Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo
PENSAMENTO I
“Há muito tempo, em anos esquecidos, decidi, jamais andar na sombra de alguém. E se um dia falhei, ou quem sabe obtive sucesso em alguma coisa, pelo menos sei que vivi como eu acreditei e não importa o que pedi na caminha ou tiraram de mim. Permaneci de pé e com minha dignidade”. (Ricardo Alfredo)
A VALORIZAÇÃO DA POLÍTICA
A valorização da política, é o fortalecimento da república. E a república é a valorização da liberdade. E a liberdade é a valorização da participação social, e estes são fundamentais para construção de uma sociedade justa e igualitária, com governos honesto e servidores do povo.
Já ecoam as buzinas e os trovões, anunciado um novo ano eleitoral e assim começa a contagem regressiva para escolha dos nossos representantes, com suas pragmáticas políticas e seus conceitos destoantes da realidade do povo.
Nossas vidas estão recheadas de políticas, nossas ações são em si só, um ato político. Estudar, falar, pensar é um ato político. Escolher o melhor produto, é um ato político. Criticar, apontar são atos políticos. A política está na essência de todos os seres humanos. Mesmo os que se consideram apolíticos, são políticos pois escolheram algo em que acreditar e seguir.
A ausência da política como gestão do bem comum, é geradora de políticas públicas doentias e transtornadas. Condicionando ao sistema uma criação distorcida da real função política no seio da sociedade que é a produção de ricos e não de riquezas.
A conscientização da massa votante é primordial para mudança estrutural das condições sociais e do estabelecimento do Estado Democrático de Direito, onde ninguém está acima da lei ou a margem dela. Todos estão sob o mesmo guarda-chuva com as mesma oportunidades e direitos.
Infelizmente o povo desatento, não percebeu as manobras dos mandatários do poder que; utilizando a máquina do enfraquecimento dos partidos políticos, assim como a forte dependência entre poder político e poder econômico, atrelado a uma profunda deterioração dos bons costumes, da moral e da ética, conduziram um povo sem consciência e sem passado. E assim, geraram um sistema político de muralhas fortes que não permite o surgimento de novas lideranças e à atração das melhores inteligências do país para a arena pública.
Dentro deste universo político, encontramos, mesmo de difícil compreensão, o crescimento da esclerose votante, assim como da falência das instituições responsáveis pela condução da ética/moral que deveria ser dever de todos e não mérito de alguns.
E assim o sistema político inconsciente, cheio de vícios e falhas tornou-se incapaz de garantir o tripé da boa democracia que é: governabilidade, representatividade e probidade.
A crise político e de liderança é tão profunda, que no cenário atual tornou-se incapaz de enxergamos a luz no fim do túnel. Entretanto, a esperança do surgimento de novas lideranças nos faz caminhar em busca de um futuro mais firme e promissor para o povo tão sofrido e abandonado pela elite dominante. Quem sabe? Talvez, a união entre o frescor da juventude e a experiência ética da maturidade, posso nos trazer dias melhores. Onde os limites, as possibilidades e os desafios de uma vida pública, sejam encarados como oportunidade de servir e não de ser servido.
No campo político encontramos tantos desregrados, que o conceito sobre política foi ao poucos sendo invertido para traições e corrupções, além de ser classificado pela média popular como meio ilícito de viver. Contrário à tudo isso, está a verdadeira política, que requer equilíbrio, vida sóbria e convicção de rumo, tudo medido e avaliado pela ética da responsabilidade.
A vida é me si só um risco eminente, sempre valorado pela opinião alheia. Por lado, exercício de fazer política de ser adquirido com o conhecimento e a capacidade de ponderação das opiniões. E esta visão é capaz de levar o homem público a compreensão da realidade que lhe cerca, o que o torna capaz de tomar decisões acertadas.
Poderemos que o jogo do poder, no íntimo, não permitiu muitas transformações ao longo dos séculos de história humana. Porquanto, a natureza humana de dominar e ser dominado permanece a mesma.
Outro diapasão, é o crescimento das massas humanas, avidas por um vida digna, e diante de uma sociedade que obrigatoriamente deve ter uma agenda social especializada em soluções médio e longo prazo.
Com o surgimento das novas tecnologia que aproxima e ao mesmo Tempo distância o homem. Essa quatro poder, gerou um nova modalidade de controle das democracias que é o meio de comunicação e informação sem precedente na história.
Portanto, essas transformações a curto prazo, torna-se imperativo a sua compreensão e o seu significado do seio da sociedade. Pois elas, são detentoras dos nossos destinos. Desafio este apresentado ao homem público da nossa era, diante de um quadro de necessidades humanas cada vez maior.
