Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - O NATAL - com Ricardo Alfredo - [email protected]

MEDITANDO… O anúncio e o nascimento

“E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:21)

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11)

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaías 9:6)

Refletindo: Deixou o seu trono de glória, por amor. Nasceu como homem, por amor. Entregou sua vida, por amor. Ressuscitou como demonstração de amor. Obrigado Cristo Jesus.

O NATAL

Mais um período tem passado, e um novo ano se avizinha. Logo nos primeiros raios de novembro, a nação, as cidades, os bairros e ruas são enfeitados natalinamente. São árvores natalinas, coroas nas portas, pontes brilhantes com luzes coloridas, frente de lojas avivadas. Vitrines com belos cartazes e com ornamentos encantadores. Comércio e comerciantes ávidos e ansiosos, antecipando o natal com festas, compras, presentes, ceias e brindes.

É o natal que vem vindo… muitos se preparam para viajar e rever amigos, país, filhos. Outros marcam festas e comemorações. Já outros, aproveitam o momento para mostrar seus sentimentos e desejos. Idosos, jovens e crianças esperam este dia para dar e receber presentes. E algumas famílias se reúnem para cear e se alegrar no natal das luzes e dos pisca-pisca.

No entanto, se faz necessário conhecemos os três aspectos natalinos, que anunciam o verdadeiro natal. Vejamos:

O anuncio do natal: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz; (Isaías 9:6).

O natal dos homens: “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”. (2 Coríntios 4:4)

A manifestação do amor natalino: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. (Filipenses 2:5-8)

E assim possamos ter neste natal, o mesmo sentimento e a mesma fé no Cristo, que nos diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

No entanto, é natal de Cristo, quando nos posicionamentos contra a fome dos mais pobres. Quando denunciamos o acumulo de riquezas por parte de uma pequena parcela da sociedade, enquanto muitos não tem um teto, um prato ou uma colher.

É natal… quando ensinamos que as pessoas de fama ruim podem entrar no reino de Deus e serem aceitas por Cristo.

É natal… quando enfrentamos os poderosos deste mundo em defesa das viúvas, dos órfãos, das prostitutas, dos rejeitados, dos enfermos do corpo e da alma, dos doentes nos hospitais, dos famintos, dos que choram em busca de justiça.

É natal… quando enfrentamos os dogmas que impedem os mais humildes chegarem ao reino de Deus.

É natal… quando combatemos os discursos separatistas, que apenas criam paredes de separação entre os povos.

É natal… quando combatemos a discriminação e a violência.

É natal… quando partilhamos o bem que recebemos.

É natal… quando renascemos com Cristo, perdoando e sendo perdoado, amando e sendo amado.

Portanto, desejo a todos, que o natal seja o renascimento da fé no Cristo de forma racional e espiritual. E assim, possamos ofertar, como sacrifício vivo, o nosso melhor aos homens e a Deus.

DESMISTIFICANDO O NATAL

Hoje, sábado, às 3h. Compartilhe nos seus storys e nos marque! @nacasadopovopodcast / Envie para os seus amigos e familiares.

PENSAMENTO – Amor incondicional

“Nasceu um menino frágil, numa manjedoura, sem expressão dos poderosos. O verbo se fez carne. O presente foi dado a humanidade. Nasceu o natal”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

 ANIVERSÁRIOS NA ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e sociais de Mossoró.

A ACJUS – manifestamos institucionalmente os nossos parabéns a confreira Vanda Jacinto, o confrade Antônio Clóvis e a confreira Taniamá Barreto, pela data natalícia que foram comemorados nos dias 13, 15 e 17 de dezembro.  parabéns com votos de saúde, paz, fé em Deus, felicidades e mais outras grandes realizações.

FM  105 – PROGRAMA DA ACJUS

Neste sábado 17 de dezembro de 2022, o programa da ACJUS na rádio foi recheado de participações especiais como a do presidente da ACJUS o Dr. Welington Barreto, do poeta cordelista Gualter Alencar, do Grupo incanto, da poetisa Vanda Jacinto, de Ênio o mito, e muita gente no zap e em outras redes sociais. Obrigado, o programa foi muito bonito.

NO AR – PROGRAMA DA ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.

No dia 05.12.22 (sábado) as 19h, na grade TV CÂMARA – assim como na grade da TCM TELECOM, estreou o Programa Memória Acadêmica Trajetórias – programa de responsabilidade da ACJUS com produção de Ricardo Alfredo e direção de Iara Monteiro e apresentação dos confrades Ricardo Alfredo de Souza, Edilson Gonzaga de Souza Júnior.

Neste programa, esteve presente a escritora e poetisa professor Vanda Maria Jacinto, que nos presenteou com a história de sua vida. Desde a sua saída de São Paulo e a sua chegada a Mossoró. Em seguida apresentou o resumo dos seus livros, e sua atuação profissional. Assim como sua chegada as academias letras. Em seguida tivemos, a apresentação do hino da academia nas vozes do grupo Incanto, formado pela confreira Welma e Paulo, sobre a maestria e Gideão. Assim como as apresentações do grupo Incanto extras e da Poetisa Vanda Jacinto.

GONÇALO FERREIRA DA SILVA SERÁ HOMENAGEADO PELA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LITERATURA E CORDEL – AMLC   

A Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, homenageará o Poeta Gonçalo Ferreira da Silva, tornando-o Patrono da Cadeira Número 42 daquela instituição.  Segundo o Presidente da AMLC o Poeta Gualter Alencar, amanhã na última plenária da AMLC de 2022, que aconteceu no Centro Cultural Estação das Artes em Mossoró-RN, foi prestada a homenagem ao Mestre Gonçalo. Na ocasião, o Poeta Marcus Vinicius será empossado na cadeira que doravante levará o nome de Gonçalo Ferreira da Silva. Marcus Vinicius é o mais novo acadêmico daquela casa de poetas cordelistas e afins.

ANIVERSÁRIOS DA AFLAM

Como sempre a presidente da AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró, a Doutora Taniamá Vieira Barreto vem dando um show de organização e de amor pela cultura, assim como vem defendendo a força da mulher potiguar e Brasileira. Não é a toa que lidera um grande equipe de mulheres intelectuais de toda região.

VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

“Uma semente o servirá; será declarada ao Senhor a cada geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez”. (Salmos 22:30-31)

Deixe um comentário