Sesap e Funai discutem situação do povo venezuelano Warao em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM/RN), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Mossoró realizaram nesta quinta-feira (02) no auditório da II Ursap, uma reunião sobre a situação do povo Warao, originário da República Bolivariana da Venezuela.

A reunião teve como pauta discutir estratégias e firmar compromissos para atendimento qualificado à população indígena Warao em Mossoró. Os Warao somam no município uma média de 23 pessoas. O evento foi coordenado pela Referência Técnica da Atenção Primaria à Saúde (APS) da II Ursap, Kleylenda Linhares.

“O povo Warao morre de doenças evitáveis como sarampo, meningite, Covid-19, meningite etc. Essa população precisa de um cuidado intenso. As condições de saúde muitas vezes são severas. É fundamental garantir o acesso universal da população refugiada, apátrida e migrante à saúde”, disse o professor, liderança indígena e coordenador regional da CR Nordeste II da FUNAI, Thiago Anacé.

“Estamos fazendo história, participando da reconstrução do órgão indigenista brasileiro, e lá na frente nós vamos ter orgulho de participar desse processo”, ressaltou Thiago  Anacé.

“A Constituição Cidadã reconhece o respeito às formas de organização própria dos povos indígenas, além de suas crenças costumes, usos e tradições bem como os direitos originários dos povos indígenas sobre suas terras. A Carta Magna modificou um paradigma e estabeleceu novos marcos para as relações entre o Estado, a sociedade brasileira e os povos indígenas. Os povos indígenas não são da FUNAI. São cidadãos”, destacou o Coordenador-Geral de Gestão das Ações de Atenção à Saúde Indígena do MS, Antônio Fernando.

Presentes ao evento o Coordenador-Geral de Gestão das Ações de Atenção à Saúde Indígena do MS, Antônio Fernando, o coordenador regional da CR Nordeste II da FUNAI, Thiago Anacé, o indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Gustavo Guerreiro, Uiacy Alencar (Sesap), Letícia Nunes (Sesap), a técnica da Sesap, Roselita Cosmo de Sousa Sales, a Doutora em Antropologia pela UFPE e professora da UERN, Eliane Anselmo, a coordenadora de Recursos humanos da II Ursap, Jane Valcácio, a Referência do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da II Ursap, Elisângela Medeiros, a  Gerente Executiva  de Políticas Públicas de Saúde de Mossoró, Lindinete Saturno Souza;  ACS da UBS Sinharinha Borges de Mossoró,  Eva Lígia  de Oliveira, a técnica da SMS de Mossoró, Ivana Conceição Porto Morais, técnicos da II Ursap e lideranças do povo Warao, originário da República Bolivariana da Venezuela.

Deixe um comentário