ORIENTAÇÕES AOS PAIS E FILHOS
(Filhos) – “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12)
(Filhos) – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1-3)
(Filhos) – Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. (Colossenses 3:20)
(Pais) – Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. (Deuteronômio 6:6-7)
(Pais) – Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. (Provérbios 22:6)
(Pais) – A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe. (Provérbios 29:15)
(Filhos) – Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço. (Provérbios 1:8-9)
(Pais e Filhos) – Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. (1 Timóteo 5:4)
PENSAMENTO II
“Tenho encontrado muitos órfãos de Deus e órfãos da graça”. (Ricardo Alfredo)
“Os que caminham ao lado dos justos terão sua recompensa”. (Ricardo Alfredo)
FAMÍLIA DEBAIXO DA GRAÇA
PENSAMENTO III
“Quando te encontro, me vejo em teu olhar”. (Ricardo Alfredo)
“Se o meu tempo na terra acabar e amanhã eu não acordar, esse pensamento vem a minha cabeça, será que ela sabe o quanto a amei, com todo o meu coração? (Ricardo Alfredo)
100 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS
PENSAMENTO IV
“Deus é minha testemunha, nunca sucumbi em falar sobre o seu amor, e sobre o caminho do justo, até que estejamos frente a frente”. (Ricardo Alfredo)
RUMOS DA POLITICA
1- STF deve votar ação sobre auxílio-moradia de juízes em março
2- Febraban estuda ações para reduzir juros do cheque especial
3- CCJ analisa perda imediata de mandato após condenação de parlamentar
4- Moro determina a transferência de Sérgio Cabral para presídio no Paraná
5- Começa o pagamento do PIS-Pasep a nascidos em janeiro e fevereiro
6- MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 anos para Alves
ANIVERSÁRIO
DIREITO DO TRABALHADOR
Quando aplicamos conceitos simples ao trabalho e ao trabalhador, este é capaz de conhecer seus direitos e exigir que sejam cumpridos. Nosso objetivo é esclarecer o processo da RELAÇÃO DE TRABALHO.
A relação de trabalho, fazer referência à todas as relações jurídicas marcadas por apresentarem uma prestação efetiva na obrigação de fazer determinado labor humano. Refere-se, pois, à toda modalidade de contratação de trabalho humano modernamente admissível.
Entretanto é bom dizer que ele possui caráter genérico e engloba a relação de emprego, relação de trabalho autônomo, eventual, avulso, estágio (contrato de aprendizado) entre outros.
CONTRATO DE TRABALHO
Art. 442 da CLT: Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego. (Esclarecimento: acordo tácito é aquele em que as partes, sem declarar ou mencionar suas intenções, agem de forma consonante ao longo do tempo, de maneira que dessa relação passam a existir direitos e obrigações; expresso manifestação clara da função a ser exercida, o valor do salário, a carga horária
Empregador
- 2º: Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços.
Empregado
- 3º: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Requisitos
- Subordinação: social, técnica, jurídica.
- Onerosidade: salário.
- Não-eventualidade: não provisório, continuidade.
- Pessoalidade: pessoa física.
- Alteridade: por conta alheia.
O TERMO ‘PROTESTANTE’ TEM UM ASPECTO POSITIVO E NEGATIVO?
Sim. O protestantismo envolve protesto contra o erro, mas também a propagação da Verdade. Um protestante, portanto, no sentido verdadeiro, é aquele que não somente protesta contra as corrupções, abusos e apostasia, mas também dá testemunho fiel dos princípios fundamentais do Evangelho como apresentados na Palavra de Deus.
EJAD 2018
RÁPIDAS DA SEMANA
1- Portas Abertas divulga nova lista mundial da perseguição;
2- Programa Vitória em Cristo terá duração de 30 minutos;
3- Governo gasta R$ 50 milhões com cartão corporativo em 2017
4- Emissora pública japonesa divulga falso alerta de míssil norte-coreano
5- Cristãos bolivianos temem que lei criminalize o evangelismo
6- Embaixada dos EUA pode se mudar para Jerusalém em um ano, diz Netanyahu. (Fonte: verdade gospel)
PENSAMENTO V
“Olhem as estrelas! Estão em grande número e não podem ser contadas. É como um aviso na vasta escuridão, e como sentinelas, nos lembrando que Ele a tudo pois ordem. (Ricardo Alfredo).
“A finalidade para a qual Deus instrui a mente é que Ele possa transformar a vida”. (Al Martin)
REFLEXÃO DO DIA
UM CORAÇÃO SOFRIDO. (Vaso de alabastro)
Era grande a festa e o principal convinda já estava sentado à mesa. A música fluía e as almas cansadas se refrescavam na melodia.
A multidão fora da sala, aguardava sua vez de ficar próximo a Ele, havia um frenesi no meio do povo, todos queriam toca-lo e vê-lo.
Uma rejeitada, desprezada, caminhava tropeçado nas lagrimas em direção a Ele, quase cega pela lagrimas que corriam.
A multidão em voz de ódio pedia sua retirada. Entretanto, ela caminhava com sua dor em silêncio.
O burburinho da multidão, e as vozes de berros a deixava confusa, mesmo assim ela caminha entre as lagrimas em direção a Ele.
Ouvia-se gritos, “não há lugar para você aqui, nem Tão pouco guarida”. Mesmo assim, ela caminha em sua vergonha e dor em direção a Ele como único socorro existente.
Até que, ajoelhou-se aos seus pés. Ela não lhe falou palavra alguma, porem ele foi capaz de ouvir tudo que ela tinha a dizer.
Ao derrama-se diante Dele, lançou seu vaso de alabastro em seus pés. Todos sabia que a vida dela tinha sido desregrada e que ela só tinha aquele pequeno tesouro… O vaso de alabastro.
Naquele instante, sua alma, cansada da luta de viver, foi por Ele curada e o seu maravilhoso toque preencheu seu vazio.
Os pensamentos dentro daquela sala, estavam voltados para o valor do óleo de que estava no vaso… Entretanto, eles não sabiam que maior valor estava ali diante deles, a mulher que foi perdoada e que sua oração foi recebida pelo Mestre.
PENSAMENTO POÉTICO
Caminhava sozinho cheio de mim mesmo, até que você surgiu, arrancou o meu coração e me fez escravo do seu amor. (Ricardo Alfredo)