Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

REFLEXÃO SOBRE O POLÍTICO CRISTÃO
Política é coisa séria, pois trata do dia a dia de cada pessoa, e interfere no viver de cada cidadão, do mais simples até o mais abastado. E é justamente neste lugar (na política) que o verdadeiro cristão deve estar. Assim diz a bíblia: “Quando o justo governa, o povo se alegra”. (Provérbios 29:2)
Um dos grandes pensadores da fé, João Calvino alerta os cristãos quanto a sua vocação. Algo interessante, é que ele chama a política de vocação, onde uma determinada pessoa sente o desejo de ajudar ao próximo criando, analisando e determinado leis justas.
Já o apostolo Paulo escrevendo sua carta aos romanos diz: os governantes é permissão de Deus, e dele recebe autoridade para fazer o bem. Assim como, ele próprio explicou aos Romanos, quando afirmou:
“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más.
Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. (Rm 13:1-7)
Algo de suma importância na vida cristão é o reconhecimento de sua nacionalidade, pois dentre os povos, os cristãos tem duas nacionalidade a terrena e a celestial como nos ensina os mais profundos sermões de Cristo. Entretanto, na vida terrena cada cristão foi chamado para exercer um mandato cultural. E este mandato é trabalhar na integração do mundo, criação de Deus, com as leis divinas e eternas.
E essa porta de integração é exatamente a política, visto que a excelência de uma administração humanizada glorifica a Deus e aponta para o novo reino que há de vir.
É fato, não é mais possível os que se classificação como cristão apenas observarem os maus dominarem e acharem que é da vontade de Deus, pelo contrário Cristo nunca silenciou diante das injustiças, mas promoveu o renovo da fé diante dos incautos e insanos religiosos.
Um dos grandes personagens da nossa teologia, é o teólogo Wayne Grudem, ao fazer uma dissertação sobre o papel cristão na política, ele afirma:
(…) os cristãos devem procurar influenciar o governo civil conforme os padrões morais de Deus e conforme os propósitos de Deus para o governo revelados na Bíblia (e devidamente compreendidos). Enquanto os cristãos exercem essa influência, porém, devem continuar a proteger a liberdade religiosa de todos os cidadãos. Além disso, a “influência expressiva” não é sinônimo de influência irada, beligerante, intolerante, julgadora, desatinada e cheia de ódio, mas sim uma influência cativante, gentil, solícita, amável, persuasiva, própria para cada circunstância e que sempre protege o direito do outro discordar. Ao mesmo tempo, é firme no que se refere à veracidade e à excelência moral dos ensinamentos da palavra de Deus.
Para influenciar e não ser influenciado pelo sistema mundano e egoísta, é necessário que o pretendente cristão a político seja alguém com preparo intelectual, profundo conhecimento das sagradas letras e um abnegado, pois na carreira política é fundamental a vocação e o conhecimento.
Lamentavelmente, vários dos que se dizem cristãos e estão na política, tem procedido de forma anticristã e esquecendo-se dos princípios do reino de Deus em suas vidas. Os quais deveriam ser luz para mundo, porem se tornaram pedra de tropeço para o justo.
Estes maus políticos, receberam uma chance de Deus para realizarem algo para o povo e pelo reino eterno, todavia o seu egoísmo e a sua ignorância da fé o tornou vazio e sem a presença do que é essencial para a vida… Cristo.
Vários que levantam a sua mão como indicativo de renovo da fé na casa de Deus tem apenas um desejo usar os cristãos em sua eleição. Não todos mais grande parte fazem das igrejas um curral eleitoral e cumprem seus mandatos favorecendo apenas os seus eleitores “crentes”. Eles promovem eventos como “marchas para Jesus” e “dia da consciência evangélica”. Fazem shows com os mais famosos artistas do segmento Gospel e elaboram projetos que não saem da órbita evangélica.
A bíblia traz exemplos de servos de Deus que galgaram os mais altos postos públicos, porem serviram a todos. Um dos grandes exemplos é o de José do Egito, ao receber de Deus uma revelação não foi egoísta tratou a todos por igual, tanto as cidades como os nômades.
A sua posição política foi utilizada para o bem comum. Todos os povos da sua época forma comtemplados com alimentos e água e não somente um seguimento da sociedade. Nisto estava a representação do amor e da misericórdia de Deus através de José.
Outro exemplo de político bem sucedido é Daniel, apena de seu início como escravo foi conduzido por Deus a ser administrado de todo o reino da pérsia. A Bíblia nos diz que o político Daniel era “fiel; não era desonesto nem negligente” (Dn 6:4).
O verdadeiro político de vocação não tem um segmento alvo. Porém, tem como objetivo servir a todos. Os benefícios provenientes do desempenho de um vocacionado político cristão precisa refletir em toda a sociedade. E dentro de nosso espaço plural, um político cristão também governa para ateus e pessoas de outros credos. Ele tem que ser representante destes grupos também e atender as demandas mais urgentes da sociedade. Se um político é alguém que deveria, ao menos em tese, servir a população, um cristão teria de ter uma atenção redobrada quanto a esta questão do servir, pois, este é o estilo de vida que o próprio Senhor Jesus adotou. O próprio disse que veio ao mundo para servir e não para ser servido (Mt 20:28).
Portanto meus queridos e amados irmãos em Cristo, aqueles que servem a Deus na esfera pública, mesmo contaminada e distorcida pela corrupção e pelo pecado que nos rodeiam de tão perto, podem ver sua atuação política como um meio de glorificar ao Senhor.

