Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO

“Olha nos meus olhos, e esquece o que passou, pois em mim só há silêncio e sentimento”. (Teólogo e Escritor: Ricardo Alfredo)

A MANIFESTAÇÃO DO AMOR DE DEUS ATRAVÉS DA GRAÇA

O grande amor de Deus é manifesto através da sua graça. Graça essa, que foi revelada em Cristo Jesus. Mais o que significa graça? De acordo como os melhores dicionários, é um termo usado na tradução especifica do Novo Testamento, que vem da palavra grega charis, o qual significa “favor imerecido, bênção ou bondade sem exigir retorno”. E assim, a graça de Deus, tem uma profundidade incalculável no seu amor. E o seu amor foi revelado no Evangelho de João, que anuncia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16). E este ato de cavalheirismo sem medida, foi manifestou a humanidade, como símbolo de esperança, diante do caos imposto pela maldade. De tal modo que a graça de Deus, vem visitado o mundo e buscando o ferido e o levantando para batalha. Ela (a Graça de Deus), treina os fracos a serem fortes diante da luta. Ela (a Graça de Deus), ministra a bondade, a misericórdia, o amor e a compaixão.

A graça de Deus que é invisível, pode ser sentida por um coração quebrantado, e está penetra a alma tornado o ser bruto, num ser cheio de compaixão e misericórdia. A graça de Deus está manifesta na natureza, no canto dos pássaros, no correr das águas em seus leitos, na esperança do doente, na canção cantada nos dias maus.

A graça é abrangente, não exclui ninguém, apenas recebe a quem dela deseja participar.

A maior prova da presença da graça salvadora é a convenção do apóstolo Paulo, homem que lutou contra o seu chamado e a fé. Ele mesmo, usado pelo Espirito de Deus, fala dessa graça benevolente que ninguém merece. Explica o apóstolo: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

De forma lúcida, o apóstolo, mostra ao mundo a luz de Cristo, sendo ele, a manifestação da graça de Deus. E sua apresentação foi de forma racional e cientifica. De modo que ninguém, em nenhuma área do conhecimento, ninguém pode se sentir expulso ou mesmo abandonado pela graça de Deus.

A cultura humana, aprendeu apenas a trocas coisas, por esse motivo, surge as seguintes perguntas: “como é possível receber a graça sem nenhum sacrífico? Ou como serei justificado pelas minhas ações? Como isso é possível receber a graça gratuita, não fazendo exigência? Porque não há exigências? E assim, o coração fica coberto de dúvidas, visto que ele pertence a um sistema mundano que exige sempre algo em troca. As estas perguntas são respondidas pela bíblia que diz: “Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, os tiver lançado de diante de ti, não digas no teu coração: Por causa da minha justiça é que o SENHOR me trouxe a esta terra para possuí-la…” (Deuteronômio 9:4)

Como sei que a graça chegou a mim? É fácil saber e sentir, a graça é: um suave cheiro; é um renovo; é uma melodia suave que acalma o coração e o espírito.

É ela, a graça de Deus, que levanta o desamparado e ergue da vergonha do monturo o pobre pecado.

Quando a humanidade não encontrava mais saída e viva sem rumo, perdidos, então veio à graça maravilhosa, e nos encontrou. Foi ela que criou um novo sonho nos enchendo o coração de paz, e da presença do Espirito Santo.

Foi através da graça maravilhosa que aprendemos um novo caminho. E este novo caminho nos levou ao temor do Senhor e a um coração contrito. Foi ela, a graça maravilhosa de Jesus que nos aliviou do fado que carregamos, nos arrancou da tirania do medo, e nos deu nova visão de um céu azul.

A graça nos puxou das armadilhas, das covas que a vida tem cavado, quão preciosa é a graça maravilhosa de Jesus! Que amor é esse que vem através da graça, sem pedir, sem mandar ou exigir nada. Oh! Quão preciosas é graça. “… não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”. (Tito 3:5)

Foi ela, a graça, que nos trouxe até aqui e nos levará para casa, de onde nunca deveríamos ter saído, para sofrer as duras dores de um viver.

A graça tem sido o escudo daqueles que esperam no Senhor, enquanto a vida durar. E quando o corpo mortal e o coração cansado falhar, então cessar a vida. Certamente o sopro de alegria, como de um pássaro que deixa à gaiola, acenderá ao ver os portões celestiais, e dentro de um novo véu uma vida de paz e alegria.

