Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

A IGREJA PRIMITIVA, OS CRISTÃOS E A INTERNET
A internet tem sido uma arma de profundo poder, pois é através dela que muitos cristãos vem denunciando os abusos de alguns ditos líderes religiosos. Na Net temos muitos grupos de cristãos que tem feito um levante em desfavor desses lobos transvestidos de ovelhas.
E é desta forma que grande parte dos cristãos passaram a praticar a sua fé fundamentada nas epistolas paulinas e nos evangelhos, de forma que as práticas da igreja primitiva tem vindo à tona no meio cristão.
O interessante destas antigas praticas cristãs é que as pessoas procuram ter comunhão com os irmãos sem a interferência de denominações ou líderes religiosos, nem com os moldes da igreja tradicional e da igreja neopentecostal.
O novo paradigma que ocorre na igreja brasileira, tem sido causado pela crise moral originada pelo oscilação que ocorre nas pregações da nova teologia, conhecida como teologia da prosperidade, que tem como fundamento principal o ensinamento de que ter é mais importante do que ser.
Muitos teólogos, e eu sou um dos tais, já propõem desinstitucionalização da igreja cristã e o retorno ao Evangelho puro e simples. Todos motivados pelo que temos vivenciado na atualidade cristã que é o comércio da fé aberto e escancarado, de forma que muitos usam a fé para enriquecimento ou meio de vida. Entretanto, todos sabemos o real poder que há nas palavras eternas do Cristo salvador, e delas jamais nos afastarem, pois é onde encontramos vida.
No evangelho primitivo as pessoas eram tratadas com igualdade e todas eram vistas como servos de Deus. Porém, em nossa geração ocorre um fenômeno estranho em relação as sagradas letras, são os seres especiais (pregadores, padre, bispos, cantores e pastores), e estes dizem que possuem uma unção especial e por isto estão acima do povo escolhido por Deus, os quais (o povo de Deus), são tratados apenas como mais um.
O véu do templo foi rasgado e o acesso à Deus é feito diretamente, sem relações com pastores, padre, bispo ou outro que seja. O apóstolo Paulo declara que já podemos entrar no santuário através de Cristo, e somente através de Cristo é que somos recebido por Deus.
Essa antiga e nova visão encontrada, é a verdade pura das sagradas letras, contudo, ainda temos que enfrentar o domínio de cabresto de alguns líderes que enganam o povo com fantasias doutrinárias e com promessas de riquezas, curas mirabolantes, desenvolvimento financeiro, de modo que o povo de Deus ainda é carente de sabedoria divina e da presença real do Espirito Santo, para compreender que tudo é pouco diante da verdadeira promessa que é a vida eterna.
A igreja primitiva tinha como foco a evangelização, o amor ao próximo e buscavam a Deus sobre todas as coisas. Renunciavam suas próprias vontades pelas de Deus e Sua Obra. Os cristãos primitivos morriam como espetáculo para o mundo, em arenas, Coliseu, das formas mais terríveis: queimados, transpassados, devorados por animais e ao fio da espada, mas não negavam a sua fé em Cristo Jesus.
O que temos hoje é um cristianismo de faz de conta, de busca pelo poder dentro sistema mundano. Um cristianismo de aparência negado a sua eficaz em Cristo, de modo que muitos vão as igreja como se vai a um clube para passar alguns instantes e se sentir perdoado pela sua falta de ser cristão de verdade.
No cristianismo atual, quando se lê um capitulo já se tornar um doutrinador ou se criar um doutrina própria. É estranho este atual modelo de cristianismo, não encontrado nas sagradas letras, nem nas doutrinas dos apóstolos.
O mais terrível que temos; é que Homens e mulheres que não desejam pensar por si mesmo, e assim entregam a sua vida a qualquer lobo devorador, e é a partir deste ponto que surgem as coberturas espirituais, os ungidos do Senhor que não podem ser tocados ou questionados, os líderes que convencem seu rebanho a votar em determinado candidato nas eleições, e estes recebem qualquer heresia. Afinal, se o Anjo da igreja falou, está falado.
Em nossos dias o único objetivo do cristão atual é prosperar nas riquezas mudanças, esquecendo-se do ensinamento do mestre que diz: buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça.
A maior loucura atual do cristianismo é ensinar que todos os cristãos sempre devem serem cabeças e nunca cauda, ser senhor e nunca servo, o que vai totalmente na contra mão das palavras e do ensinamento do Cristo salvador. Essas mensagens são estranhas ao Evangelho de Cristo, que ensina o perdão, o amor e a caridade.
A fé dos cristãos em nossos dias é tão estranha que para fortalecê-la necessita de muletas espirituais como: Sal grosso, água benta, sabonete ungido, campanha das 7 semanas, porta da salvação, caminho de sal, óleo ungido, lenço da fé e ai por diante. Todas as ações paganistas adentraram as portas santas das nossas igrejas, ou seja vivemos o neopaganismo, adorando vários deuses sem se dar conta.
Portanto meus queridos e amados irmãos em Cristo, é hora de despertar e seguir os conselhos do apostolo Paulo, que diz: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (I Timóteo 4.1).

AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS
3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias
“João Batista Cascudo Rodrigues”
Fundada em 1988, a Academia Mossoroense de Letras— AMOL, em homenagem ao seu sócio fundador (in memoriam) “João Batista Cascudo Rodrigues”, torna público o Edital nº 01/2016, referente ao 3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias “João Batista Cascudo Rodrigues”.

REGULAMENTO:
Os candidatos podem concorrer com 1 (hum) texto de conto e/ou 1 (hum) texto de prosa e/ou de poesia.
1. Os textos deverão ser originais, isto é, nunca terem sido anteriormente publicados em jornal, revista ou livro, ou mesmo veiculados pela Internet ou quaisquer outros meios de comunicação.
3. Os trabalhos deverão ser inscritos em português, com tema livre, digitados em papel A4, em uma só face do papel, enviados em 4 (quatro) vias.
3.1. Só poderão concorrer autores norte-rio-grandenses, que residam em território do Rio Grande do Norte.
2. Os contos e prosas terão limite máximo de 15 (quinze) páginas e as poesias em no máximo 4 (quatro) páginas, em letra 12, fonte Arial, espaço 1.5.
3. Cada texto deverá ser identificado apenas pelo título e pseudônimo, não podendo constar, de nenhuma forma, algo que identifique o seu autor.
6. Os textos de conto, prosa e de poesia deverão estar contidos em um só envelope e com um mesmo pseudônimo, além de uma cópia em CD.
6.1. Este envelope será acompanhado por um outro menor, lacrado, que terá na parte externa a indicação “3º CONCURSO DE CONTOS, PROSAS E POESIAS JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES – AMOL”, título do trabalho e o pseudônimo do autor.
6.2.Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com amplo conhecimento, experiência e saber em literatura.
6.3.A Comissão Julgadora será composta de 5 (cinco) membros, escolhida pela Direção da Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
6.4.Esta Comissão Julgadora terá plena e total autonomia na apreciação e julgamento dos textos apresentados, que deverão ser regidos pelos princípios de originalidade, técnica e arte literária.
6.5.A decisão da Comissão Julgadora terá caráter irrevogável.
7. Serão premiados os 2 (dois) (primeiro e segundo lugares) melhores trabalhos, em cada categoria, recebendo os vencedores, os seguintes prêmios:
1º Lugar: – Conto – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Prosa – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Poesia – R$ 1.000,00,00 (hum mil reais) mais certificado;
2º Lugar: – Conto – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Prosa – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Poesia – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado.
7.1. Menções honrosas:
Além dos 2 (dois) primeiros lugares, haverá 5 (cinco) menções honrosas, que receberão os seguintes certificados.
7.2.Os trabalhos ganhadores serão publicados pela Coleção Mossoroense, em formato de coletânea.
7.3.Cada ganhador, e os que foram agraciados com menções honrosas, receberão, respectivamente, 10 (dez) e 5 (cinco) livros.
7.4.Os concorrentes, ao se inscreverem no concurso, cedem todos os direitos autorais de veiculação e divulgação dos respectivos textos à Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
7.5.É vedada a participação dos membros da Academia Mossoroense de Letras como concorrentes.
8. Os trabalhos serão entregues, diretamente, ou enviados pelos correios, para a Academia Mossoroense de Letras – AMOL, Biblioteca Ney Pontes Duarte, Praça da Redenção Jornalista Dorian Jorge Freire, nº 17—Centro—Mossoró/RN— CEP: 59600-780.
8.1.Quando enviados, serão validados apenas os trabalhos contendo carimbo dos correios, até 31/08/2016, trinta e um de agosto de dois mil e dezesseis.
8.2.A comunicação dos resultados do concurso será feita no final de setembro e a premiação posteriormente.

