Reflexões Teológicas
“Eu sou apenas o entregador de pão” (Teólogo: Ricardo Alfredo)
PORQUE PRECISO IR A IGREJA?
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. (Lucas 4:4)
Assim como precisamos de alimentos para nos dar força e energia; precisamos da fé, para caminharmos neste vale de provação. E assim, estando junto de alguém que busque o mesmo objetivo que você, ou seja, irmãos na mesma fé a caminhada fica mais fácil e saudável.
O grande pensando da fé, Charles Spurgeon, disse: “Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice”.
Certamente, você deve estar se perguntado! o que ele deseja dessa vez mostrar? É simples o que quero trazer a memória, como amigo que lhe quer bem, não chamado de leitor e sim de amigos. E como amigo quero lhe trazer um aviso simples e maravilho, que são alguns motivos fundamentados nas sagradas letras, a qual nos orienta ir na igreja.
PORQUE A IGREJA É UMA CRIAÇÃO DIVINA.
Diz a Bíblia:
“Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.” (Is 56:7-8)
“Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.” (IRe 8:29)
Concluímos que a igreja foi constituída por Deus em local sagrado para adoração, e busca do encontro do divino como o humano.
OBSERVADO O PROCEDER DE ALGUÉM E APRENDENDO A VIVER A FÉ.
Diz a Bíblia:
“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hb 10:25)
APRENDENDO E OUVINDO CONSELHO UNS AOS OUTROS.
Diz a Bíblia:
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (CL 3:13)
SENTIDO A NECESSIDADE DE ORAR
Diz a Bíblia:
“Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;” (II Tessalonicenses 1:11)
“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” (JÓ 42:10)
ORIENTADO E SENDO ORIENTADO
Diz a Bíblia:
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hb 3.13)
AUXILIANDO E SENDO AUXILIADO NA FÉ
Diz a Bíblia:
“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,” (Hebreus 10:24)
OUVIR E SER MINISTRADO.
Diz a Bíblia:
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
Portanto meus queridos e amados irmãos em Cristo, o pão vivo de Deus, A igreja de Deus somos nós que formamos o corpo de Cristo, cada um de nós somos um membro. Já instituição terra é importante para nos encontramos lemos, profetizamos, contamos testemunho, amar e ser amado, disciplinar e ser disciplinado, doar, louvar, adorar, ofertar e dizimar, cultivar e nos alimentar, da palavra.
_______________________________________________
O QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE FREQUENTAR UMA IGREJA?
A Bíblia nos ensina que precisamos ir à igreja para adorar a Deus com outros e ser instruídos em Sua Palavra para nosso crescimento espiritual (Atos 2:42; Hebreus 10:25).
A igreja é o lugar onde os todos podem amar uns aos outros (I João 4:12),
Exortar uns aos outros (Hebreus 3:13)
Estimular uns aos outros (Hebreus 10:24),
Servir uns aos outros (Gálatas 5:13),
Instruir uns aos outros (Romanos 15:14),
Honrar uns aos outros (Romanos 12:10)
Ser bondosos e misericordiosos uns com os outros (Efésios 4:32)
_______________________________________________
RÁPIDAS DA SEMANA
1- Regis Danese ora por apresentadora Eliana que teve deslocamento de placenta
2- Em encontro no Vaticano, papa pede a Donald Trump que seja um pacificador
3- A ditadura da Coreia do Norte tem muito medo do Evangelho, diz missionário
4- Ataque contra cristãos acontece a cada 40 horas na Índia, diz pesquisa
5- Atletas brasileiros são forçados a esconder fé cristã em campeonatos, na Rússia
6- Milhares de pessoas celebram os 500 anos da Reforma Protestante na cidade natal de Lutero
7- Evangélicos se alastram na França e querem “converter muçulmanos”, diz o jornal Le Monde
_______________________________________________
IGREJA PRESBITERIANA PROMOVE
A.D. MOSSORÓ-RN, PROMOVE
_______________________________________________
SAÚDE: PESQUISA AFIRMA
Anvisa inclui maconha em sua lista de plantas medicinais
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu incluir a Cannabis sativa, nome científico da maconha, em sua relação de plantas medicinais. Agora, a planta consta na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB), que serve como base para o pedido de registro de medicamentos.