MP FEDERAL IRÁ INVESTIGAR HORÁRIOS RELIGIOSOS NAS TVS
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPRJ) irá averiguar o uso de horários pelas igrejas evangélicas e católica nas grades dos canais Record, Band, Rede TV! e TV Gazeta. O procurador da República abriu um investigação para desvendar se os espaços são arrendados, fazem parte da programação ou são tratados como publicidade.
Ele solicitou toda documentação, como os contratos em vigor. Dependendo do resultado, o inquérito se tornará uma ação na Justiça Federal.
A base do inquérito é em estudo da Ancine (Agência Nacional de Cinema), publicado mês passado, indicando que cultos, missas e pregações ocupam mais tempo nas grandes redes do que os telejornais.
Segundo a legislação atual, é proibida a locação de horários. Por ser uma concessão de serviço público, o sinal da TV não pode ser subconcedido. O limite legal da publicidade diz que não podem superar 25% do tempo que as emissoras ficam no ar. (Fonte: gospelprime)

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
A pregação de um líder muçulmano extremista, acusado de ter radicalizado três jovens britânicos, chocou os ingleses no último final de semana. Durante uma prédica na mesquita Al-Manar, em Cardiff, país de Gales, ele traçou um quadro sombrio para os próximos meses.
Tornado público pelo jornal Daily Mail, o discurso do imã Ali Hammuda ensina que o Islã permite que os homens mantenham escravas sexuais, mesmo que a lei do Reino Unido não permita.
A surata 4 do Alcorão, chamada de Na Nissá [As Mulheres], diz no verso 25: “Quem, dentre vós, não possuir recursos suficientes para casar-se com as fiéis livres, poderá fazê-lo com uma crédula, dentre vossas cativas fiéis”.
A fala do clérigo foi gravada por um repórter disfarçado. O Imã falava aos seus alunos sobre a interpretação do hadiths [tradição], que inclui profecias atribuídas a Maomé. “O dia do julgamento está próximo”, bradou.
“No final dos tempos haverá muitas guerras, como as que vemos hoje. Nessas guerras, mulheres serão tomadas como prisioneiras e elas serão escravas. O objetivo é ter relações sexuais com elas. Sim, o Islã permite termos relações com as escravas ou esposas”, pregou Hammuda para uma plateia formada majoritariamente por adolescentes. (Fonte; Breitbart)

PROGRAMA ACADEMIA EM FOCO
(AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS)

