REGISTRO: “HOJE, A CONFRATERNIZAÇÃO DE AVÓS E NETOS”

Papa Francisco recebe cerca de 6 mil avós, idosos e netos no Vaticano

Ney Lopes

Nesta sexta feira, 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós. A data foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo. Essa história não está na Bíblia. Ambos são mencionados no evangelho apócrifo de São Tiago, não reconhecido pela Igreja. Portanto, não constam em livros canônicos. Entretanto, isso não impediu que São Joaquim e Santa Ana viessem a ser reconhecidos e celebrados pela Igreja como pais de Maria em 1879, pelo Papa Leão 23. Já a data de 26 de julho foi determinada pelo papa Paulo VI.

Não se pode negar, que o relacionamento dos netos com os avós é muito importante para a formação do indivíduo e para o contato com as raízes e história familiar, auxiliando no processo de autoconhecimento e formação de valores e ideais de vida. Rachel de Queiroz escreveu, que “netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus”. A escritora foi mais adiante: “E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz: “Vó! ” seu coração estala de felicidade, como pão ao forno”.

Avós representam a beleza da arte do equilíbrio dinâmico e harmonia, que resumem emoções, história, sentimentos e cultura. Um dos símbolos dessa ternura é a “casa de vó”, que costuma ter mais doces, menos regras, horários e mais brincadeiras. Recordo as minhas avós Fafada (Mafalda, paterna) e Idalina (materna), imagens eternas, carinho, amor e cuidados permanentes.

Hoje, há cerca de 1,5 bilhões de avós no mundo, segundo pesquisa da Economist.. Com o aumento da expectativa de vida mundial e o envelhecimento da população, a importância deles será enorme ao longo do século 21. Estudo mostra, que avós foram essenciais para evolução humana. Isso ocorreu, segundos os pesquisadores, porque a ajuda das avós na criação das crianças favoreceu com que as mulheres pudessem ter mais filhos.

Todos os dias é dia de homenagear a vovó ou o vovô. Aqueles que “são pais duas vezes”, que têm uma sabedoria única, um carinho que transborda e uma paciência que só a idade traz. Afinal, ser neto de alguém especial é sentir o quanto a felicidade pode existir nos simples momentos, com pequenos gestos. As histórias contadas pelos avós são lições de vida que o tempo não apaga. Legados impossíveis de serem esquecidos!

Talento potiguar – Homenagem ao talento da escritorra e professora conterrânea Maria das Graças Brandão Soares, autora do livro “Netos tesouros do Baú da Vovó Goiosa” (proibido para menores de 50 anos). É autora de vários livros infantis, que incentivam as crianças brincarem e lerem. Um talento potiguar!

DEIXEM NATAL CRESCER!

Só vendo para crer a “via crucis” da Prefeitura de Natal, na pessoa do prefeito Álvaro Dias, para resolver um problema que vem há anos, a engorda da praia de Ponta Negra. Agora, o MPF entrou com uma ação civil pública para suspender o projeto de engorda da praia de Ponta Negra. Das duas uma: “alguns” iluminados da ciência jurídica, confundem virtude de preservar o meio ambiente, ou esquecem que dever funcional deve ser limitado pela norma vigente e a razoabilidade. Outra hipótese seria uma ação política coordenada (do Palácio do Planalto, ao Palácio Potengi) para evitar essa obra, que coroaria a administração municipal atual.

Quando uma dificuldade é vencida pela liminar judicial, surge inexplicavelmente outro obstáculo para evitar que o morro do Careca, símbolo da cidade de Natal, se transforme numa falésia, com escarpas íngremes formadas a partir da ação erosiva da água do mar, da chuva e dos ventos. As consequências serão prejuízos inevitáveis ao meio ambiente, ao turismo, às comunidades adjacentes e a economia em geral.

O fundamento jurídico da ação ajuizada é a Convenção 169 da OIT, que o Brasil é realmente obrigado a implementá-la. Todavia, há limitações na própria Convenção. Por exemplo, o artigo 6° prevê consulta, livre, prévia e informada às comunidades tradicionais (????), quando existirem necessidade de “aliviar dificuldades condições de vida e de trabalho”. A regra é mais voltada para povos indígenas, e não bairros urbanos, que somente se beneficiarão com uma obra desse porte. Que dificuldades enfrentarão os bairros adjacentes da praia? Além do mais, o IDEMA órgão competente já expediu há tempo a emissão de licenças ambientais, após estudos e análises.

O grito da população é um só: “deixem Natal crescer! ”.

Hoje na história

1930 — O governador paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque é assassinado aos 52 anos, em uma padaria. Sua morte foi o estopim para o golpe de Estado liderado por Getúlio Varga

1942 — O bombardeio do navio brasileiro Tamandaré por um submarino alemão faz o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.

2016 — Hillary Clinton tornou-se a primeira mulher a ser indicada a concorrer ao cargo de presidente na eleição de 2016 dos Estados Unidos da América

1952 — Morre Eva Perón, política argentina (n. 1919).

No dia 26 de julho de 1945, Winston Churchill foi forçado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro britânico por conta da derrota eleitoral do seu Partido Conservador pelo Partido Trabalhista.

Deixe um comentário