Vacinação contra aftosa prorrogada até sexta-feira em Mossoró
A campanha de vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 03 de junho, em Mossoró. A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) informou que a vacinação foi estendida porque muitos criadores não vacinaram os animais quando as equipes passaram em suas comunidades.
“Quando os profissionais chegavam em algumas propriedades, os criadores não estavam em casa ou não haviam reunido o gado para a vacinação. Por isso, a Prefeitura resolveu prorrogar o prazo para que estes produtores possam reunir os animais e participar da campanha de imunização”, informa a assessoria.
No restante do Rio Grande do Norte, a campanha contra a aftosa será encerrada nesta terça-feira, 31 de maio. A expectativa do Instituto de Defesa Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) é vacinar 95% dos 955 mil cabeças do rebanho potiguar este ano e manter o status de Estado libre da aftosa.
Em Mossoró, foram deslocadas três equipes de vacinação, duas da Prefeitura e uma do Idiarn. Ao todo, 133 comunidades e projetos de assentamento no município devem receber visita de equipes de vacinação dos rebanhos.
Têm direito à vacinar o rebanho gratuitamente os criadores com renda familiar igual ou menor que três salários mínimos, com até 25 cabeças de gado bovino ou bubalino e que estejam com o cadastro dos animais junto ao Idiarn atualizado.
Os produtores que não se encaixam na descrição acima e que ainda não vacinaram seu rebanho devem adquirir a vacina nas revendas credenciadas pelo Idiarn e pelo Ministério da Agricultura e imunizar os animais. É necessário ainda preencher a declaração de vacinação no Idiarn, escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou nas secretarias de Agricultura dos municípios até o dia 15 de junho.
O produtor que não vacinar o rebanho fica inadimplente com o Idiarn, podendo ser multado, perder o acesso a benefícios concedidos pelo Governo e a linhas de crédito.