CANÇÕES QUE SE ETERNIZARAM
Renova-me (voz da verdade)
Senhor venha mudar, mudar meus pensamentos
Restaura os meus sonhos e meus sentimentos
Vem encher o vaso, é o que eu mais quero
Por onde tenho andado sempre estás por perto

Tem misericórdia de mim senhor
Sou carente do teu espirito

Vem encher o vaso, é o que eu mais quero
Por onde tenho andado sempre estás por perto

Renova-me Senhor, venha curar as minhas feridas
Eu quero ser melhor, renova-me Senhor

ESTREIA

Sem-Título-1
Todas as sextas com reprise adicionais durante a semana seguinte, estreia o programa Academia em Foco, sob coordenação da AMOL – Academia Mossoroense de Letras. Sendo apresentadores, Geraldo Maia e Ricardo. Parabéns a Amol.

SER MÃE
Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe” (Salmos 139.13).
Ser mãe é ganhar de Deus o dom Divino de originar uma nova vida. Contudo, na visão do divino, ser mãe é receber o dom supremo do amor incondicional (I Coríntios 13). Se você é mãe, é reconhecer que a vida que se desenvolve dentro de si, foi um ato de amor da parte de Deus.
Na visão filosófica, ser Mãe é ser exemplo.
Na visão do filho, ser mãe é ser amor.
Na visão humanista, ser mãe é ser alegria de viver.
Na visão da bíblia, ser Mãe é receber um dom de Deus para a mulher.
E para você o que é ser mãe?

REFERÊNCIA

Sem-Título-12Referencial como religioso e educador em Mossoró, o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas lançou, o seu livro “Reflexões, que são palestras e instruções dadas no Programa da FM Educativa Santa Clara”. Livro de fácil leitura e de boa compreensão. É um grande teólogo. Parabéns.

PENSAMENTO DO DIA
Não é preciso ser Cristão para ter caráter, mas é preciso ter caráter para ser um Cristão.

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Terremoto no Equador sacode igreja, mas fiéis permanecem louvando a Deus.
2- Estudo científico comprova que ir à igreja assiduamente ajuda fiéis a viverem mais e melhor
3- Sem dados da PM, organizadores anunciam que Marcha Para Jesus reuniu 3 milhões de fiéis em SP
4- “Deus me deu uma missão, que eu ajude a tirar o Brasil da crise”, diz presidente Michel Temer. (Fonte: gospelprime)

DEJADEM (A.D. MOSSORÓ)

Sem-Título-166Ainda dá tempo, faça a sua inscrição, pois são vagas limitas e com certeza que perder, vai esperar muito tempo para participar de novo momento.

MARCHA PARA JESUS 2016
Mossoró sediará mais uma grande marcha para jesus. O evento a cada ano que passa tem se consolidado, conseguido reunir milhares de pessoas que acompanham o trio elétrico, percorrendo algumas ruas de Mossoró chegando ao seu destino final da concentração evangelística.
Participação do cantor Sandro Nazireu e banda da Bahia e a banda novo som do rio de janeiro, além de atrações locais como a banda glorificar, companhia de dança da tribo sou e a ministração da palavra de Deus.
O evento será realizado no dia 02 de julho do corrente ano com saída a partir das 16:00hs frente a terra sal na av. Presidente Dutra e encerrando com uma grande concentração evangelística no pátio da estação das artes no centro de Mossoró. Com esse conceito a marcha traz o tema: “jesus o caminho para a paz”. Contatos: pr. Deuzimar Bezerra – 99956-1517 (coordenador geral) Joselito Soares – 98763-8444/ 3316-2677/ 99900-7635

RECOMENDADO
O vídeo apresenta belas canções cristãs. Com o cantor Vitorino Silva. Assistam no link (https://www.youtube.com/watch?v=v7xEhXi4k1Q)

ORAÇÃO
“Há um alguém que procura convencer-me que o céu é um sonho, não existe jamais. Porém quando oro sinto um gozo inefável me invadir. E Cristo vem dizer-me que para o céu vou subir” (Ozéias de Paula).