Sesap reúne técnicos para apresentar monitoramento das ações de combate ao Aedes Aegypti
A Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu hoje, 4, pela manhã, técnicos das secretarias municipais de saúde, das Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s), além de apoiadores do Ministério da Saúde. O objetivo do encontro é apresentar o processo de implementação da Sala de Situação, espaço que concentrará todo o monitoramento das ações de campo realizadas pelos municípios no combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Conforme a coordenadora de Promoção a Saúde, Cláudia Frederico, é essencial o apoio dos municípios, tanto nas ações de combate ao mosquito quanto na alimentação dos dados. A Sala de Situação será formada por técnicos de diversas áreas, como defesa civil, educação e assistência social.
“Nesta semana o Governo do Estado deverá oficializar o funcionamento da Sala de Situação através de um decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), incluindo todos os demais órgãos que irão atuar conosco”, informou.
A Sala conta com computadores e um grande monitor para receber informações e também imagens de possíveis focos do Aedes aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua. As denúncias que chegarem sobre possíveis focos serão encaminhadas à Secretaria de Saúde de Natal.