VENCENDO A SI MESMO. – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

VENCENDO A SI MESMO. - (Artigo da Semana) – [email protected]

VENCENDO A SI MESMO.

Nesta vida, muitas vezes a tristeza invade e toma conta do nosso ser, nos levando a um beco sem saída. E são estes momentos em que tudo soa como o fim. A própria esperança fugiu, deixando um vazio solitário. As lagrimas internas são derramadas, para ninguém perceber, e este ato é a anunciação de que a alma está em profunda tristeza.

Tudo que foi possível fazer, o foi feito, e nada dá certo, ou mesmo tudo só acontece na hora errada. Tão confuso está que não é possível ver o final da trilha, e o esgotamento físico e espiritual vem a galope, destruindo tudo. Então, o coração, em profunda angústia, se pergunta: o que fazer?

São estes momentos duros e cruéis que vêm alterando nossa visão espiritual e nos levando à insensibilidade e ao cansaço. Onde apenas surge o poço do pessimismo e a perda de visão.

Neste momento, o desejo é desistir, parar no meio da estrada e ficar sentado sozinho por longas horas. O sentimento de auto reprovação, de autocensura, de queixas por não ter conseguido ou perdido tudo, vem à mente como um bombardeiro severo. Novamente a pergunta ecoa, o que fazer? Se o beco é sem saída, e parar de vez sem busca o caminho certo em sua jornada, logo, bem logo, a aflição da angústia lhe tornará um ser humano frio, amargo que a cada dia ficará mais longe de encontrar a paz e a felicidade.

O mundo ideal não existe, a não ser em nossas cabeças. Pois, a vida é feita de provações, aqui neste vale de lagrimas. São vales, montanhas, pedras que precisamos todos os dias superar. E às vezes surgem muralhas intransponíveis e gigantes, anunciando o nosso fim.

As provações vêm de todos os lados, é como um maremoto sem controle. São dificuldades que testam o nosso eu interior, como: desemprego, doenças, dificuldade financeira, limitações físicas, relacionamentos problemáticos, brigas, separação, projetos de vida errados. E é exatamente neste momento que a doce e suave voz ecoa no coração a dizer: levante-se, erga a cabeça e segui em frente.

Não se espante, nem tenha medo, pois a vida em algum momento irá desafiá-lo. E neste vale de provações, ela, a vida, vai interferir nos seus planos e ser injusta com você. Porém, cada um ser humano recebeu o dom de vencer, de ser vitorioso e não se curvam diante da tempestade. A arte assertiva é: continuar lutando, vencendo dia após dia os obstáculos. Dê orgulho ao rei eternal, não desistindo e lutando sempre, mesmo que aparentemente estejas derrotado.

Eis que chegou o momento de recomeçar, reconstruir, passo a passo, o seu sonho. Mesmo que seja difícil ultrapassar os obstáculos, lembre-se de que ainda não é o fim da jornada, pois muito tem pela frente ainda.

Transforme suas dores, angústias e tragédias em vitória. Conquiste pela fé o local que o eterno reservou para você. Seja forte e valente.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se”. (Êxodo 14:14)

Deixe um comentário