Ricardo Alfredo: Reflexões Teológicas

PENSAMENTO – uma geração doente
“O problema desta geração é que se preocuparam tanto com o exterior que o interior ficou vazio e sem sentido”. (Escritor: Ricardo Alfredo)
TROFÉU MILTON MARQUES DE MEDEIROS – Ricardo Alfredo

Na sequência da foto da direita para esquerda temos: o vereador e Ricardo Alfredo, este último ganhador do troféu Milton Marques de 2021 de destaque acadêmico cientifico. Para os que conhecem a honraria do troféu, surge a seguinte pergunta, qual o significado do troféu Milton Marques? Significa, sobretudo, uma iniciativa do Poder Legislativo para reconhecer quem se esforça em prol do conhecimento cientifico na cidade. O Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros, é uma forma de reconhecimento a quem se destacou no meio acadêmico na cidade de Mossoró.
Bom, mediante estes conceitos, quero, agradece aos vereadores em recolher este humilde servo do altíssimo Rei Universal para tamanha honraria. E assim, como sempre, o reconhecimento vem bordado de emoção e sinceridade. Certamente, o Rei universal tinha preparado este momento para quem tem sido pela vida um aguerrido silencioso. Pelejando mesmo diante dos encalços da vida. Isso me faz dizer todos os dias: Certamente, serie melhor hoje, do que fui ontem. Obrigado.
AGRADECIMENTO
A Academia Mossoró de Letras (AMOL), vem a público agradecer pela grande honraria dada ao nosso presidente o imortal Dr. Helder Heronildes e pela grande festa de aniversário que gerou diversas homenagens durante vários dias. Foi uma programação extensa, que sempre teve a frente o imortal dr. José Welington Barreto e equipe. Parabéns a todos.
COLUNA DIREITO DO POVO COM RICARDO ALFREDO
Todos os domingos no portal do RN, temos um pouco sobre como o direito atua no nosso dia a dia. https://portaldorn.com/jamais-esquecer/

OS ÚLTIMOS DIAS – na visão do apóstolo Paulo.
Lembre-se disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. As pessoas serão egoístas, amantes do dinheiro, orgulhosas e arrogantes. Elas falarão mal de Deus, desobedecerão aos pais, serão ingratas e não se incomodarão com as coisas de Deus. Elas não terão amor pelos outros, não perdoarão a ninguém, serão caluniadoras, não terão domínio próprio, serão cruéis e inimigas do bem. Elas também serão traidoras, atrevidas, estarão cheias de orgulho e amarão mais os prazeres do que a Deus. Elas farão de conta que são religiosas, mas rejeitarão o poder da religião. Afaste-se dessas pessoas! Eu digo isto porque entre elas se encontram aqueles que penetram nas casas e conseguem cativar mulheres que não têm qualquer controle sobre seus desejos. Estas mulheres estão cheias de pecados e são levadas por todo tipo de paixões. Elas estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam ao conhecimento da verdade. Assim como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, também estes homens se opõem à verdade. Eles são homens cujas mentes estão corrompidas e que falharam ao tentar seguir a fé. Mas não irão muito longe, pois todos perceberão que eles são uns tolos, assim como aconteceu com Janes e Jambres. (2 Timóteo 3:1-9)
ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.

Este é o palácio Milton Marques, erguido sobre fortes ombros de homens e mulheres valentes. Assim são os imortais da ACJUS. Parabéns presidente Welington e os grandes confreiros e confreiras.
PENSAMENTO – geração vazia
“Essa é uma geração sem amor, sem sensibilidade e sem bondade, e que zomba de quem ousar usar a palavra Deus”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)
REUNIÃO DA ACJUS NA CAMERA MUNICIPAL