Diz o apóstolo Paulo sobre a graça: “Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de cristo; caíram da graça”. (Gálatas 5:4)

Portanto, não são necessários sacrifícios, obras, aparências, riquezas, sabedoria, conhecimento; necessário é somente aceitar a graça, que nos levará de volta para casa, onde o sol brilha intensamente e o suave louvor invade a alma como um suave descanso.

PENSAMENTO

“Podemos ser na vida de alguém, o melhor presente”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

ANIVERSARIANTES DA ACJUS

 

 

A família ACJUS parabeniza seus membros que terão datas novas no mês de abril. E o nosso presidente Dr. Wellington Barreto, vem a público, desejar um feliz natalício e muitos anos de vida.

FAMÍLIA TEM CULTO DOMÉSTICO INTERROMPIDO PELA POLÍCIA EM SANTA CATARINA

A Polícia Militar de Santa Catarina interrompeu um culto doméstico com cinco pessoas na última quinta-feira (2) na cidade de Forquilhinha. Segundo os policiais, o culto teria infringido um decreto do governador Carlos Moisés (PSL).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, havia cinco pessoas da família orando na casa de Carina Andrade da Silva, 40 anos, membro da Assembleia de Deus em Forquilhinha (SC). O culto doméstico foi interrompido por policiais, que alegaram impedir a aglomeração de pessoas e evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Nenhum dos membros da família tinha conhecimento da proibição de cultos caseiros, conforme o decreto 515/2020 do governador Carlos Moisés, que proíbe “os eventos e as reuniões de qualquer natureza, tanto de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos”.

De acordo com o B.O, havia cinco pessoas da família orando na casa. (Foto: PMSC)

O procurador Walmor Moreira disse na sexta-feira (2) que iria acionar o Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso.

“PM de SC com ‘fundamento’ em decreto do governador Carlos Moisés proíbe 5 pessoas de orar em sua casa. Porém, a Constituição diz que a casa é asilo inviolável, assim como são invioláveis a intimidade e a vida privada. Esta e outras arbitrariedades serão comunicadas ao Ministério Público Federal”, informou no Twitter. No domingo (5), o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, visitaram a casa de Carina e pediram oração pela proteção de todos os policiais do estado.

Em vídeo gravado pela PM, o coronel disse que “em nenhum momento a legislação retira a liberdade de culto”, apesar do decreto 515/2020 do governo do estado citar especificamente a proibição de cultos religiosos de caráter público ou privado.

“O que ela faz é estabelecer normas para isso acontecer em segurança”, acrescentou o comandante-geral da PM.

Nas redes sociais, o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) classificou a ação como absurda e disse que não vai aceitar “esse tipo de comunismo” em Santa Catarina. “Muito legal o comandante ter ido lá, o conheço e sei do bom comando que tem, mas esperava que houvesse alguma manifestação dele sobre o ocorrido dia 2, mas… Não teve. Falou para a sua tropa e pediu oração”, disse Nunes no domingo. “Acho que se fosse somente para isso, não precisaria ir de helicóptero até lá. A sociedade espera algo sobre o fato, afinal o B.O. demonstrava bem que o decreto do governador está dúbio em sua interpretação por falta de clareza no artigo 3º, quando cita proibição de eventos, excursões, cultos ou reunião em locais públicos e privados. Vamos esperar o que a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e a PGR vão dizer”, acrescentou. Grifo nosso: precisamos ter equilíbrio nesses dias difíceis, e sermos pessoas que ajudem a comunidade em que estamos inseridos e não sermos criadores de confusão e problemas. As sagradas letras ensinam que somos pacificadores. (Fonte: Guia-me)

NOITE DE AUTÓGRAFOS

 

 

Relembrando: Em noite memorável, o irmão e amigo, o imortal da ACJUS Paulo Fernandes lança livro.

PENSAMENTO

“Ao chegar aos céus, trazemos apenas o amor, o resto fica perdido”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

REFLEXÃO: DESCANSAR EM DEUS

No século da tecnologia avançada, a humanidade tem levado uma vida corrida, e nela tendo muitas exigências, as vezes caóticas e outras felizes porem, cheias de responsabilidades. É exatamente desta correria pela vida e pelas exigências do sist4ma humano que bate a aporta o cansaço e com ele as doenças da alma, que são as doenças psicossomáticas, como depressão, dores emocionais, sofrimentos e etc…

Diversas vezes, várias situações podem nos deixar tristes, preocupados e ansiosos, mas, quem crê em Deus pode descansar nos Seus poderosos braços. Deus é fiel e capaz de nos livrar que qualquer coisa que esteja roubando a nossa paz. Só temos que aprender a confiar no amor de Deus e no Seu poder.