A inclusão da planta na relação não significa a liberação do uso, plantio e comercialização da cannabis ou de produtos derivados, para fins terapêuticos. Contudo, é a primeira vez que o órgão reconhece a planta da maconha in natura como contendo propriedades terapêuticas.
De acordo com a Anvisa, a medida facilita a importação de medicamentos que contenham substâncias presentes na cannabis sativa e pode facilitar o registro de novos medicamentos à base de maconha. O órgão também afirma que pesquisas clínicas podem ser facilitadas com a nova medida. Leis brasileiras consideram a maconha um entorpecente e proíbem seu plantio, produção, comércio e uso – excetuando-se as aplicações medicinais já liberadas pela Anvisa.
A decisão que inclui a maconha na categoria “planta medicinal” da DCB está na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) Nº 156 da Anvisa, de 5 de maio de 2017. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União em 8 de maio.
Órgão reconheceu canabidiol em 2015 e THC em 2016.
Há duas substâncias químicas presentes na maconha que são indicadas como tendo propriedades: o canabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (THC). Em janeiro de 2015, a Anvisa admitiu o potencial terapêutico do canabidiol. A liberação do uso do composto no Brasil foi determinada pelo órgão depois de uma movimentação feita pela sociedade civil amparada por medida judicial. (Fonte: UOL)
_______________________________________________
DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃ
PRECISO DE TI
Interprete: Feliciano Amaral
Eu preciso de Ti, oh Senhor, quando a morte ao meu lado chegar
Eu preciso da Tua presença p’ra minha fronte elevar e alegrar
Eu preciso da Tua amizade
Não duvido que em Ti a prazer
Se na vida eu tiver dissabores
Alegria contigo eu terei
Eu preciso sentir Teu amor, quando o mundo me abandonar
Ao Teu lado as angústias desfazem se bem perto de Ti para sempre eu ficar
Eu preciso de Ti oh Jesus, És o amigo na tribulação
Em Tuas mãos eu deponho o meu ser, os meus dias, meus passos e o meu coração.
_______________________________________________
A.D. MOSSORÓ-RN, PROMOVE – II
_______________________________________________
ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS – AMOL
Histórico
A Academia Mossoroense de Letras é composta por 40 (quarenta) patronos que, de uma forma ou de outra, muito contribuíram para com esta cidade e município de Mossoró – Estado do Rio Grande do Norte; seja no sentido cultural, histórico ou através do seu empório comercial, dentre outros.
Olhando de sobre a história desta instituição local, busquei no pesquisador, escritor e cientista cearense Benedito Vasconcelos Mendes alguns informes muito precisos sobre a criação e fundação desta Academia para conhecimento nosso e dos nossos leitores. Em sua apresentação no livro AMOL – Seus Patronos e Acadêmicos, da autoria do imortal Raimundo Soares de Brito, pág. 7, ano 2008, KMP Gráfica & Editora, Benedito nos conta que ao completar 68 (sessenta e oito) anos de idade, o mestre Jerônimo Vingt-un Rosado Maia foi homenageado numa Sessão Solene de Fundação da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), na sede que havia sido recém-criada na Academia Norte Rio-grandense de Ciências (ANOCI), que outrora ficava nas instalações do Campus Central da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A comissão idealizadora da AMOL foi composta por ele, Benedito Mendes, o inolvidável Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, o historiador e pesquisador Raimundo Soares de Brito e o intelectual Paulo de Medeiros Gastão. O nosso apresentador continua narrando todo o acontecimento e nos informando que no dia 25 de setembro de 1988, se faziam presentes ao evento o prefeito de então, Jerônimo Dix-huit Rosado Maia; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Enélio Lima Petrovich; o presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, Dr. Elder Heronildes da Silva, e toda intelectualidade local como representante dos futuros membros e imortais da citadina Academia. Nesse contexto, “foram eleitos por aclamação a primeira Diretoria Executiva, o primeiro Conselho Consultivo e os sócios fundadores da nova entidade cultural. Os Estatutos da AMOL previamente redigidos e distribuídos com os futuros sócios também foram aprovados por unanimidade.”