Sem-Título-1
Entrevistado no Programa Academia em Foco é o Jomar Rego, natural de Pau dos Ferros, nascido a 04 de janeiro de 1941. Muito cedo foi residir em Mossoró e naquela cidade fixou residência. É um dos sócio mais antigo do ICOP-Instituto Cultural do Oeste Potiguar. Com 21 livros publicados pela Coleção Mossoroense, Fundação Vingt Rosado e outros no prelo. O primeiro chama-se PONTO DE ADMIRAÇÃO (POESIA). O 2º é intitulado de POESIA. ÚLTIMOS SONETOS, 2000; EPÍSTOLAS, 1999; CELSO RÊGO, PAI DELE, 2000; ensaios, 2004; insônia, 2001; o PARNASO FLORIANIENSE, 1887; ALEXADRINOS, 1998; POESIAS COMPLETAS, 2002
O seu início com a poesia foi aos 14 anos de idade. Ele começou a escrever seus primeiros versos em 1955. Depois preparou para as estrofes mais difíceis em poesia: o soneto. Que

OS LÍDERES EVANGÉLICOS E A NOVA LEI ELEITORAL
Para alguns comentaristas da política, a nova lei eleitoral Potencializa vários benefícios para as igrejas e que a nova legislação eleitoral cria vantagens para as agremiações como igrejas evangélicas que se articulam melhor para lançar candidaturas.
As denominações almejam usar o carisma dos líderes religiosos e a presença de candidatos em atividades internas para eleger vereadores e importantes postos políticos.
De acordo com alguns analistas politicas a redução da campanha para 45 dias, a restrição de plataformas de propaganda e a proibição de doações de empresas tendem a favorecer segmentos com base eleitoral formada, como igrejas. (Fonte: Folha de São Paulo)

C O N V I T E

Sem-Título-1r
ACJUS – (academia de Ciências jurídicas e Sociais de Mossoró)

A Sessão Magna de elogio aos patronos da cadeiras 14 e 34 respectivamente JERÔNIMO VINGT ROSADO MAIA e PADRE JOAQUIM ALFREDO SIMONETTI feitas pelo acadêmicos: LAÍRE ROSADO FILHO e DISRAELI DAVI REINALDO DE MOURA tudo conforme as normas estatutárias da ACJUS
Data: 26 de agosto de 2106 as 19:30 no Auditório da Subseccional da OAB.

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃ
Cem Ovelhas (Ozeias de Paula)

Eram cem ovelhas, juntas no aprisco
Eram cem ovelhas, que amante cuidou
Porem em uma tarde ao contá-las todas
E lhe faltava uma, lhe faltava uma e triste chorou

As noventa e nove deixou no aprisco
E pelas montanhas a buscá-la foi

A encontrou gemendo tremendo de frio
Curou suas feridas pôs logo em seus ombros
E ao redil voltou

Essa mesma história volta a repetir-se
Pois muitas ovelhas perdidas estão
Mas ainda hoje o pastor amado
hora suas feridas, chora suas feridas
E quer te salvar

As noventa e nove deixou no aprisco
E pelas montanhas a buscá-la foi
A encontrou gemendo tremendo de frio
Curou suas feridas pôs logo em seus ombros
E ao redil voltou

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros
E ao redil voltou
Curou suas feridas, pois logo em seus ombros
E ao redil voltou

ASSEMBLEIA DE DEUS PROMOVE

Sem-Título-1
O DIVINO ENTRE OS HOMENS
A presença de Deus está na simplicidade, na humildade de coração e no amor ao próximo. São as ações do amor em favor da viúva, do órfão, do estrangeiro e do pobre, que Cristo se apresenta no viver de cada um.
O próprio Cristo é exemplo de um coração humilde, as suas ações e gestos é a demonstração de que Deus busca na face da terra aqueles que tema ao seu nome e ande na justeza do seu amor. Para viver o verdadeiro amor de Deus, precisamos ser semelhante a Ele. O próprio Cristo declara: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. (Mateus 11:28)

PENSAMENTO DO DIA

O apóstolo Paulo nos dar um lição de profundo amor e de perseverança e afirmar: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

FIQUE LIGADO

Fique ligado pois nesta sexta-feira, no Programa Academia em Foco terá lançamento do livro de atuação de Nonato. É só conferir.

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Feliciano recebeu fotos íntimas e ameaças de jovem
2- Feliciano quebra o silêncio: Não me condenem antes do tempo
3- Jovem conta detalhes de suposto assédio; assessor de Feliciano é preso
4- Suposta vítima de Feliciano desmente boato sobre assédio
5- Feliciano diz que está “pedindo a Deus para expor a verdade”
6- Pokémon Go e os impactos na vida cristã
7- Quando o marxismo for um fóssil
8- Aleppo na Síria é lição para evangélicos. (Fonte: gospelprime)

Bate-papo: “Literatura e Espiritualidade: pecado, ciência e fé”, com
Alexandre Caldini, Padre Guimarães e Ricardo Alfredo
Data: 19/08/2016 (Sexta-feira) // Horário: 20h às 21h
Local: Expocenter

RICARDO ALFREDO

APRESENTAÇ ÃO
19/08/16 – 20h às 21h

Cristianismo se torna a 2ª maior religião de Myanmar, apesar da perseguição
Os registros revelam que a população cristã de Myanmar – país de maioria budista – cresceu em quase um terço nas três últimas décadas.
O cristianismo é atualmente a segunda maior religião em Myanmar. E esses dados é o que tem preocupado as autoridades religiosas do país, sendo este o motivo da perseguição aos cristão. (Fonte: Guia-me)

DESCENDENTES DA TRIBO DE LEVI

As várias profecias apontam para o Terceiro Templo um dia irá tomar o lugar dos locais sagrados muçulmanos.
O Instituto do Templo anunciou a abertura de uma escola de formação de descendentes da tribo de Levi, que deverão trabalhar no eventual retorno aos serviços do Terceiro Templo.
De acordo com a Bíblia, a mesquita de al-Aqsa é local da construção do primeiro e segundo templos judaicos, que foram destruídos nos anos 500 a.C. e 70 d.C, respectivamente. Do antigo templo, resta ainda um muro na parte ocidental da região da mesquita: o Muro das Lamentações, que se tornou um popular local de adoração para os judeus. (Fonte: CPAD News)

AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS
3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias
“João Batista Cascudo Rodrigues”

Fundada em 1988, a Academia Mossoroense de Letras— AMOL, em homenagem ao seu sócio fundador (in memoriam) “João Batista Cascudo Rodrigues”, torna público o Edital nº 01/2016, referente ao 3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias “João Batista Cascudo Rodrigues”.

REGULAMENTO:
Os candidatos podem concorrer com 1 (hum) texto de conto e/ou 1 (hum) texto de prosa e/ou de poesia.
1. Os textos deverão ser originais, isto é, nunca terem sido anteriormente publicados em jornal, revista ou livro, ou mesmo veiculados pela Internet ou quaisquer outros meios de comunicação.
3. Os trabalhos deverão ser inscritos em português, com tema livre, digitados em papel A4, em uma só face do papel, enviados em 4 (quatro) vias.
3.1. Só poderão concorrer autores norte-rio-grandenses, que residam em território do Rio Grande do Norte.
2. Os contos e prosas terão limite máximo de 15 (quinze) páginas e as poesias em no máximo 4 (quatro) páginas, em letra 12, fonte Arial, espaço
3. Cada texto deverá ser identificado apenas pelo título e pseudônimo, não podendo constar, de nenhuma forma, algo que identifique o seu autor.
6. Os textos de conto, prosa e de poesia deverão estar contidos em um só envelope e com um mesmo pseudônimo, além de uma cópia em CD.
6.1. Este envelope será acompanhado por um outro menor, lacrado, que terá na parte externa a indicação “3º CONCURSO DE CONTOS, PROSAS E POESIAS JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES – AMOL”, título do trabalho e o pseudônimo do autor.
6.2. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com amplo conhecimento, experiência e saber em literatura.
6.3. A Comissão Julgadora será composta de 5 (cinco) membros, escolhida pela Direção da Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
6.4. Esta Comissão Julgadora terá plena e total autonomia na apreciação e julgamento dos textos apresentados, que deverão ser regidos pelos princípios de originalidade, técnica e arte literária.
6.5. A decisão da Comissão Julgadora terá caráter irrevogável.
7. Serão premiados os 2 (dois) (primeiro e segundo lugares) melhores trabalhos, em cada categoria, recebendo os vencedores, os seguintes prêmios:
1º Lugar: – Conto – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Prosa – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Poesia – R$ 1.000,00,00 (hum mil reais) mais certificado;
2º Lugar: – Conto – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Prosa – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Poesia – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado.
7.1. Menções honrosas: Além dos 2 (dois) primeiros lugares, haverá 5 (cinco) menções honrosas, que receberão os seguintes certificados.
7.2. Os trabalhos ganhadores serão publicados pela Coleção Mossoroense, em formato de coletânea.
7.3. Cada ganhador, e os que foram agraciados com menções honrosas, receberão, respectivamente, 10 (dez) e 5 (cinco) livros.
7.4. Os concorrentes, ao se inscreverem no concurso, cedem todos os direitos autorais de veiculação e divulgação dos respectivos textos à Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
7.5. É vedada a participação dos membros da Academia Mossoroense de Letras como concorrentes.
8. Os trabalhos serão entregues, diretamente, ou enviados pelos correios, para a Academia Mossoroense de Letras – AMOL, Biblioteca Ney Pontes Duarte, Praça da Redenção Jornalista Dorian Jorge Freire, nº 17—Centro—Mossoró/RN— CEP: 59600-780.
8.1. Quando enviados, serão validados apenas os trabalhos contendo carimbo dos correios, até 31/08/2016, trinta e um de agosto de dois mil e dezesseis.
8.2. A comunicação dos resultados do concurso será feita no final de setembro e a premiação posteriormente.

Sem-Título-1yyu

Lançamento do livro “história da minha vida profissional”, de autoria do Dr. Imortal Benedito Vasconcelos Mendes, dia 19.08.2016 as 20:00hs no estande da editora sarau das letras(expocenter/ufersa).
Professor Benedito Vasconcelos Mendes é um intelectual dedicado ao saber, com um versátil sonho de fazer das outras pessoas sabias de entendimento e raciocino. Este é um ano impar pois ele preferiu comemorar a alegria dos 71 anos de vida, com um belo lançamento na feira do livro de Mossoró, junto a visitantes, leitores e escritores de todos gentílicos, recebendo a presença desses como o melhor presente, homenageando o lançamento do seu livro “história da minha vida profissional”. Parabéns bom amigo e confrade.

REFLEXÃO (o amor de Deus)
A teologia viva, nos traz conselhos para a vida. Leia com zelo e guarde bem no coração e na mente.

Devocional
Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei. (Mateus 7:28-29)

REFLEXÃO:
Distinto dos mestres do seu tempo, Jesus Cristo não tinha que apoiar seus ensinamentos com citações obscuras de mestres do passado. Jesus, a Palavra viva de Deus, jorrou as palavras da vida, trazendo aos homens um Evangelho de puro amor ao próximo. Com um coração obediente, ele fez e disse o que era da vontade do Pai. Sua vida e suas palavras eram autênticas e tinham uma consciência do poder que se estende através das épocas e nos chamam à verdade dele. Este Jesus, nosso Mestre e Senhor, é diferente. Então sua vontade deve ser nossa paixão!

ORAÇÃO:
Santo Deus, obrigado por falar através dos seus profetas e através das Escrituras. Mas, Pai, eu Lhe louvo por dar sua maior mensagem através de Jesus. Ao ver o caráter da vida dele, me chego a Ti. Ao ouvir a autenticidade das suas palavras, procuro obedecer humildemente. Obrigado por enviar Jesus para ser meu professor, meu guia, meu Senhor e meu Salvador. No nome dele, Jesus, eu oro. Amém.