Seja qual for a tempestade, você pode encontrar descanso no Senhor!

“Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido”. (Jeremias 31:25)

Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33:14)

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:28-30)

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Filipenses 4:6)

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. (Isaías 40:29)

“… Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo”. (Provérbios 3:24)

EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA AMOL REINICIANDO AS ATIVIDADES NO ANO DE 2020 PENSAMENTO

 

 

“Como voam as lembranças… e para muito longe, vão os pensamentos, rasgando os céus em forma de oração, e silenciosamente vai dizer ao teu coração… o quanto te quero”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

MEMORY II – A salvação

Mesmo que veja em mim um triste pecador em busca de perdão, e chorar pelos pecados para ganhar a salvação. Chora não salva. Não retira a amancha carmesim.

Mesmo que eu pare e volte a lembrança de tudo que tenho feito e mostrar minhas obras, em busca da salvação. Obras não salva, obras não transformam. Nem mesmo expiar os pecados.

Vou orar com muito fervor para ganhar a salvação. Oração não salva. Oração não tem valor para salvação.

Então, quem poderá me salvar! Pois angustiado e aflito estou. Só há uma resposta, somente Jesus de Nazaré pode transforma e salva pelo seu sangue vertido na cruz do calvário.

PENSAMENTO

“Navegando no mar, em noite azul e calma. E quando vem a tempestade, e o mar se transforma, e não posso ver as luzes celestes, grito pelo meu mestre e tudo volta a bonança”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

ACONTECEU …

1- URGENTE: Pastor casado com cantora gospel morre de coronavírus

2- Malafaia descobre quem derrubou seus vídeos e faz denúncias graves com provas

3- OMS coloca aborto como serviço essencial durante pandemia. Autoridades evangélicas se calam

4- Urgente: Pai do pastor Claudio Duarte morre aos 87 anos

5- Pastor da Assembleia de Deus chama Ciro Gomes de “maconheiro”

6- Daciolo diz que facada em Bolsonaro foi uma farsa, e apresenta evidência convincente

7- Caio Fábio faz live com Porchat para debochar do “Dia do Jejum”

EVENTO DA AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS EM 2020

 

 

PENSAMENTO

“Quem pode mudar o destino? Quem pode alterar a história? Eu tentei, mesmo assim, tive que me render ao que estava escrito”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

DAS MAIS BELAS CANÇÕES POPULARES

Tudo Que Se Quer (part. Verônica Sabino) e Emílio Santiago

Olha nos meus olhos

Esquece o que passou

Aqui neste momento

Silêncio e sentimento

Sou o teu poeta

Eu sou o teu cantor

Teu rei e teu escravo

Teu rio e tua estrada

Vem comigo, meu amado amigo

Nessa noite clara de verão!

Seja sempre o meu melhor presente

Seja tudo sempre como é

É tudo que se quer

Leve como o vento

Quente como o sol

Em paz na claridade

Sem medo e sem saudade

Livre como o sonho

Alegre como a luz

Desejo e fantasia

Em plena harmonia

Eu sou teu homem

Sou teu pai, teu filho

Sou aquele que te tem amor

Sou teu par, o teu melhor amigo

Vou contigo, seja aonde for

E onde estiver estou

Vem comigo meu amado amigo

Sou teu barco neste mar de amor

Sou a vela que te leva longe

Da tristeza, eu sei, eu vou!

Onde estiver estou

E onde estiver estou

OMS COLOCA ABORTO COMO SERVIÇO ESSENCIAL DURANTE PANDEMIA. AUTORIDADES EVANGÉLICAS SE CALAM

 

 

O silêncio de Malafaia, da ministra Damares Alves e da bancada evangélica tem incomodado a comunidade cristã que é contra o aborto

A Organização Mundial da Saúde (OMS), incluiu o aborto entre as atividades essencias contra o coronavírus. O comunicado foi enviado ao site americano Daily Caller no último sábado (4).

O assassinato de nascituro no ventre da mãe foi apresentado pela OMS sob o eufemismo de “cuidados com a saúde reprodutiva da mulher”.