Concluído o evento da sessão magna, todos estavam eufóricos com a ideia da honrosa entidade, no coquetel de confraternização. Agora, com esta nova instituição cultural, todos estavam conscientes de que a cultura mossoroense teria um grande impulso, eles apostavam num soerguimento da vida cultural da cidade.
Portanto, fundada aos vinte e cinco dias do mês de setembro de mil e novecentos e oitenta e oito, a Academia Mossoroense de Letras, fruto do esforço e da inteligência de homens comprometidos com os costumes, a cultura e a história mossoroense vem desempenhando um papel importantíssimo no seio da sociedade local. No dizer de Benedito: “é uma entidade viva, atuante, que produz livros e outros trabalhos literários em grande quantidade e de excelente qualidade, graças à inteligência e à competência de seus sócios.” Após 22 (vinte e dois) anos de existência, nossa Academia Mossoroense de Letras, esteve à frente de sua presidência três personalidades célebres locais: Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, Raimundo Soares de Brito e, atualmente, está sob o comando do Dr. Elder Heronildes da Silva.
AMOSTRA LÍTERO CULTURAL DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MOSSORÓ
TEMA: 90 ANOS DA RESISTÊNCIA EM MOSSORÓ
SUBTEMA: AMOSTRA LITERÁRIA CULTURAL DE MOSSORÓ
DATA: 14 A 23 DE JUNHO DE 2017
LOCAL: Biblioteca Ney Pontes Duarte – Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, nº 17, 1º andar, Sala 1. Mossoró-RN.
DETALHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO
14/06/2017 – 08h30min – Banda Sinfônica Artur Paraguai
9h00min – PERFORMANCE SOBRE O CANGAÇO: ROGENILDO SILVA
9h30min – MESA REDONDA: OS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA EM MOSSORÓ
DEBATEDORES: Eriberto Monteiro
Josué Moreira
Silva Neto
Filemon
11h40min – AMOSTRA LITERÁRIA E CULTURAL
– Lançamentos: Livro Trincheira / Revista do ICOP sobre o Cangaço
– Exposição de Esculturas Quadros
DIA 22 /06/2017–
08h00 as 12h00 – MINI-CURSO (Carga horária de 04h curso)
Tema :Geografia do Cangaço, Ministrado pelo Dr. Paulo de Medeiros Gastão
DIA 23 /06/2017–
Tema: Religiosidade Sertaneja, Ministrado pelo Prof. Lemuel Rodrigues da Silva
INSTITUIÇÃO PROMOTORA
Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte
INSTITUIÇÕES DE APOIO
ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – Taniamá
COMFOLC – Comissão Municipal do folclore – Rogenildo Silva
ASCRIM – Associação dos Escritores Mossoroenses – Silva Neto
AMLC – Academia Mossoroense de Literatura de Cordel – Gualter Alencar
AMOL – Academia Mossoroense de Letras – Elder
SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – Benedito
ICOP – Instituto Cultural do Oeste Potiguar – Benedito
Museu do Sertão – Benedito
AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – Joana D’Arc
INSTITUIÇÕES INTERLOCUTORAS
ALAM – Academia de Letras e Artes de Martins – Taniamá
AAPOL – Academia Apodiense de Letras – Marcos Pinto
APLA – Academia Patuense de Letras e Artes – Petronilo
_______________________________________________
V – CONSCIÊNCIA JOVEM
_______________________________________________
FAMÍLIA
Minha mãe, Maria no centro, do lado direito dela. Minha irmã Karina, ao lado de Karina minha outra irmã Sheila. Lado esquerdo minha irmã Katia e sua filha Giovana. Meu avô já dizia… Família é tudo. Parabéns querida Mãe.