Trabalhadores do Aterro Sanitário recebem orientações e passam por testes e vacinação contra Hepatites virais

Ação faz parte da Campanha Julho Amarelo.

Trabalhadores do aterro sanitário de Mossoró foram alvos na manhã de hoje (27), de uma ação de saúde no próprio local de trabalho. Equipes do Programa HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) forneceram orientações, realizaram testes e aplicaram vacinas contra Hepatite B, Influenza e Tétano.

A ação faz parte de um cronograma da Campanha Julho Amarelo. “Dia 28 de julho é o dia mundial de luta contra as hepatites virais e estamos com essas ações na cidade. Hoje, estamos ofertando a testagem para essas doenças, a hepatite C e a hepatite B para fazermos também essa busca ativa e vacinando”, disse Conceição Melo, responsável técnica do Programa Municipal HIV/AIDS e Hepatites Virais.

No aterro, segundo Morgana Dantas, secretária de Saúde do município, o objetivo é atender trabalhadores vulneráveis e suscetíveis aos riscos. “Estamos aqui atendendo trabalhadores que correm diversos riscos, lidando com a coleta e o descarte de lixo e que muitas vezes não possuem tempo disponível porque entram no trabalho muito cedo e saem muito tarde. Então estamos encontrando muita receptivadade desse público e ficamos felizes em retomar com essa importante ação de saúde preventiva”, disse.

 

Milhões de casos no mundo

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV. A hepatite é evitável, tratável e no caso da hepatite C, curável.

O Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019, instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado anualmente em todo o território nacional, no mês de julho, quando são efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Deixe um comentário