O assunto tratado foi a inauguração odo palácio cultural Milton Marques e a apresentação do convite. Também foi apresentado as datas de inauguração e da sessão solene.
INFORMES DA ACJUS – Para se conseguir chegar, é preciso o primeiro passo!
Aos escritores componentes do nosso corpo acadêmico, e de outras academias, comunicamos que estamos recebendo (por doação), obras literárias dos senhores e das senhoras, logicamente, obras literárias em boas condições. Lembre-se que se você escreveu um livro e guardou dentro de casa, poucos saberão que você é escritor, e o mais importante: o papel histórico, social e transformador que esse livro poderia proporcionar a uma coletividade, jamais se concretizará. Temos um espaço só para os escritores das Academias ossoroenses e regionais. Solicitamos a doação de mais de um exemplar.
Também estamos recebendo por doação, em boas condições de uso: Cadeiras, mesas, bureau, estantes, jarros, quadros, obras de artes, etc. O PACMMM – encontra-se aberto de 7h as 18h – sem interrupção para almoço. Nós estamos com operários trabalhando lá, eles já foram instruídos a atendê-los. Só lembrando e amplificando: Dia 03/11/21 – 17h – Participação do corpo acadêmico na missa – (Catedral). Dia 04/11/21 – 18h – Inauguração oficial das instalações do PCAMMM. Apresentação da confreira Joana D’arc Fernandes Coelho ao piano. Dia 05/11/21 – 9h – Sessão Solene da Câmara Municipal – Dia 05/11/21 – 18h – Sessão Solene da ACJUS – no plenário da CMMM. Apresentação do Grupo INCANTO ACJUS. Indumentária completíssima. Horário de chegada as 17h45. DIA 06/11/21 – 10h15 – Programa Cultura e Cidadania em Debate – Rodada de Conversas sobre a ACJUS – FM 105. Quanto a Sessão da Assembleia, estamos aguardando a definição do dia, horário e local. Contatos: [email protected] Fone: 084.98868.4824. Sede: Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros – Rua Cleodom Almeida, 100, Bairro Abolição II – CEP 59619-500 – Mossoró – RN.
NOTA DE PENSAR

PENSAMENTO – visão
“Conseguimos sair das trevas do conhecimento e criamos a época da velocidade e da comunicação, e adentramos na época das trevas do preconceito, da ignorância, e da maldade com o nosso semelhante”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)
AMOL – História viva

Este são imortais na essência da palavra, visto transformaram a cidade e o estado do RN com suas ideias e ações. Eterno Vivas a AMOL.
101 ANOS DE CULTURAL E AMOR AO SABER

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia nasceu em 25 de setembro de 1920 Era o vigésimo primeiro filho de uma família numerosa. Em 1940 partiu para Lavras/MG para estudar agronomia, onde desenvolveu gosto pelos livros, as letras e a pesquisa. Concluindo o curso em novembro de1944, voltou para Mossoró. Para desenvolver atividades junto à empresa familiar que atuava na área de exploração de gesso e paralelamente começou a desenvolver um trabalho no campo cultural, que culminou com a criação da Coleção Mossoroense. Em 1940, com apenas 20 anos, publicou o seu primeiro livro, que recebeu o título de “Mossoró”. Seguiram mais de 200 obras voltadas para a antropologia e estudo das secas. Vingt-un esteve sempre presente em várias frentes de atividade cultural, tanto no município como no Estado. Foi professor fundador de três faculdades e idealizador da UERN, hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Fundador e duas vezes diretor da ESAM, hoje Universidade Federal Rural do Semiárido e professor Honoris Causa da UERN. Imortal da AMOL – Academia Mossoroense de Letras.
MOMENTOS ETERNOS

Da esquerda para direita, Pe. Sátiro, Ricardo e Laire, momento impar da vida onde o nosso querido irmão e amigo Laire nos conta uma história extraordinária e o Pe. Não suportou e caiu na risada. Estes são dias claros.
CONVITE ESPECIAL – ACJUS

