Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
Artigo da Semana – 2a – Parte - A MORTE E AS RELIGIÕES – [email protected]
2a – Parte – A MORTE E AS RELIGIÕES – continuação…
Espiritismo
Na doutrina espírita, a morte não é o fim. Pois de acordo com a doutrina, o espírito ao sair do corpo permanece vivo dentro de outro plano, o espiritual. Esperando nova ordem para reencarnação em novo corpo.
Ensina o espiritismo que ao praticar a caridade, o amor ao próximo, ocorre a evolução da alma, assim não precisa reencarnar tantas vezes, passado para outro estado que a vida apenas espiritual. Por outro lado, a prática constante do mal, leva a diversas reencarnação para ter oportunidade de melhorar no mundo físico, criando reflexo no mundo espiritual.
A doutrina espírita acredita na existência de Deus, no entanto, para a doutrina, o Deus criador formou os espíritos simples e ignorantes, sem discernimento do mal e do bem. Os quais ao encanarem pela primeira vez, aprendem com os sistemas humanos, e escolhem entre fazer o bem ou atuar na prática do mal.
Evangélicos
Tanto os evangélicos, como os católicos, creem no juízo final. De acordo com a doutrina de ambas, neste dia serão juntadas todas as almas para passaram pelo julgamento final e ocorrerá decisão entre céu e inferno.
A diferença doutrinária entre evangélicos e católicos, está no processo em que pós-morte, onde ocorre divisão das visões teológicas, ou seja, diferenciam em tese teológica. Sendo, na visão católica a alma pode ir para o purgatório como expiação de atos maus e maus atitudes. Já os evangélicos, acreditam que alma fica adormecida esperando o juiz final.
Batista
Na teologia doutrinaria batista, há uma divisão pós-morte, sendo, a morte física em que há uma separação do corpo e da alma, e a morte espiritual que é a separação de Deus.
A doutrina, ensina que os salvos são enviados para o paraíso, lugar de paz e de alegria eterna. Já na segunda morte, é levado a um lugar de tormento, sofrimento, dor e angústia, chamado de inferno.
Adventista
Os adventistas do sétimo dia doutrinam, que logo após-morte, o corpo fica inerte e m decomposição no solo e a alma fica dormindo esperando a ressurreição do julgamento final. Os bons ressuscitam para a vida eterna e os maus para o castigo eterno.
Budismo
Na doutrina budista, a visão doutrinaria sobre a após-morte, ensina que o espírito volta em outros corpos, para cumprir a sua subida e descida na escala dos seres vivos. Ou seja, neste caso, as ações é determinante para a reencarnação, sendo possível voltar em forma de animal.
Islamismo
Tendo uma visão mais dogmática, o islamismo, ensina que o mundo foi criado por Alá (Deus), e que Ele, no último dia, ressuscitará a todos para prestarem contas de suas ações como seres viventes. E em seguida, ocorre a avaliação e julgamento para vida eterna e para a perdição eterna.
Continua….
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo