RN registra 3ª maior variação negativa na indústria no mês de novembro

O Rio Grande do Norte registrou a terceira maior variação negativa na indústria em novembro de 2023, com -2,8% no comparado ao ano anterior, ficando atrás apenas do Amazonas (-10,3%) e do Rio Grande do Sul (-4,4%). O percentual negativo foi o segundo consecutivo dentro do índice. O Estado, por outro lado, apresenta o maior acumulado de janeiro a novembro entre os estados do país, com 12,2%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM – PF) realizada pelo IBGE.

 

 

A nível nacional, a média de comparação interanual foi de 1,3% e além do Rio Grande do Norte, mais cinco estados recuaram com números negativos. As maiores altas foram registradas por Paraná (21,2%), Espírito Santo (18,5%) e Goiás (16,6%).

 

 

No Estado, especialmente, os resultados foram influenciados pelo setor da indústria extrativa, que teve queda de 73,8% em novembro de 2023 se comparado ao mesmo mês do ano anterior, ficando abaixo da média nacional e também do Nordeste, que foram de 14,5% e –25,3%, respectivamente. Já a indústria de transformação potiguar teve variação positiva de 19,5% no mesmo índice, acima do resultado médio nacional que ficou em –0,9% e também do Nordeste (1,5%).

 

 

Apesar do resultado mensal em novembro de 2023, o estado potiguar tem o melhor desempenho no acumulado do ano, fechando o mês com 12,2%. Em outubro de 2023, o percentual era de 13,8% e também ocupava a primeira colocação. O maior recuo registrado no país foi no Ceará (- 5,8%) e o melhor índice, depois do Rio Grande do Norte, é do estado do Espírito Santo (9,4%).

 

 

Entre os estados do nordeste, além do Rio Grande do Norte, apenas o estado de Pernambuco apresenta resultado positivo, de 0,9%. Nacionalmente, a variação acumulada do ano na produção física industrial está em 0,1%. No mesmo índice de acumulado do ano, as atividades industriais específicas de extração e transformação tiveram queda de 38,9% e alta de 28,4%, respectivamente. Os setores de atividades da transformação no estado fecharam novembro de 2023 com variações positivas nos dois índices pesquisados alcançando os melhores desempenhos acumulados do ano do país nas três atividades.

Deixe um comentário