Vale do Açu discute ações de enfrentamento contra a seca
Uma audiência pública realizada nesta quarta-feira, 5, na Câmara Municipal de Pendências, discutição a situação hídrica da região do Vale do Açu e alternativas de enfrentamento contra a seca.
Além da Semarh, o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Secretaria de Agricultura da Pecuária e da Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) também participaram representando o Governo do Estado.
Em sua fala o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, traçou um rol de ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Semarh, no intuito de estruturar a região para conviver com a seca, como perfuração de poços, implantação de dessalinizadores, construção de pequenos sistemas simplificados de abastecimento de água e barreiros.
“Estamos atentos à situação do Vale do Açu e planejando sua estruturação com obras hídricas para que o homem do campo possa conviver melhor com a seca e também para fortalecer a economia da região” disse Ivan.
Na ocasião, o assessor técnico da Semarh, Ranielle Linhares, fez uma apresentação detalhando as ações desenvolvidas, por município, entre elas a instalação de quatro sistemas de dessalinização em comunidades da na zona rural de Ipanguaçu, beneficiando mais de 2000 pessoas, a construção, por meio do Programa Água Para Todos, de cinco barreiros em Jucurutu e a perfuração de dois poços tubulares para abastecimento de 350 famílias, no município de Porto do Mangue.
Outra ação executada pelo Governo do Estado em benefício da região foi a recuperação de um trecho do Canal do Pataxó, onde existia alguns vazamentos que prejudicavam a centenas de ribeirinhos que desenvolve suas atividades na área.
A reunião foi convocada pelo Presidente da Câmara de Pendências, Flaudivan Martins, e contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de associações e sindicatos da região.