a palestra, será lançada em Mossoró a edição n. 51 da Revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

 

CENTRO TERAPÊUTICO NOVA VIDA

4

Em uma atitude de humildade e compromisso com Deus, o bom amigo e irmão Jarbas Miguel Fernandes Mariano (Coordenador do CTNV) parabenizou a Igreja em Mossoró pela visão de contribuir com a sociedade mossoroense através deste órgão que tem sido um instrumento de refúgio e refrigério para muitas famílias aflitas.

Com certeza o centro terapêutico nova vida é um sonho do pastor Miranda, homem bom e crente. Um daquele que agente ver Cristo em sua vida e ações. Parabéns a todos que fazer com amor simplicidade a verdadeira obra de Deus.

 

INFORMATIVO ACJUS

 5

Já está em circulação em sua terceira edição o Informativo da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró. O presidente da academia lançou em seu editorial um belo comentário sobre o mais novo imortal da academia brasileira de letras o escritor e diplomata João Almino que potiguar.

 

FOTOS HISTÓRICA DA ACJUS

Grande festa da ACJUS com presença de vários autoridades.

OS PRINCIPAIS DIREITOS DO TRABALHADOR

10

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal dar ao trabalhador brasileiro diversos direitos. Dentre eles podemos cita-las e mostrar e as regras para sua aplicação.

Carteira de Trabalho

É um documento obrigatório para o trabalhador. Este documento é o histórico do trabalhador, assim como nele fica registrada a caminhada profissional, servindo como base para que o trabalhador tenha acesso aos seus direitos.

Outra coisa importante é que a carteira de trabalho só pode ficar retida na empresa para ser feitas anotações, e sua permanência máxima na empresa é de 48 horas.

Jornada de Trabalho e Hora Extra

De Acordo com a Constituição Federal e os princípios que regem a CLT a Jornada de trabalho deve ser de 8 horas por dia, ou 6 horas corridas tendo no máximo, 44 horas semanais. O que passa disso, é avaliada como hora extra. O trabalhador deve saber que hora extra não é obrigatória, aceitar ou não fica a critério do trabalhador, entretanto existem caso chamados de força maior, assim deve ser observado caso a caso.

13° Salário

É salario a mais, diz alguns, entretanto o decimo terceiro são resquícios dos salários do próprio trabalhador durante o ano.

Férias

As férias também devem ser remuneradas. Depois de um ano de trabalho com carteira assinada, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias, que pode ser 30 dias corridos ou em dois períodos, nunca inferiores a 10 dias.

Esse benefício deve ser agendado em até 12 meses do aniversário de 1 ano de registro em carteira.

FGTS

Depósito pela empresa de 8% do salário bruto do trabalhador e tem como objetivo garantir uma reserva de dinheiro em momentos em que o trabalhador se encontrar em dificuldade, como demissão, diagnóstico de câncer, Aids, ou outras eventualidades.

Seguro-desemprego

É uma assistência em dinheiro dado ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa.

Vale Transporte

Deve receber adiantado para que possa propiciar a locomoção entre o emprego e a sua casa.

Abono salarial

É um benefício de salário mínimo a cada ano para quem possui uma renda mensal de até dois salários mínimos.

Licença-Maternidade

Licença de 120 dias remunerados às mulheres no pós-parto.

Assistência médica e Alimentação

Não são obrigatórios a empresa porém, aquelas que desejam o melhor para o seu fundiário devem utilizar. Como forma incentivo.

Aviso Prévio

Esta relacionado a quebra de contrato, a outra parte deve ser avisada com 30 dias de antecedência. Para quem tem mais de um ano na empresa, deve ser acrescentado 3 dias por cada ano trabalhado.

Adicional noturno

A remuneração deve ser 20% maior para pessoas que trabalham entre 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do próximo dia.

_______________________________________________________________

A VISÃO DE PAULO EM CRISTO

Cristo glorioso:

Paulo trata esta visão como uma revelação (αποκαλυψαι). Revelação do Cristo celeste, o “filho do homem”, o Cristo que se mostra a direita do Deus revestido de glória.

Cristo da parusia:

O outro ponto de vista que Paulo apresenta é a visão do Cristo esperado pelos cristãos. Sua visão antecipa a parusia e lhe permite anuncia-la aos pagãos. Cristo voltará e todos serão ressuscitados. Estes dois pontos de vista são complementares, a ressurreição exaltou a Cristo, colocou-o à direita de Deus e tudo isso em função da parusia.

 

 

REFLEXÃO DO DIA

Fé é acreditar no inacreditável, é crer no impossível, é acreditar que existe Deus, é acreditar que o Deus da Bíblia é o único Deus e que fora Dele não existe outro.

È acreditar que Ele é o Deus do impossível e acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus. É acreditar que Jesus é o filho de Deus, e que morreu e ressuscitou, e que vivo está.

E que o sangue de Cristo nos purifica de todos os nossos pecados, e que o nome de Jesus tem poder. Fé é acreditar que o Espírito Santo existe e Ele é uma pessoa, e está aqui no mundo para guiar os que crêem.

A fé é pedir  e ter a certeza que já recebeu, sem ter recebido. A fé é falar com Deus sem ouvir as Sua voz, e crer que está ouvindo. A fé é esperar pela promessa o tempo que for necessário. A fé é obedecer a Palavra, ser salvo pela Palavra, e ter esperança de vida eterna.A fé não é algo que vem da natureza humana, o homem não nasce com fé, ela é adquirida durante a vida. Rm. 10: 14 ao 17; Jd. 3; Rm. 12: 3.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11:1)