De acordo com a entidade, a medida é vital durante essa pandemia do coronavírus. O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que “os serviços relacionados à saúde reprodutiva são considerados parte dos serviços essenciais durante o surto de COVID-19”.

As informações são do site Br104, que diz também que diversos estados norte-americanos têm se posicionado contra o polêmico comunicado da entidade internacional.

Chama a atenção que até o momento algumas lideranças evangélicas e autoridades não se manifestaram contra o comunicado da OMS. Como é o caso do pastor Silas Malafaia, que está fazendo campanha para encerrar a quarentena, e a pastora Damares Alves, ministra da Família e dos Direitos Humanos.

Além deles, até a publicação dessa matéria, nenhum integrante da bancada evangélica na Câmara Federal se posicionou sobre o assunto, além de senadores e outras autoridades que representam a comunidade cristã. (Fonte: www.ofuxicogospel.com.br)

IMORTAIS DA ACJUS – ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ

 

 

RELEMBRANDO – ACJUS – ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ

 

 

O Acadêmico José Wellington Barreto, titular da cadeira 01, continuará comandando a presidência, tendo ao seu lado a 1ª Vice-presidente, Taniamá Vieira da Silva Barreto; o 2º Vice-presidente, Antônio Clóvis Vieira; a Secretária Geral, Ludmila Carvalho Serafim de Oliveira; e o 1º Secretário, Carlos Alberto Lima Filgueira, além dos demais diretores e do corpo associativo.

PENSAMENTO III

“Amei demais… mesmo sabendo que você não tem jeito. Até esqueci de mim”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

EVENTO DA AMOL DE 2020

 

 

PENSAMENTO

“O segredo do bem-estar emocional está na esperança, que é Cristo em vós”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

RELEMBRANDO AS MAIS LINDAS CANÇÕES DE AMOR

Deslizes, uma das mais linda letras e melodia musical de nosso tempo, essa canção é do cantor e compositor Raimundo Fagner. Essa é uma das canções que vem atravessado as gerações e falado profundamente aos corações. Visto que hoje temos músicas que nem sabe aos menos de que se trata, ou seja, músicas sem o menor sentido. Já a boa música, como deslizes, conta uma história de amor e desejo

Deslizes

Não sei por que

Insisto tanto em te querer

Se você sempre faz de mim o que bem quer

Se ao teu lado sei tão pouco de você

É pelos outros que eu sei quem você é

Eu sei de tudo com quem andas

Aonde vais

Mas eu desfaço o meu ciúme

Mesmo assim

Pois aprendi que o meu silêncio vale mais

E desse jeito eu vou trazer você pra mim

E como prêmio eu recebo o teu abraço

Subornando o meu desejo tão antigo

E fecho os olhos para todos

Os teus passos

Me enganando só assim somos amigos

Por quantas vezes me dá raiva de querer

Em concordar com tudo o que você me faz

Já fiz de tudo pra tentar te esquecer

Falta coragem para dizer que nunca mais

Nós somos cúmplices, nós dois

Somos culpados

No mesmo instante em que teu corpo

Toca o meu

Já não existe nem o certo nem errado

Só o amor que por encanto aconteceu

E é só assim que eu perdôo os teus deslizes

E é assim o nosso jeito de viver

Em outros braços tu resolves tuas crises

Em outras bocas não consigo te esquecer

PENSAMENTO

“A cor do teu amor é muito escura”. (Teólogo e Escritor: Ricardo Alfredo)

CORONAVÍRUS: OMS PEDE A LÍDERES RELIGIOSOS USO DOS SERMÕES PARA COMBATER DESINFORMAÇÃO

 

 

Ciente da influência de religiosos em muitas comunidades, a OMS apela para que igrejas e comunidades de fé ajudem a combater a desinformação e que usem sermões para esclarecer as medidas que seguidores devem tomar para se proteger e cuidar dos demais.

Num comunicado enviado a líderes religiosos, a entidade pede que ampliem o uso a internet, rádio e televisão para difundir suas mensagens e que, com a tecnologia, consigam evitar que aglomerações sejam promovidas.

A orientação da OMS é: “Evitar grandes reuniões de grupo e realizar rituais e atividades relacionadas com a fé à distância/virtualmente, conforme necessário e sempre que possível assegurar que qualquer decisão de convocar reuniões de grupo para culto, educação ou reuniões sociais se baseie numa avaliação sólida dos riscos e em conformidade com as orientações das autoridades nacionais e locais”. “Instituições religiosas e organizações religiosas devem proteger os seus membros, ajudando-os a manter uma distância segura entre eles”, defende a OMS. A entidade pede que religiosos desencorajem encontros físicos não essenciais e que organizem encontros virtuais através de transmissões em direto, televisão, rádio, meios de comunicação social.

Nos poucos locais onde missas e cerimônias ainda são permitidas, a entidade apela para que medidas de cuidado sejam tomadas para evitar que centros religiosos se transformem em locais de difusão da doença. Entre os cuidados está o de não beijar santos ou outras divindades.

Mas é mesmo a influência de lideranças religiosas que mais interessa à agência. “As organizações religiosas e as comunidades de fé estão entre as fon

informação mais fiáveis, bem como a pastoral, a saúde e a assistência social nas nossas comunidades”, disse a OMS, em uma nova técnica.

“Seus seguidores e membros da comunidade podem confiar e seguir orientações sobre o COVID-19 vindas de líderes religiosos ainda mais do que se forem entregues por governos e autoridades de saúde”, admite a organização.

Os líderes religiosos também têm uma responsabilidade especial em combater e combater a desinformação, os ensinamentos enganosos e os rumores, que podem propagar-se rapidamente e causar grandes danos. Os sermões e mensagens podem basear-se em informações factuais fornecidas pela OMS e pelas autoridades de saúde pública nacionais ou locais e estão de acordo com a doutrina/ensino e a prática das suas respectivas tradições religiosas”, diz.

“Devido à sua influência, os líderes religiosos podem ser recursos poderosos para agências e organizações que estão a comunicar com o público sobre o COVID-19. Os líderes devem ser informados sobre as organizações que apresentam informação credível nas suas comunidades e juntar-se a elas, utilizando e apoiando as suas mensagens (por exemplo, OMS, universidades, ongs) ”, afirma o comunicado.

Um dos objetivos é de que as Igrejas e líderes religiosos ajudem a reduzir o medo e o estigma. “Os líderes religiosos podem ter acesso a orientações em formatos e numa linguagem laica que os seus membros possam compreender.

A orientação da OMS tem sido replicada e partilhada em determinadas plataformas de fé”, sugeriu.

“Os líderes religiosos de organizações religiosas e comunidades religiosas podem partilhar informações sobre saúde para proteger os seus próprios membros e comunidades mais vastas, que podem ser mais aceites do que de outras fontes”, defendeu.

“Ao partilhar medidas claras e baseadas em provas para prevenir a COVID-19, as instituições de inspiração religiosa podem promover informação útil, prevenir e reduzir o medo e o estigma, proporcionar tranquilidade às pessoas nas suas comunidades e promover práticas de poupança de saúde”, diz a nota.

Missas, cultos e reuniões

De acordo com a OMS, nos locais onde missas sejam autorizadas, religiosos devem seguir de forma clara um protocolo. “Se não forem capazes de executa-lo para manter a sua comunidade segura, as reuniões físicas planejadas devem ser canceladas”, diz.

Estas são as medidas:

– O número e o fluxo de peregrinos nos locais de peregrinação deve ser gerido de forma a respeitar o afastamento físico.

– Os lugares ou a posição dos participantes nos serviços de fé devem estar separados pelo menos 1 m. Se necessário, criar e atribuir assentos fixos para manter distâncias seguras.

Identificar uma sala ou área onde uma pessoa possa ficar isolada se ficar doente ou começar a desenvolver sintomas.

Evitar o contato entre as pessoas que frequentam os cultos religiosos e adaptar ritos. Criar novas formas para a sua comunidade se cumprimentarem mutuamente que reduzam o risco de transmissão COVID-19. Algumas saudações que estão a ser adotadas nas comunidades religiosas incluem: Substituir abraços, beijos e apertos de mão por um arco ou um sinal de paz ou usar uma saudação em linguagem gestual, mantendo a distância física.

Cumprimentar as pessoas na entrada de Igrejas com palavras amigáveis e sorrisos, em vez de apertos de mão ou outras formas de contato físico.? Muitos adoradores partilham um “sinal de paz” durante os cultos, incluindo apertos de mão e abraços. Estes estão a ser substituídos, por exemplo:

– Contato visual e um gesto de “paz” aos outros.

– Um “sinal de paz” comum oferecido em uníssono.

– Evitar tocar ou beijar objetos de devoção e outros objetos que a comunidade está habituada a manusear comunitariamente. Curvar-se diante de estátuas sagradas ou ícones, em vez de tocá-los.

– Receber uma bênção de pelo menos 1 m de distância e evitar a distribuição da Sagrada Comunhão que envolve colocar a hóstia na língua ou beber de um copo comum.

– Esvaziar as fontes de água benta para evitar que as pessoas mergulhem os dedos numa tigela comum.

– Peça aos adoradores que tragam os seus próprios tapetes pessoais de oração para colocar por cima do tapete para as orações diárias. (Fonte: Jamil Chade – colunista do UOL)

“Como pode alguém querer cuidar de mim? se de afeto, não entende nada! ” (Teólogo e Escritor: Ricardo Alfredo)

REFLEXÃO – Uma Análise da Boa Semente

Este é um salmo de louvor e adoração. E ao mesmo tempo. É um salmo real e de linguagem forte sobre o supremo deus e o seu reino.

Quando este salmo é estudado com maior profundidade, fica perceptível que a forma poética é dos cananeus, porém, aplicadas ao louvor do verdadeiro Deus.

Enquanto os cananeus adoravam a baal e o glorifica, Davi usar o sistema poético deles para mostra que só há um Deus que é eterno e supremo e seu nome é Jeová.

Salmo 29:

1- Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força.

2- Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos.

3- A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

4- A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

5- A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.

6- Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem.

7- A voz do Senhor lança labaredas de fogo.

8- A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

9- A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!

10- O Senhor está entronizado sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como rei, perpetuamente.

11- O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.

Interpretação teológica do Salmo 29

Este salmo tem três divisões teológicas, que são:

(1) convocação aos anjos e a todos para aceitarem a soberania de Deus (v. 1,2);

(2) exposição do Deus vivo que é o Senhor das tempestades e dono do universo (v. 3-9);

(3) exaltação de Deus, entronizado como Rei no alto, e Sua bênção a Seu povo (v. 10,11).

29.1,2 — Dai, aqui, significa atribuí. Os filhos dos importantes e santos, significa ó filhos de deuses (anjos). Esta frase hebraica se menciona os seres espirituais (anjos, arcanjos e demais seres celestiais) que estão na presença de Deus. Conhecemos tais seres como anjos. As palavras hebraicas são semelhantes às de Jó 1.6, que também descrevem os anjos que estão na presença de Deus. A glória devida ao seu nome. O convite é para que os exércitos angelicais conheçam a nobreza de Deus. Os poetas e sacerdotes da Bíblia contemplavam a santidade de Deus e aos mesmo tempo, tinha a função de tirar ideias dos cananeus e reduzi-las ao essencial. Veja os ataques pesados à idolatria em 115.4-8 e Isaías 41-21-29. Aqui, o poeta toma uma imagem predileta do pensamento cananeu — Baal, com outros deuses se curvando a ele — e a vira pelo avesso. Não é mais Baal, mas o Deus verdadeiro quem é adorado. Não é adorado por deuses que nem sequer existem, mas, sim, por seus próprios anjos.

29.3,4 — A voz do Senhor. Tanto a linguagem como o paralelismo deste versículo espelham diretamente a poesia cananeia. Acreditava-se em Baal como o deus das tempestades, que trovejava nos céus. Aqui, o som do trovão é um símbolo da voz de Deus. A expressão a voz do Senhor ocorre sete vezes nesta passagem (v. 3-9), como trovões que repicam seguidamente.

29.5-9 — Os cedros do Líbano. Há uma energia dramática nestes versículos, pois traduzem o movimento da tempestade desde o Norte, do Líbano e Siriom, nome antigo do monte Hermom (Dt 3.9), até Cades, no sul. Nada impede o avanço da tempestade; seus efeitos se estendem do mar à terra, de norte a sul, de animais a árvores. Como no início do salmo, todos os anjos do santuário celeste reconhecem a glória suprema do Deus onipotente.

29.10,11 — Tal como Baal, de maneira suposta, teria sido vitorioso sobre as águas, aqui é Deus quem vence verdadeiramente sobre tudo. Domina até mesmo as águas, o clima e as nuvens, no seu auge de poder destrutivo, como o Dilúvio. Não há ninguém que se oponha ao Seu reinado glorioso. Ele é o Deus verdadeiro, não existe outro. Somente Ele pode dar poder ao Seu povo.

Deixe um comentário