Secretaria de Saúde encaminha novo levantamento de infestação do Aedes Aegipti
A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró iniciou, esta semana, novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) na cidade. O objetivo do levantamento é monitorar focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Os agentes de endemias realizam vistorias em 20% dos imóveis do município para o desenvolvimento da pesquisa. O levantamento proporcionará um novo Índice de Infestação Predial (IPP).
Último levantamento foi realizado em 2015, apontando um IPP de 5,7%. O IPP mede o percentual dos imóveis encontrados com criadouros e o número de imóveis pesquisados.
Para a pesquisa os agentes de endemias coletam larvas, que são enviadas ao laboratório de Vigilância à Saúde para análise, podendo ser positivo, caso a larva seja do Aedes Aegypti, ou negativo, caso a larva não seja do mosquito.
As análises positivas são inseridas no sistema do Ministério da Saúde para o cálculo do novo LIRAa. As atividades entorno do novo levantamento serão concluídas até a próxima semana, quando o município divulgará os dados.