Segurança pública será tratada em sessão temática no Senado
O Senado decidiu criar uma sessão temática para discutir o problema da segurança pública no país. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e aceito pelo presidente do Senado Eunício Oliveira. Durante a abertura do ano legislativo, Eunício já havia apontado a segurança como tema prioritário dos trabalhos do Senado em 2018.
Para o senador Eunício Oliveira, esse tema precisa ser colocado para a sociedade brasileira, afirmando que os parlamentares têm que tomar providências, porque a democracia não pode ficar inerte nesse jogo em que nós não sabemos o que vai acontecer. A democracia define regras e essas regras têm que ser cumpridas dentro da democracia – afirmou o presidente.
O requerimento de Tasso era para a Mesa Diretora, mas o pedido foi aceito de ofício pelo presidente do Senado, ou seja, sem a necessidade de deliberação. A sessão será marcada logo após o Carnaval. Logo depois da sessão temática, o presidente pretende fazer uma sessão deliberativa e votar projetos ligados ao tema que estão na pauta.
Ao apresentar o requerimento, Tasso Jereissati disse que nunca esperou ver cenas como as das duas chacinas registradas em janeiro no Ceará. Para ele, é preciso convidar para a sessão os ministros da Justiça e da Defesa e o Secretário Nacional de Segurança Pública, para que esclareçam a situação da segurança não só aos senadores, mas a toda a população.
É preciso uma explicação à grande maioria interessada em entender tudo o que está acontecendo, porque, para a maior parte da população, passa uma sensação de que no País a questão da segurança está fora de controle e as pessoas estão em pânico alertou.