HONRAR SEU PAI E SUA MÃE
Quando perdido em meus pensamentos, vejo que nas entranhas de minha alma, há uma saudável lembrança dos meus avós-pais. Duas pessoas que desde cedo me ensinaram o saudável caminho da educação e da generosidade. Generosidade essa que tem com fundamento legal a visão do que é eterno. E nada mais eterno do amor.
E é fruto deste amor ímpar, que cresci ouvindo as lições que conduz ao eterno saber, que são: faça o bem, copie a generosidade, tenha um coração manso e humilde e tema a Deus. São palavras que se fixara em minha mente e no coração e que na trajetória da vida, a cada dia, relembro e busco me concentra no neste alvo.
O alvo, algo maior que a própria vida, que nos faz caminhar refletido nesta longa estrada chamada saga pessoal. E a saga pessoal nos dar vida e é capaz de torna o coração cheio de esperança, esperança essa que reflete como a luz do sol, e que nos faz caminhar em busca da cidade que reluz como ouro, e que dar descaço a alma sofrida, o eterno lar a habitação dos que guerreiam pela vida e lutaram em busca de um momento de paz. E essa paz tão rezada por aqueles que nos ama, digo isto, dos meus avós-pais, que dia e noite ensinaram-me, a tem paciência, fé e esperança. Esperança essa que nos levou mais a diante e nos revelou o que sonda o Eterno fanal no ser humano, que é: honrar teu pai e tua mãe, pois isto, agrada ao eterno Juiz dos mundos, (Deus).
Vocês, amigos leitores, que ao ler este simples texto, com certeza, escuta a minha voz ao contar-lhe a visão predominante do eterno Rei do universo e Juiz dos mundos, sobre a humanidade. E esta visão é relacionada diretamente ao mandamento de honrar seu pai e sua mãe, que se repete por muitas e muitas vezes na Sagradas Letras (a Bíblia). Este é posto diante de vós como um sinal de alerta, ao nos dizer: siga este caminho! E assim, diz as Sagradas Letras: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12); ou como acrescenta o escritor, ao afirmar: Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus. (Deuteronômio 5:16); já no novo testamento temos uma ordem expressa, ou seja, uma norma inviolável que anuncia: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. (Mateus 15:4); já no processo de continuo crescimento da relação de honrar pai e mãe, vem o apóstolo Paulo, o sábio discípulo, que afirma: Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. (Efésios 6:2,3). Este é um mandamento com promessa, honrar, que vem receado da ideia de obedecer. E para corresponder a esse mandamento, se faz necessário seguir quatro princípios, que são: 1- Valorize aos seus pais – não existe nada mais profunda em honra seu pai e sua mãe do que através da gratidão por tudo o que eles fizeram e ainda fazem por você. Fica visível a sua gratidão quando você segue as orientações deles. O sábio Salomão afirma: “Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos”. (Provérbios 7:1,2) As Sagradas Letras (a Bíblia) estimula a todos a perceberem que seus pais é o símbolo da glória de Deus. Como doutrina o sábio Salomão, “A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. (Provérbios 17:6). 2- Aceite a autoridade de seus pais. Independentemente da idade, todos devem honra seu pai e sua mãe e reconhecer que sua autoridade foi dada pelo próprio Deus. Paulo afirma: “Em tudo sejam obedientes aos seus pais, pois isso é agradável ao Senhor. ” (Colossenses 3:20). Maior exemplo de obediência e o próprio Jesus, quando era jovem, estava sempre disposto a obedecer aos seus pais, embora estivesse em processo de crescimento. (Lucas 2:51). 3- Tenha respeito por eles. (Levítico 19:3; Hebreus 12:9), nesse geração há um constante desrespeito dos filhos a falar com seus pais. Mesmo assim, os filhos podem honrar os pais por nunca desrespeitá-los em palavras ou em ações. (Provérbios 30:17) A Bíblia ensina que xingar o pai ou a mãe ou falar mal deles é um erro grave. (Mateus 15:4). 4- Cuide deles. Certamente os seus pais podem precisar de auxílio quando envelhecerem. Você pode honrá-los por fazer o seu melhor para dar a eles o que precisam. (1 Timóteo 5:4, 8) Por exemplo, pouco antes de Jesus morrer, ele providenciou que alguém cuidasse de sua mãe. (João 19:25-27).
Portanto, mesmo que seus pais possam não ter sido bons pais, ou que tenham errado em muitos momentos, eles fizeram algo precioso: deram-nos a chance de viver a vida nesse mundo. Por isso, pai e mãe são um dom de Deus, ainda que por qualquer motivo não tenhamos chegado a conhece-los. Ainda que não tenhamos tido bons pais, não devemos fazer o mesmo com nossos filhos: devemos agir da forma correta com eles, educando-os de acordo com os ensinamentos de Deus.

Deixe um comentário